Onde Você Guarda os seus Ovos?

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
4 min readJan 7, 2019
Photo by Danielle MacInnes on Unsplash

Você deve estar achando estranho eu perguntar sobre ovos numa página cujo assunto principal é o Bitcoin. Afinal vamos falar sobre culinária ou sobre Criptoativos?

Eu já apresentei para você os motivos pelos quais eu considero que o mercado dos Criptoativos é uma bolha, bastante similar à bolha da Internet, que estourou no início do ano 2000. Caso você não tenha lido, acesse aqui!

Concluí o texto com 6 coisas que eu aprendi estudando a bolha da Internet e com este aprendizado desenvolvi a minha forma de entender e operar no mercado de Criptoativos. No começo eu apanhei bastante e perdi algum dinheiro, pois eu estava utilizando exatamente as mesmas técnicas que eu utilizo no mercado de ações brasileiro. O que percebi é que o básico em análise gráfica é o mesmo e fiz apenas alguns ajustes.

Um livro que li tem muito tempo e que me ajudou bastante a criar o meu entendimento de como operar as criptos foi Os Axiomas de Zurique. Este livro foi escrito em 1985 com a intenção de sintetizar em 12 axiomas (leis) as principais lições utilizadas pelos banqueiros suíços para ter êxito nos negócios. Eu recomendo à você, que como eu, está especulando no mercado das criptos, a leitura deste livro.

Compre os Axiomas de Zurique AQUI!

Um dos Axiomas mais controversos diz mais ou menos o seguinte “Coloque todos os ovos numa mesma cesta e tome conta da porra da cesta!” (ligeiramente adaptado do meu jeito). E sim, isto é exatamente o oposto do que você aprendeu com a sua avó!

O autor defende que diversificando seus investimentos você nunca vai ficar rico, que o melhor é focar num único investimento, de preferência de alto risco, que pode dar um alto retorno (criptos?). Quando mais você diversificar, menor será seu risco e menor também será o seu retorno.

Eu interpreto da seguinte forma: escolha um mercado onde você vai especular e foque nele para obter o maior retorno possível. E foi o que aconteceu comigo, depois que entrei no mercado das criptos meus estudos estão concentrados neste mercado e praticamente deixei o mercado de ações em segundo plano e parei de mexer com opções. Mas dentro do mercado das criptos eu tenho certeza que a diversificação é a chave para o resultado.

A grande diferença das criptos em relação às ações listadas na bolsa de valores é a disponibilidade de uma série de informações financeiras e fundamentalista. Se você escolher apenas boas ações, de empresas sérias e que tenha um bom resultado financeiro, por pior que você utilize a análise técnica, dificilmente você vai perder muito dinheiro. Afinal, boas ações no longo prazo tendem a dar um retorno positivo, e por isto a técnica do Buy n’ Hold é muito defendida.

Aceite o seguinte: os Criptoativos não tem NENHUM lastro, algo que realmente represente valor. Nenhuma cripto tem resultado real, nenhuma tem lucro, nenhuma tem ativos físicos que possam ser vendidos. O Criptoativo que está mais perto de dar certo é o Bitcoin.

Como escrevi no texto sobre a bolha dos Criptoativos, 99% dos que existem hoje vão ter valor ZERO daqui a poucos anos (ou até meses). Inclusive Vitalik Buterin o (gênio) fundador do Ethereum concorda comigo. Ele escreveu esta semana em sua conta no twitter que “as criptomoedas são ativos novos e super voláteis, e que podem cair para [valores] próximos de zero a qualquer momento”.

https://twitter.com/VitalikButerin/status/964838207215955969

Se na bolsa de valores eu tenho a ação do Itaú em Buy N Hold e sempre quando o valor cai muito eu vejo um oportunidade de comprar mais ações pois o Itaú segue ano após ano com resultados excelentes, lucros recordes e distribuindo gordos dividendos.

Já quando uma cripto começa a cair o meu sinal de alerta acende na mesma hora, apesar de ser tentador comprar um ativo em promoção, não há NENHUMA garantia que seu valor volte a subir. O preço pode cair para sempre, até ZERO.

Já falei algumas vezes no YouTube, gente que grita que é HODL quando o valor da cripto começa a cair está muito errado! Eu faço HODL de cripto que está subindo e sempre quando sobe mais e dá novos sinais de entrada, eu compro mais.

Vou usar como exemplo um Criptoativo que é um dos meus preferidos: NEO. Eu tenho NEO na minha Wallet (rendendo “dividendos” de GAS) comprado à 0,00336 SAT, à 0,0058 e à 0,0087 e estou louco para comprar mais agora por volta dos 0,012 SAT. Mas não tenho apego e se começar a despencar vou vender sem dó, assim como vendi Ripple (XRP) que já chegou a ser a segunda maior posição na minha carteira e hoje em dia tenho apenas uma pequena quantidade. (texto originalmente escrito em fevereiro de 2018)

Meu objetivo é estar comprado na cripto que futuramente vai ser a nova Amazon do mercado, que vai ter uma valorização de 4.000% (ou mais). E eu sei que esta valorização não vai acontecer num PUMP de um dia para outro.

Gráfico da Amazon: queda de 95% no valor da ação com o estouro da bolha da internet seguida por sua super valorização

Então compre vários ovos, de diferentes galinhas, e guarde com muito carinho e cuidado na sua cesta! Cuide com bastante atenção (porra) da sua cesta e se algum dos seus ovos estiver começando a cheirar a podre, não tenha pena de jogar ele fora!

--

--