Vamos falar sobre o elementary OS 5.0 Juno

Robert San
elementary Brasil
Published in
6 min readApr 28, 2018

Nós evitamos falar muito sobre Juno até recentemente porque, francamente, nós estávamos focados em enviar atualizações constantes para o Loki. Fizemos o lançamento substancial do 0.4.1, bem como um fluxo constante de atualizações de recursos, correções de erros, segurança e qualidade de vida que detalhamos mensalmente. Além disso, lançamos a grande atualização para o AppCenter, que traz aplicativos pay-what-want de qualidade construídos para o sistema operacional elementary direto para a sua área de trabalho, e estamos aproveitando os incríveis aplicativos que estão sendo lançados.

Mas finalmente estamos prontos para começar (com cautela!) Falando sobre o Juno, o próximo grande lançamento do elementary OS.

Primeiro, um aviso de isenção de responsabilidade: geralmente, evitamos nos comprometer publicamente a liberar datas e conjuntos de recursos exatos . Isso se deve em parte a desapontamentos passados ​​quando não conseguimos entregar algo quando inicialmente pensávamos que poderíamos, mas também para nos proporcionar — uma organização de código aberto — um pouco de surpresa e carisma. Também nos permite focar no envio do melhor produto versus constantemente perseguir metas elevadas e prazos apertados à custa de tudo o mais. Dito isso, acho que é hora de começar uma conversa em torno do elementary OS Juno.

Quando isso será lançado?

Essa é a pergunta número um que as pessoas fazem, e o mais difícil de responder isso cedo. É claro que “quando estiver pronto” é a nossa linha de “ir para” (e muitas vezes de auto-paródia). Mas, realisticamente, posso dizer: “Não antes de abril de 2018”. O elementary OS é construído com um núcleo LTS do Ubuntu, cuja próxima versão está prevista para abril. Nós nunca lançamos antes do respectivo LTS, e nós também lançamos historicamente vários meses depois dele. Com um rebase significativo do GTK + e outras partes principais da pilha subjacente, isso pode levar algum tempo. Quando estiver pronto, vamos liberar. Quando estiver quase pronto, anunciaremos uma versão beta e mais informações.

Um pouco do histórico de versões

Nós lançamos quatro versões do elementary OS até agora: Jupiter, Luna, Freya e Loki. Nós demos a Jupiter um número de versão 0.1 para representar como nos sentíamos na época: era um produto completo, mas uma visão incompleta .

elementary OS Júpiter (0,1)

A interface elementary do Jupiter foi construída com componentes GTK2 e GNOME 2, customizada e rearranjada para se adequar à nossa visão da área de trabalho. O cais era o popular Docky, escrito em Mono. Nós distribuímos nossa folha de estilos, ícones e primeiros aplicativos (escritos em Python), mas também fornecemos uma grande quantidade de softwares upstream que não se encaixavam na visão elementary. Notavelmente, enviamos o Ubuntu Software Center cheio de aplicativos de repositório que não foram criados ou gerenciados pelo elementary OS.

elementary OS Luna (0,2)

Fizemos progressos significativos com o elementary OS 0.2 Luna; Digno de nota, nossos aplicativos foram atualizados para usar o recém-lançado GTK3, e fomos um dos primeiros sistemas operacionais a saltar para o kit de ferramentas em primeiro lugar. Nós enviamos a primeira versão do nosso ambiente de desktop Pantheon baseado em GTK3, incluindo WingPanel, Plank, Switchboard e Gala. Nós ainda enviamos partes do Ubuntu como o Centro de Software, mas no geral foi um passo na direção da nossa visão.

elementar OS Freya (0,3)

Com o elementary OS 0.3 Freya, nós nos concentramos em adotar muitos dos novos recursos do GTK3, como barras de cabeçalho, melhor suporte a CSS e animações. Também refinamos o nosso estilo visual, reformulando a nossa folha de estilo e ícones para deixar cair muito do brilho extra, mantendo a sensação de profundidade com luz e sombra. Melhoramos significativamente nosso lançador de aplicativos, lançamos vários novos painéis de configurações, adicionamos vários recursos aos nossos aplicativos e apresentamos nossas notificações com o recurso Não perturbe. No geral, Freya foi uma release refinada.

