Análise Técnica do Bitcoin para 2019

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
6 min readJan 20, 2019

É um trabalho ingrato tentar fazer uma previsão dos preços de qualquer ativo, pois invariavelmente eu vou errar. Então para que serve ler o texto abaixo? Serve como uma referência do que nós podemos esperar dos preços do Bitcoin para o próximo ano e nos preparar para os possíveis cenários.

A minha previsão para 2018 me ajudou bastante no início do ano. Afinal eu esperava que a correção que estava ocorrendo na época chegaria aos USD 8k e poderia chegar até USD 5K, e por conta disto operei tranquilo no meio da queda inicial, quando muitos estavam em pânico.

Eu trabalhava com a idéia de que em maio/2018 os preços já teriam deixado para trás o topo histórico de USD 20k. E justamente no período de alta que ocorreu em maio, os preços falharam em romper o topo anterior em USD 12k e a tendência de baixa do restante do ano se consolidou. Mas minha expectativa ao longo do ano todo era de que a qualquer momento teríamos a retomada da alta e quando a volatilidade dos preços começou a ficar extremamente baixa a partir de setembro, eu fiquei aguardando uma explosão dos preços para cima, como eu comentava nos meus vídeos na época.

Este foi meu maior erro operacional no ano, mas pode ter certeza que aprendi com ele.

O que ocorreu foi a acentuada queda dos preços que teve início no dia 14 de novembro, coincidência ou não, um dia antes do hardfork do Bitcoin Cash. Eu realmente acho que a queda foi por conta deste fork mas sei que muita gente boa discorda (se quiser saber mais sobre este fork assista este vídeo)

Mas porquê estou resgatando este histórico de 2018? A base da Análise Técnica é que o comportamento dos preços no passado tende a se repetir no futuro. Por isso fui analisar as últimas grande quedas no Bitcoin para tentar entender o que pode acontecer em 2019.

Os gráficos a seguir são do BNC Bitcoin Liquid Index (BLX), um índice de preços do Bitcoin com base nas cotações das maiores exchanges (você pode saber mais sobre este índice aqui ). Esta opção é para diminui os erros por conta das diferenças dos preços entre as exchanges, como por exemplo o que ocorreu em outubro/2018 por conta dos receios em relação ao Dollar Tether. A escala é a logarítmica.

No gráfico acima eu marquei em vermelho os períodos de queda, em azul a recuperação até o topo histórico anterior e em verde a subida até a formação de um novo topo histórico (TH) e o início do novo período de grande queda.

A primeira grande crise nos preços do Bitcoin começou em junho de 2011 quando a maior exchange de Bitcoin na época, a Mt. Gox, foi hackeda. Era o fim do Bictoin! A queda foi acentuada, com os preços recuando 93,7%, de USD 31 para USD 2 (é dois dolares mesmo!). Os preços levaram 462 dias para voltarem ao patamar dos 30 dolares e seguiram subindo até formar um novo TH em novembro/2013 em USD 1.177. Uma alta de 58.000% (UAU!) desde o fundo formado em USD 2.

Foi quando a bolha estourou, era o fim do Bitcoin! Os preços despencaram 86% em 413 dias, chegando ao preço de USD 163. A nova perna de alta demorou 721 dias para voltar o TH anterior em janeiro/2017 mas só foi rompido em definitivo em abril/2017. A partir deste teste do TH em janeiro até o novo TH em dezembro/2017 foram 1.575% de alta num período de 343 dias.

O que ocorreu depois você sabe muito bem: a bolha estourou. Era do fim do Bitcoin!!!

Acompanhamos de perto uma queda de 84%, que durou 364 dias, até o fundo de USD 3.148 formado no dia 15 de dezembro de 2018. Curioso perceber que o topo histórico de 2017, em USD 20k foi em 17 de dezembro.

Para começar a minha previsão para 2019 eu preciso discorrer sobre duas importantes premissas.

