O Bitcoin em 2019

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
4 min readJan 20, 2019

Algumas coisas não podem faltar numa virada de ano, como uma retrospectiva do ano que se encerra, uma previsão para o ano vindouro e as promessas que vamos nos esforçar para cumprir.

Em janeiro de 2018 eu escrevi meu primeiro artigo da Elite Bitcoin justamente fazendo uma previsão do que eu esperava para o Bitcoin no ano de 2018. Se você não leu, pode matar a sua curiosidade AQUI. Minha sugestão é ler esta minha previsão antes de seguir pois já no próximo parágrafo vai ter spoiler.

Minha previsão para 2018 foi feita baseada em 5 pontos fundamentais que, caso ocorressem, direcionariam os preços do Bitcoin ao longo do ano e numa projeção baseada na análise gráfica. E eu errei, errei feio.

Minha previsão era que a correção que estava ocorrendo nos preços do Bitcoin em janeiro de 2018 teria fundo em USD 8 mil, podendo chegar num cenário pessimista até USD 5k, e o alvo para a continuação da alta de 2017 seria em USD 35 mil, podendo chegar até mesmo aos USD 50k no final do ano.

No final das contas, a correção chegou ao valor de USD 6k, no início de fevereiro de 2018, valor este que marcou a região de suporte (entre USD 5800 ~6000) que durou até novembro de 2018, quando este suporte foi perdido, seguindo por uma queda acelerada até os USD 3200, que marcou a mínima do ano. No momento o preço do Bitcoin está na faixa dos USD 3800.

Posso justificar meu erro explicando que os 5 pontos fundamentais ainda seguem em pauta para o ano de 2019, aos quais acrescento alguns comentários com a minha visão de hoje (reforço minha sugestão de ler o texto sobre 2018):

1) Resolução dos problemas de velocidade de transação com valores baixos de taxas:

A Lightning Network (LN) foi lançada em março de 2018 e cresceu exponencialmente ao longo do ano mas ainda não tem a capacidade necessária para ser a solução para os problemas de escalabilidade do Bitcoin. Tá certo que em 2018 não ocorreram problemas de demora nas transações ou custos impeditivos como na primeira quinzena dezembro/17 mas para se tornar uma moeda mundial não se pode correr o risco disto voltar a acontecer. Uma nova versão da LN é esperada para 2019;

2) Adoção como forma de pagamento por grandes empresas:

Surgiram vários sites com a opção de pagamento com Bitcoin mas nenhuma grande empresa passou a aceitar BTC como forma de pagamento, esta demora para adoção como forma de pagamento está diretamente relacionada com o ponto a seguir;

3) Regulamentação de ETFs:

O ano de 2018 se passou em compasso de espera pela regulamentação dos criptoativos pela SEC (Securities and Exchange Commission) e a liberação das instituições financeiras para oferecer ETFs como uma alternativa de investimentos para seus clientes. Alguns pedidos de aprovação de ETFs foram rejeitados no 1º semestre/18 e uma grande expectativa de aprovação de outros pedidos foi constantemente postergada pela SEC. Por outro lado a SEC regulamentou as ICOs (Initial Coin Offer) que está resultando em multas para pessoas envolvidas em ICOs. Toda esta insegurança jurídica com certeza prejudicou a adoção do Bitcoin como forma de pagamento de grandes empresas. Seguimos na espera pela SEC em 2019.

4) Crescimento do mercado dos outros Criptoativos:

Muitos criptoativos tiveram altas expressivas no 1º semestre de 2018, que ajudaram na queda dos preços do Bitcoin e uma diminuição de sua participação no marketcap das criptos. Houve uma grande expectativa que as Alts se mantivessem em alta mas o que ocorreu foi justamente o contrário com quedas expressivas, muitas com mais de 90% de queda no ano. Aguarde nos próximos dias um email meu específico sobre minhas expectativas para as Alts em 2019.

Nesta figura temos a queda acumulada dos criptoativos de 1º de Janeiro a 31 de dezembro de 2018

5) China não criando (mais) barreiras para o Bitcoin:

A China segue como um grande incógnita em relação aos criptoativos, parece uma relação de amor e ódio. Ao longo do ano foi uma ida e vinda de anúncios de banimento das criptos e até mesmo de legalização, mas até hoje não teve nada de muito concreto, a não ser a proibição das Exchanges e regulamentação de ICOs. É sabido que as 3 maiores empresas chinesas (Baidu, Alibaba e Tencent) tem iniciativas relacionadas ao blockchain e de um hotel que aceita Ethereum como forma de pagamento. Há rumores que o governo Chinês está desenvolvendo sua própria criptomoeda. Curiosamente um órgão governamental (Center for Information Industry Development — CCID) publica regularmente um ranking de criptoativos avaliados segundo 3 critérios (tecnologia, aplicabilidade e criatividade), dentre 33 ativos EOS é o número 1 da lista e o Bitcoin é apenas o 19º colocado. Seguimos em 2019 aguardando a China.

Para ver a minha análise gráfica do Bitcoin para 2019 CLIQUE AQUI!

Gostaria de encerrar te desejando um Feliz Ano Novo!

Da minha parte, como toda virada de ano, prometo escrever mais regularmente sobre as criptos e retomar as análises gráficas no Youtube com maior frequencia. Aguarde novidades!

Se você gostou deste artigo fique a vontade para 👏👏👏 algumas vezes, assim você ajuda outras pessoas a conhecerem também ! :)

No canal do YouTube da Elite Bitcoin você vai poder acompanhar análises diárias do preço do Bitcoin e de outros Criptoativos, além de diversos tutoriais. Faça sua inscrição!

Faça seu cadastro na Binance a maior exchange do mundo onde você vai poder comprar diversos Criptoativos e diversificar seu portfólio.

--

--