Redesenhando as configurações do Bluetooth

Uma aventura no design iterativo

No elementary, redesenho não acontecem necessariamente puramente como esboços ou mockups e eles podem nem mesmo acontecer todos de uma só vez. Muitas vezes, nós desenhamos iterativamente em código, resolvendo um único problema de cada vez. Recentemente, criamos um novo painel de configurações do bluetooth nativo para substituir o que herdamos do GNOME. Aproveitamos este tempo para analisar alguns dos problemas que tivemos com o design deste painel e ver como poderíamos fazer melhor. Na figura abaixo está o painel de configurações do bluetooth como disponível hoje no Loki:

Revisão 2

Nas primeiras revisões, abordamos alguns de nossos maiores problemas. O mais óbvio é que era difícil ver de relance quais dispositivos estavam conectados e quais não eram. Adicionamos bolhas de status como as que temos em Configurações de rede para torná-lo mais claro.

Uma mudança mais sutil foi mover o adaptador bluetooth em si para a lista como um cabeçalho. Isso significa que agora podemos lidar com vários adaptadores de forma independente.

Algo que decidimos tornar mais transparente foi a “visibilidade” do adaptador. Quando você conectar um novo dispositivo, você precisa se certificar de que o adaptador é “visível” para que outros dispositivos possam encontrá-lo. Isso pode tornar o emparelhamento frustrante, uma vez que pode não estar totalmente claro que o adaptador não está visível, mesmo que ele esteja ligado. Decidimos seguir como os dispositivos móveis lidam com isso, permitindo automaticamente a visibilidade enquanto esse painel está aberto e desativando-o quando o painel é fechado.

Revisão 10

Passamos algumas revisões para adicionar de volta a capacidade de remover dispositivos, adicionando dicas de ferramentas a botões, permitindo traduções no novo código, e algumas outras alterações sob o capô.

Também decidimos abandonar a visão grande, principalmente vazia à direita e simplesmente expandir a lista para a largura total da janela. Isso significa que você pode facilmente conectar e desconectar qualquer dispositivo sem primeiro ter que selecioná-lo em uma barra lateral.

Havia a preocupação de que poderia ser claro que estávamos lidando com a visibilidade automaticamente agora, então mudamos a cópia do cabeçalho do dispositivo para chamar isso explicitamente. Queríamos aliviar qualquer receio de pessoas que vêm do painel antigo sobre como garantir que seu adaptador era visível.

Revisão 16

Ter as bolhas de estado fez o status do dispositivo super glanceable, mas nós tivemos algumas preocupações. E quanto aos usuários de cor cega? E quanto a mensagens de erro? São cores suficientes para transmitir a informação correta sobre qualquer estado, além de “conectado” e “não conectado”? Para cobrir esses casos, adicionamos rótulos de status ao dispositivo, assim como as configurações de rede. A combinação de bolhas e rótulos significa que podemos fazer os estados mais importantes (“conectados” e “não conectados”) relance, mas também fornecer clareza caso a cor da bolha não comunique efetivamente outros estados do dispositivo.

Revisão 18

Outra preocupação com a clareza era que usar um switch para dispositivos significava confundir sua conectividade com seu estado de energia. Quando desconectamos um dispositivo, não estamos realmente alimentando esse dispositivo, como implica um switch. Então, em vez disso, achamos que era muito mais representativo usar botões de etiqueta para conectar e desconectar dispositivos.

Revisão 21

Às vezes, quando conectamos um novo dispositivo, talvez desejemos configurar as configurações relacionadas a esse dispositivo. Podemos querer ajustar a velocidade do ponteiro de um mouse recém-conectado ou alterar a balança em uma barra de som recém-conectada. Em vez de tentar calçar mais interruptores e controles deslizantes para o painel atual, decidimos adicionar um botão “mais”, representado por três pontos. Para cada dispositivo, este botão o levará a um painel de configurações com configurações relevantes para esse tipo de dispositivo. Desta forma, podemos fornecer configurações úteis apenas um clique de distância sem fazer este painel excessivamente complicado ou duplicar configurações que são fornecidos em outro lugar.

Em breve

Estamos continuando a passar os últimos detalhes deste novo painel de configurações do Bluetooth. Queremos nos certificar de testar minuciosamente todas as regressões de recursos e dar às equipes de tradução tempo para trabalhar sua magia. Mas estamos muito felizes com as mudanças até agora e esperamos que você aproveite uma experiência Bluetooth um pouco mais agradável no sistema operacional elementar em breve. Olhe para fora para um anúncio sobre a sua disponibilidade em um post futuro atualizações!


Gostaríamos de agradecer novamente aos nossos apoiadores da Bountysource e da Patreon , aqueles que compraram uma cópia do elementaty OS ou da nossa loja . Cada contribuição ajuda a tornar tudo isso possível, e nós não estaríamos aqui sem você! Se você gostaria de ajudar a melhorar elementary OS, não hesite, envolva-se !