Conheça nosso laboratório de soluções tokenizadas

Gabriel Rodrigues
Elo — Tecnologia e Inovação
2 min readMar 23, 2023

Anunciamos nessa semana a criação do nosso novo laboratório de inovação com foco em projetos voltados para a Web3. Com o movimento do mercado em direção a uma economia cada vez mais tokenizada, a Elo começou a explorar com ainda mais energia soluções que envolvem blockchain e tokenização. O objetivo é identificar os produtos que vão compor o portfólio da companhia no futuro próximo.

O novo laboratório é dividido basicamente em três grandes áreas:

1) Identificação de oportunidades: acompanha grandes tendências, movimentações de mercado e a agenda de inovação do Banco Central. Essa área também identifica e constrói o mapa de oportunidades de negócio de médio e longo prazo para a companhia;

2) Pesquisa: aprofunda as análises das oportunidades identificadas, trazendo uma visão detalhada de produto e do mercado;

3) Teste: constrói protótipos capazes de validar ou invalidar as teses levantadas nas etapas anteriores;

Grande parte dos temas desenvolvidos e acompanhados pelo laboratório possuem relação direta com a tokenização da economia e, principalmente, com o Real Digital — nova modalidade da moeda brasileira que está sendo testada pelo Banco Central. O advento da CBDC (Central Bank Digital Currency, nome dado às moedas digitais desenvolvidas pelos Bancos Centrais) e, consequentemente, da programabilidade do dinheiro, possibilitará a exploração de novos fluxos de pagamento e é exatamente aí que a Elo enxerga grande parte das oportunidades dessa nova economia.

O time conta com cerca de 14 pessoas com perfis que vão desde profissionais de negócio a programadores e designers. Essa composição faz com que as discussões contemplem diferentes pontos de vista sobre um mesmo tópico e deixam o trabalho ainda mais assertivo e direcionado. Essa é uma das principais vantagens de se ter um laboratório dentro de casa pois permite que a empresa dê ainda mais celeridade aos projetos estratégicos.

Além do laboratório, a Elo também está endereçando outros tópicos da economia tokenizada através do Elo Conecta (programa de aceleração da própria empresa voltado para startups early stage) e do Next (programa de aceleração da Fenasbac do qual a Elo é mantenedora). Recentemente a companhia selecionou duas startups (Ccconsensus e Tokenverse) para o programa da federação dos servidores do Banco Central, e desenvolverá um projeto piloto com cada uma delas ao decorrer dos próximos 90 dias. Ambos envolvem desafios propostos pela Elo que estão interligados com o desenvolvimento do Real Digital: novos fluxos de pagamento em registros distribuídos e infraestrutura para Real Digital e stablecoins.

Esse é só o início de um grande movimento que a Elo está fazendo rumo à economia tokenizada. Em breve teremos ainda mais novidades!

--

--