Como Inovação Aberta pode transformar o seu negócio

Juliana Radesca
Elo — Tecnologia e Inovação
4 min readJan 18, 2023

Com a competitividade no mercado nacional e internacional cada dia mais acirrada e o surgimento de novos negócios atrelados a constante e rápida evolução tecnológica, o olhar atento para a inovação é um elemento extremamente relevante para o ganho de vantagem competitiva e até mesmo para sobrevivência de algumas empresas.

A partir disso, uma das estratégias que vem sendo cada vez mais utilizada por grandes e médias corporações como forma de acompanhar e participar do movimento de inovação com mais agilidade é através da colaboração com organizações e com o ecossistema externo a empresa, conceito denominado na literatura como Inovação Aberta (vindo do inglês “Open Innovation”). A estratégia se demonstra eficaz também para que multinacionais se protejam de novos entrantes que, com menos recursos e mais flexibilidade, conseguem colocar novas ideias no mercado por processos diferenciados.

A partir do último Panorama da Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil, publicado pela 100 Open Startups em outubro de 2022, foi constatado que a cada ano, mais do que dobra o número de grandes empresas brasileiras que realizam inovação aberta no país.

Dentre os principais motivos pelos quais executivos buscam se relacionar com startups promovendo o conceito de colaboração através da Inovação Aberta, a fonte constatou que:

· 80% declaram estar procurando soluções inovadoras para oportunidades em sua empresa

· 73,4% Conhecer novas ideias e inovações

· 47,4% Auxiliar empreendedores no desenvolvimento de seus negócios

· 37,6% Procurando oportunidades de investimento

Vale ressaltar que os dados mencionados acima fazem referência em quase sua totalidade a executivos de grandes empresas, entretanto, com participação também de empresas médias (35,9%), entidades governamentais (11,8%), ONGs e outras instituições.

Mas afinal, de onde surgiu a Inovação aberta?

O termo Open Innovation, ou Inovação Aberta surgiu pelo pesquisador Henry Chesbrough no livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology (HBS Press, 2003), consolidando de forma didática e prática para o mercado uma nova oportunidade das empresas inovarem, propondo um ambiente em que “a empresa comercialize tanto suas próprias ideias como inovações de outras empresas, e busque por formas de colocar suas ideias no mercado por meio do desenvolvimento de percursos para fora de seus negócios usuais” (CHESBROUGH, 2003, p. 37).

Inovação Aberta x Inovação Fechada

No modelo de inovação fechada, todo o processo de inovação desde o surgimento da ideia é internalizado, sem nenhuma ou com mínima relação com o ambiente externo (eventualmente, tem-se a busca por algum conhecimento específico em universidade ou em algum instituto de pesquisa, mas tendo sempre cuidado com o sigilo das informações).

Veja abaixo, de forma ilustrativa um comparativo entre os 2 modelos de Inovação abordados pelas organizações:

(Imagem retirada do site da Endeavor, artigo “Inovação aberta: como começar a transformação na minha empresa?” publicado em 29 de julho de 2020 )

Como a Elo trabalha Inovação e Inovação Aberta?

Na Elo, o olhar de inovação é um dever de todos, independente da área de atuação e é um importante pilar cultural e do mindset ágil implementado.

Falando sobre o processo de Inovação Aberta, a frente é liderada pelo time de Inovação e tem como um dos projetos mais importantes desde agosto de 2022, o seu próprio programa de aceleração de startups, o Elo Conecta.

O programa tem como objetivo o relacionamento e conexão com startups em estágio inicial, oferecendo todo um ecossistema que irá auxiliar a startup no desenvolvimento de suas soluções para construirmos em conjunto o futuro das tecnologias de pagamentos no Brasil e mudar a realidade de milhões de pessoas.

Buscamos Startups que estejam explorando soluções nos seguintes segmentos de atuação: metaverso, Criptoativos, Blockchain e DeFi, Cyber Segurança, Data Analytics, Open Finance, pagamentos digitais, novos fluxos de pagamento.

Conheça um pouco mais dos benefícios e inscreva sua startup em: https://lnkd.in/dUysB5PU

Além deste projeto, no final de 2022 nos unimos à FENASBAC para sermos um dos mantenedores do Aceleração Next, o maior programa de aceleração de fintechs do país que terá início no primeiro trimestre de 2023. Saiba mais sobre os primeiros passos da nossa participação no projeto AQUI.

Uma coisa é certa, em 2023, teremos mais novidades!

Nos siga no Medium e acompanhem as evoluções dos projetos do time de Inovação da Elo.

--

--