elementary OS Loki (0.4)

Quando lançamos o elementary OS 0.4 Loki, foi um enorme passo à frente para o elementary OS não apenas como um sistema operacional, mas como uma plataforma . Lançamos nossos novos indicadores, o centro de notificações, um grande número de novos painéis de configurações, melhorias significativas em todos os nossos aplicativos, novas APIs de estilo para desenvolvedores de aplicativos de terceiros e, claro, o novo AppCenter. O lançador de aplicativos selecionou credenciais de notificação (como no banco de dados) e suporte para iniciar ações de aplicativos , além dos próprios aplicativos. E com o lançamento do 0.4.1, lançamos a atualização massiva para o AppCenter, abrindo um canal oficial para desenvolvedores de aplicativos de terceiros pela primeira vez.

Próximo: 5.0

O elementary OS Juno será nosso quinto maior lançamento. Percebemos que apenas a versão que bate a 0.5 não é indicativa da própria plataforma neste momento; O elementary OS é agora um sistema operacional estável, usado na produção, com seu próprio ecossistema de desenvolvedores. Mas em vez de passar para 1.0, decidimos que faria sentido que a quinta versão fosse, de fato, a versão 5.0.

O que isso significa para os usuários finais? Não muito de nada, na verdade, além de esperançosamente menos confusão a longo prazo. Ele também nos alinha mais de perto ao semver , onde grandes versões (com quebras de API) carregam um novo número de versão de nível superior.

Qual é o roteiro?

Ainda não temos um roteiro público garantido e bloqueado para o Juno (lembre-se do aviso de antes!). No entanto, estamos rastreando o marco juno-beta1 em nossos repositórios do GitHub . É importante lembrar que só porque algo está atualmente alvejando Juno Beta 1 não garante que fará parte desse lançamento: pode vir mais cedo ou ser redirecionado abaixo da estrada.

Há também uma série de coisas que sempre temos que fazer para uma nova versão: migrar para (e testar com) as versões mais recentes do GTK +, do Mutter e de outros componentes da pilha. E, claro, uma nova versão conterá uma versão mais recente do kernel do Linux e da pilha de hardware, além de suporte a hardware novo e aprimorado.

Com a nova versão do GTK+, poderemos começar a explorar novos widgets, quando apropriado, e aproveitar os novos recursos do Gtk.CSS. Também pretendemos continuar aprimorando a experiência do HiDPI no Juno, já que vários componentes subjacentes receberam correções do HiDPI. Também começamos a explorar novos recursos no daemon de configurações como o Night Light e planejamos fazer algumas alterações nos pagamentos do AppCenter. Compartilharemos mais quando tivermos mais para compartilhar!

O que sobre loki?

Continuamos a enviar atualizações para o elementary OS Loki enquanto nos preparávamos para o Juno, e os desenvolvedores de aplicativos continuam publicando novos aplicativos e atualizações para aplicativos existentes no AppCenter para todos os nossos usuários do Loki. No entanto, como mencionamos em nosso Year in Review de 2017, o Loki entrará no modo de manutenção. Novos recursos principais serão construídos para o Juno, enquanto o Loki receberá apenas atualizações de estabilidade e segurança daqui para frente.

Assim que lançarmos uma versão beta do Juno, os desenvolvedores de aplicativos poderão começar a testar seus aplicativos na nova versão e se preparar para a nova pilha e novos recursos. Nós teremos mais informações para compartilhar mais perto do beta!

Gostariamos de agradecer a todos que compraram algum aplicativo no AppCenter, nos ajudaram via Bountysource ou Patreon, ou também aqueles que compraram uma copia do elementary OS ou produtos da nossa loja. Toda contribuição nos ajuda a tornar tudo isso possível, e não estaríamos aqui sem vocês! Se você gostaria de nos ajudar a melhorar o elementary OS, não hesite emSe Envolver!

¯\_(ツ)_/¯

Tradução do medium do elementary OS

--

--