A primeira é que a queda recente (-84% em 364 dias) tem grande similaridades gráficas com a queda anterior iniciada no final de 2013 (-86% em 413 dias), e que a nova pernada de alta vai ser similar a subida dos preços a partir do fundo que ocorreu em janeiro/2015 até os USD 20k. A segunda, e mais crítica, e que de certa forma deriva da primeiro, é de que o preço de USD 3.148 marcou realmente o fundo desta queda. Porque este é o fundo?

A queda chegou numa região importante de suporte formada pela média aritmética de 200, que também marcou o fundo em 2015; por um topo anteiror por volta dos USD 2.984, que também foi o que ocorreu em 2015; e pela projeção de Fibonacci de 161,8% do pivõ de baixa do movimento que queda (minha previsão para 2018 considerava que a queda iria até USD 8k por conta desta mesma projeção de Fibo)..

Se este não for o fundo, e ainda seguindo a minha primeira premissa, vamos ter um novo fundo, pouco abaixo deste recente, na região entre o USD 2.900~3.000, nas próximas 6 a 8 semanas, ou seja, final de fevereiro / início de março (no carnaval?). Para então iniciar o período de alta do Bitcoin.

O cenário pessimista seria confirmado na perda dos USD 2.900, com alvos em USD 2.000~1.800 (queda de ~50% em relação aos preços atuais) e USD 1.200 ~1.000 (queda de ~70% em relação aos preços atuais). Feio, né?

Vamos para o cenário otimista que é mais legal.

Confirmado que o fundo foi em USD 3.148, e com base na premissa da recuperação ser similar à anterior, eu acredito que a recuperação de preços vai ser mais rápida. Porque? 1) a queda durou menos tempo (364 x 413 dias); 2) a queda a partir de novembro/2017 foi MUITO mais intensa, o que sugere um movimento no sentido oposto mais forte; 3) ainda acredito na aprovação da ETF e/ou na plataforma de investimentos do Fidelity e/ou no Bakkt nos próximos meses (veja este vídeo).

Como será este movimento de alta? Teremos movimento para cima nas próximas semanas até testar a LTB, um recuo até próximo da média de 200, para então romper a LTB e testar o fundo em USD 5.800 em março/2019. Repare no gráfico que na queda anterior a LTB tinha uma inclinação menos acentuada e por conta disso demorou mais tempo para romper a LTB.

Chegaríamos à USD 8.000 (ponto 5 movimento assinalado no gráfico) entre o final de junho e início de agosto/2019. Isto representa uma alta de aproximadamente 100% em relação aos preços atuais. Dobrar o capital em menos de 6 meses?

A partir do rompimento do USD 8k, teríamos uma aceleração no movimento de alta, chegando aos USD 20k em outubro (400% de alta) e USD 35k na virada no ano (800%). Numa visão mais conservadora, mas ainda tendo como base o movimento de alta de 2015 a 2017, alcançaríamos os USD 20k apenas na metade de 2020.

Sou otimista? Sou, MUITO.

Mas lembre-se que John McAfee previu que o Bitcoin chegará aos USD 1 milhão no final de 2020 e prometeu comer seu próprio órgão reprodutor caso não aconteça!!!!

É importante destacar que esta minha projeção não deve ser usada como referência para a sua tomada de decisão de investimentos. Não faça loucuras, não tome empréstimos para comprar Bitcoin e invista apenas o dinheiro que você pode perder. Os investimentos em criptoativos são extremamente arriscados, não só por conta da volatilidade dos preços, mas por conta de toda a questão de segurança. Grandes exchanges já tiveram seus sistemas hackeados e muitos investidores já foram roubados ou perderam suas moedas.

Em breve vou publicar um texto sobre as Melhores Altcoins para 2019, clique em seguir as minhas publicações no Medium para ser avisado!

Se você gostou deste artigo fique a vontade para 👏👏👏 algumas vezes, assim você ajuda outras pessoas a conhecerem também ! :)

No canal do YouTube da Elite Bitcoin você vai poder acompanhar análises diárias do preço do Bitcoin e de outros Criptoativos, além de diversos tutoriais. Faça sua inscrição!

Faça seu cadastro na Binance a maior exchange do mundo onde você vai poder comprar diversos criptoativos e diversificar seu portfólio.

--

--