Regra nº 1 para ter Sucesso com Criptomoedas

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
4 min readApr 25, 2018

eu comecei a estudar análise gráfica no século passado!

Não sou tão velho assim, afinal o século passado não está assim tão distante. Comecei fazendo algumas operações num simulador da Bovespa, num site bastante popular, que dava prêmios para aqueles com melhores resultados.

Tudo me pareceu muito simples: escolhia umas ações, traçava uma retas num gráfico e aí era só encontrar os pontos de entrada e correr pro abraço!

E o que aconteceu comigo foi a pior coisa que pode acontecer com quem começa a fazer trades, eu tive a chamada “sorte de principiante”. Acertei em cheio algumas compras, que deram excelentes resultados, que superaram de longe os meus erros. No primeiro mês eu já estava numa posição invejável no ranking do site. Me senti o superhomem. Ia ficar rico, largar a faculdade e viver de trade!

Nunca mais tive um retorno no simulador como no primeiro mês. Na verdade, poucos meses eu tive retornos positivos e acabei largando este negócio de simulador. Eu voltei a operar na bolsa, e desta vez com dinheiro de verdade, somente em 2003. Desta vez estudei bem mais sobre análise gráfica e mesmo assim a consistência demorou um bom tempo.

Só comecei a alcançar bons resultados de verdade quando descobri aquela que considero a regra número 1 para ter bons resultados com trades:

Suas perdas devem ser menores que seus ganhos!

E por mais óbvio que esta frase seja, somente os traders de sucesso conseguem colocar ela em prática. Afinal ninguém acerta 100% dos seus trades. E mesmo alguém que tenha um altíssimo nível de acerto, deve garantir de que quando errar, que este erro não vai devorar os ganhos dos muitos acertos que ele teve.

O grande inimigo do trader é comprar um ativo e o valor começar a cair e ele ficar paralisado. Ficar olhando e acreditando: “tenho certeza que vai subir, tá só corrigindo um pouquinho” ou “já já começa a subir”. Aí as perdas começam a ficar muito grandes e você pensa: “agora que já caiu tanto é que não vou sair mesmo, vou esperar recuperar”. No mundo do Criptoativos muita gente que está perdendo num trade fala: “Agora esta moeda é HODL!”.

E passa um tempo, seus trades em aberto estão todos no prejuízo e você vai reclamar que o mercado é manipulado e que só baleia que consegue ganhar dinheiro com trade. Por isso, limite as suas perdas no seus erros e tente aproveitar ao máximo seus ganhos no caso de acerto.

Beleza, agora que você já deve estar concordando com a minha regra número 1, o que você deve fazer para colocar ela em prática?

Primeiro você deve sempre estabelecer uma estratégia antes de iniciar a sua operação: onde é a entrada, qual é o seu stop e qual é o seu alvo (ou quais são os seus alvos). Preferencialmente, logo que você fizer a compra você deve na sequencia colocar o stop de forma automática para evitar que você “mude de idéia”. A única mudança que você pode fazer no seu stop é para cima (ou para baixo no caso de uma operação de venda), ou seja, você só pode mudar seu stop para um valor que diminua ainda mais sua perda. Eu adoro quando eu consigo subir meu stop para um valor acima do meu ponto de entrada!

Photo by John Matychuk on Unsplash

Obviamente, para seguir a regra número 1, você deve ter alvos que dêem retorno muito maior que seu stop.

O segundo ponto é que você nunca deve arriscar mais de 2% do seu capital num único trade. Ou seja, a sua perda no caso do stop ser acionado deve ser menor que 2% do dinheiro que você tem na sua carteira de trade.

Por exemplo, se você tem 0,1 Bitcoins na carteira de trade, você não pode arriscar mais que 0,002 BTC num único trade. Assim se seu stop representa uma perda de 20%, você só pode investir 0,01 BTC nesta operação (20% de 0,01 = 0,002 BTC).

O stop que determina o tamanho do investimento que você vai fazer na operação.

Desta forma sempre que você errar (e você vai errar), você vai perder uma parte pequena do seu capital e vai ter chance de recuperar este valor nos próximos trades.

Lembre-se: O stop é seu amigo!

E se o stop foi acionado e logo depois o ativo voltar a subir? Azar… acontece… na verdade vai acontecer muitas vezes. Cabe somente um tipo de atitude se isto estiver acontecendo numa taxa muito alta: você deve rever a sua estratégia de colocação de stops e seguir sempre respeitando a sua estratégia (e os seus stops).

E é por isto que eu sempre falo de stop nos meus vídeos!

Se você gostou deste artigo fique a vontade para 👏👏👏 algumas vezes, assim você ajuda outras pessoas a conhecerem também ! :)

--

--