Como Investir em Startups

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
4 min readJan 9, 2019

Investir em Criptoativos guarda muitas semelhanças com os investimentos em Startups (texto originalmente escrito em março de 2018)

Semana passada eu dei aula sobre Design Thinking e Novos Modelos de Negócios para uma turma de pós graduação em Gestão Empresarial e Marketing. Eu procurei mostrar para os alunos que o mundo está passando por uma grande mudança e que novos modelos de negócio estão sendo criados.

De certa forma, falar que o mundo está mudando é praticamente um clichê. Minha mãe deve ter pensado isto na época dela e com certeza passou o mesmo pela cabeça da minha avó, e da minha bisavó.

Talvez a maior diferença esteja na velocidade em que as mudanças estão acontecendo e na amplitude das mudanças, que ocorrem praticamente no mundo todo e nas mais diversas áreas: medicina, direito, agricultura, serviços, indústria, locomoção e por aí vai.

Obviamente, eu não poderia deixar de citar o Blockchain e o Bitcoin como elementos importantes no conjunto destas mudanças. Não entrei em detalhes, pois este não era o assunto principal da aula, mas procurei mostrar rapidamente que quando se fala de Blockchain estamos falando de vários ativos (Criptoativos!) baseados numa mudança tecnológica que pode ter impactos maiores que a própria internet (que originou aquela bolha lembra?).

Na verdade, metade da aula foi dedicada a explicar como montar uma Startup.

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Uma Startup é “uma organização humana desenhada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza”. Esta é a definição de Eric Ries em seu livro “A Startup Enxuta”, que aborda o desenvolvimento de uma novo negócio de uma forma inovadora. Livro gostoso de ler, eu recomendo.

Clique aqui para comprar o livro A Startup Enxuta

E assim, chegamos ao ponto: Os Criptoativos são Startups!

São grupos de pessoas que se juntam para criar um novo produto ou serviços baseados numa estrutura descentralizada (contratos inteligentes, moedas, seguros, apostas, jogos, DEX, etc etc) numa condição de extrema incerteza.

Quando compramos os Criptoativos nos tornamos sócios ou investidores-anjo de uma startup!

Estamos tendo a oportunidade de investir em empresas/tecnologias que podem ser gigantes no mercado em alguns anos. Você não gostaria de ter tido a chance de investir na IPO do Facebook? O cantor Bono Vox do U2 foi um dos que teve esta chance e segundo contam ele ganhou mais na IPO do Facebook do que em toda sua carreira como músico!

Gráfico das Ações do Facebook

E se você pudesse ter investido na Amazon? No estouro da bolha da Internet as ações da Amazon despencaram, como mostra este gráfico. Quem segurou as ações teve a oportunidade de multiplicar os valores investidos por muito mais de 100 vezes!!!

Gráfico das Ações da Amazon

https://br.tradingview.com/x/EvFUuHAb/

https://br.tradingview.com/x/YFtLjKAR/

E como os investidores-anjo fazem seus investimentos em startups? Eles sabem que existem 5 cenários possíveis para o investimento numa startup:

1 — Perda total do capital investido
2 — Recuperação parcial do capital
3 — Retorno do capital
4 — Retorno do capital com pequeno lucro
5 — Retorno significativo do capital investido

Um estudo da Harvard Business School mostrou que cerca de 75% das startups fecham sem dar retorno aos acionistas. ZERO de retorno. Dinheiro jogado fora. Por isto os investidores-anjo costumam montar um portfólio de startups, investindo uma parcela de capital em cada uma, pois sabem que só precisam que UMA dê certo para compensar as perdas ocorridas em todas as outras em que o retorno for zero!

Além disto, eles analisam a fundo as startups em que vão investir, procuram saber qual o produto/serviço que oferecem, qual o tamanho e potencial do mercado e qual a equipe por trás do projeto. E é isto que você deveria fazer com cada um dos Criptoativos que você escolher fazer HODL!

Te confesso que saber isto a fundo dá muito trabalho. Se você for investir em ICOs (Initial Coin Offer) você não tem outra alternativa que não seja estudar Whitepaper e pesquisar o currículo dos desenvolvedores. Eu prefiro não me meter em ICO.

Eu não chego a estudar a fundo cada um dos ativos que eu faço HODL, geralmente me baseio em análises de outras pessoas que entendem mais do que eu. No fim das contas, eu sei onde estou me metendo e procuro sempre me manter atualizado (esta semana li duas críticas sobre a minha queridinha NEO que me deixaram preocupado).

E utilizo a análise gráfica para confirmar que o Criptoativo realmente está crescendo (tendência de alta) e, mais importante, identificar os melhores momentos de entrada (e saída se for o caso).

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia este artigo onde explico como montar o seu portfólio de Criptoativos!

Se você gostou deste artigo fique a vontade para 👏👏👏 algumas vezes, assim você ajuda outras pessoas a conhecerem também ! :)

--

--