Bossa Summit 2023: Saiba como foi a participação do time de Inovação da Elo no evento

Juliana Radesca
Elo — Tecnologia e Inovação
4 min readMar 29, 2023

É gratificante estarmos próximos a organizações como a BOSSANOVA , que além de ser eleita a melhor e mais ativa Venture Capital da América Latina, dedicada em investir e apoiar startups no Brasil , atua também como um agente importante no ecossistema de Inovação através de iniciativas que conectam corporates a startups .

A partir dessa relação, fomos convidados para participar do Bossa Summit, o maior evento de startups e investidores do Brasil que aconteceu nos dias 23 e 24 de março de 2023 no Expo Transamérica em São Paulo, onde tivemos acesso a palestras relevantes com cases reais de empreendedorismo, tendências do mercado e participamos ativamente de duas iniciativas: o Bossa Corp e em uma palestra exclusiva no palco CVC-Corporate.

O Bossa Corp foi um evento promovido dentro do Bossa Summit que reuniu startups e corporações para rodadas de networking com foco em realizar mentorias, parcerias, contratações e quem sabe possibilidades de M&A e CVC.

No Bossa Corp, a Elo e mais 33 corporates que apoiam e acreditam no poder da inovação aberta, tiveram a oportunidade de conhecer e trocar figurinhas com algumas das cerca de 240 startups inscritas.

Foi uma excelente oportunidade de saber a trajetória dos empreendedores de 5 startups pré-selecionadas pela equipe de curadoria do evento para conexão conosco, entre elas: NFtrend , Fiscal Cripto , Meu Vista, Simplis e Certdox.

Ouvimos o pitch de cada uma sobre o produto desenvolvido e trouxemos pontos de dúvida e a nossa visão sobre os temas abordados, que foram : tokenização e casos de uso de como a tecnologia de NFTs pode ser explorada em diferentes contextos ou segmentos de mercado ; mercado de serviços contábeis para criptoativos e as oportunidades futuras a partir do lançamento do real digital ; mineração de dados de open banking e como a tecnologia pode trazer benefícios relevantes para a gestão financeira pessoal; wallet multimoedas e a oportunidade de redução de taxas na conversão de fiat em stablecoins ; e necessidades atuais do mercado de automações de processos financeiros .

Rodada de negócio Elo e Fiscal Cripto

A todos os empreendedores que conhecemos, deixo os parabéns e a mensagem de que sempre nos surpreendemos positivamente com os métodos das startups de resolver problemas, isso nos motiva a ir além, cada vez mais, em nossos programas.

A segunda iniciativa em que marcamos presença foi a palestra da Duda Davidovic, head de Inovação na Elo sobre “Como corporações podem construir suas teses para investimentos futuros”

Mesmo diante de um momento turbulento do mercado de investimentos e com grandes incertezas quanto ao futuro, acreditamos que parafraseando Amy Webb: O importante não é prever o futuro e sim estar preparado para ele!

A partir disso, Duda trouxe em uma conversa franca e direta informações sobre como seu time trabalha para construir as teses que são exploradas pela empresa através de iniciativas de open innovation e do laboratório de experimentação.

Destacou o objetivo de olhar para além do campo de atuação das tecnologias que potencializam o core e/ou que já são movimentos consolidados no mercado, focando principalmente em tecnologias adjacentes e disruptivas como as exploradas em alguns dos artigos já publicados aqui no Medium.

Em sua palestra, Duda apresentou no detalhe cada uma das etapas do framework do laboratório de experimentação de soluções tokenizadas da Elo e concluiu com algumas mensagens importantes:

  • O sucesso de obter as respostas que você precisa é proporcional ao quanto você é capaz de perceber e antecipar os sinais que estão ao seu redor
  • Teses para o futuro precisam acompanhar uma visão, mesmo que com incertezas, do tamanho e do que significa a oportunidade
  • Teses não deveriam ser escritas em pedra. Elas deveriam nascer e morrer constantemente. É parte da sua natureza. Os aprendizados e decisões sim precisam ser gravados

Para ficar por dentro de algumas das teses que estamos explorando, das nossas iniciativas e de temas que acreditamos que irão movimentar o surgimento de novas tecnologias, sigam nossa página Innovation — Elo — Tecnologia e Inovação — Medium .

Finalizo com nosso agradecimento a toda equipe da BOSSANOVA e deixo registrado nosso compromisso na constante conexão com o ecossistema de startups, tecnologia e inovação a fim de colaborar com iniciativas como essas. Vamos juntos!

--

--