Explicando o Reconhecimento Facial

Tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, é uma ótima aliada para evitar fraudes e aumentar a segurança de usuários e empresas.

Elint
ElintTech
Published in
2 min readOct 25, 2022

--

Apesar de o reconhecimento facial existir há décadas, seu uso se tornou mais perceptível e acessível nos últimos anos, já que ele está sendo usado em soluções inovadoras, como autenticação para dispositivos móveis ou mesmo na identificação de passageiros em aeroportos.

O reconhecimento facial, tecnologia baseada na Inteligência Artificial (IA), é uma solução que tem como objetivo cruzar dados e identificar padrões faciais que certifiquem a identidade de uma pessoa, seja através de imagem ou vídeo.

Mas como essa tecnologia funciona?

O reconhecimento facial funciona com um sistema que utiliza algoritmos e softwares para mapear padrões nos rostos das pessoas. O rosto humano, apesar das variações características de pessoa para pessoa, possui uma composição básica inalterável, lida pelos aplicativos como pontos em comum, que variam de acordo com a complexidade do sistema.

De forma geral, todos os sistemas de reconhecimento facial possuem o mesmo princípio: detectar um rosto em formas geométricas e algorítmicas e então “montá-lo como em um quebra-cabeça”. Entretanto, cada sistema de reconhecimento facial funciona de forma diferente.

É possível classificar o processo em três tipos básicos de tecnologia:

  • Detecção é o processo de encontrar um rosto em uma imagem. Se você já usou uma câmera que detecta um rosto e desenha uma caixa ao redor dele para foco automático, já viu essa tecnologia em ação. Essa etapa concentra-se apenas em encontrar um rosto e não na identidade por trás dele.
  • A análise (também conhecida como atribuição) é a etapa que mapeia os rostos — geralmente medindo a distância entre os olhos, o formato do queixo, a distância entre o nariz e a boca — e depois converte isso em uma sequência de números ou pontos, geralmente chamada de “impressão facial”.
  • O reconhecimento é a tentativa de confirmar a identidade de uma pessoa em uma foto. Esse processo é usado para verificação, como em um recurso de segurança em um smartphone, ou para identificação, que tenta responder à pergunta “Quem está nesta foto?”.

Reconhecimento facial e segurança

Entre as inúmeras vantagens do uso de reconhecimento facial, pode-se destacar o aumento da segurança dos usuários e empresas, já que ele favorece a agilidade das operações.

Além disso, o uso dessa tecnologia reduz de forma considerável a prática de fraudes e roubo de senhas. Um exemplo comum é evitar a adulteração de documentos — os mecanismos de reconhecimento facial, aliados a outras tecnologias, conseguem identificar esse tipo de fraude, reconhecendo o rosto que está sendo apresentado ou se aquele mesmo documento já foi utilizado com outras fotos.

Nos acompanhe também nas nossas outras redes sociais:

Instagram | LinkedIn

--

--