Elo no DemoDay Next: Batch #3

Milene Bohomol
Elo — Tecnologia e Inovação
3 min readDec 7, 2023

O Next, programa de aceleração liderado pela Fenasbac, tem como objetivo orientar, acelerar e fomentar a inovação em parceria com as principais fintechs do Brasil e do mundo. Com a participação ativa de 7 mantenedores (Elo, Mercado Bitcoin, Sinqia, Nuclea, Tecban, Banco do Brasil e Sicredi), este grupo não só está na vanguarda das transformações cruciais no mercado financeiro e de pagamentos, mas também está atento ao potencial disruptivo apresentado por empreendedores.

No dia 5 de dezembro, durante o DemoDay Next do Batch #3, as startups apresentaram os projetos desenvolvidos em parceria com seus mantenedores. Após 3 meses dedicados ao desenvolvimento dos pilotos e a conexões com excelentes mentores conectados ao programa, todas as empresas alcançaram resultados impressionantes. No total, 13 startups (DeLend, PhDRisk, Pods, Cryptum, Vaas, Lumx, Trocados, Liber, Akropoli, WeClever, Alana, Fluid, Postmetria) desenvolveram soluções para atender os desafios selecionados pelos mantenedores no início do programa.

Durante o PitchDay, a etapa de seleção da startup que atuaria em cada desafio proposto, que aconteceu em agosto, a Elo escolheu duas startups focadas nas teses de economia tokenizada: Lumx e Vaas. Ambas as startups desenvolveram pilotos dos últimos 3 meses cada uma com uma proposta distinta.

A Lumx, provedora de tecnologia blockchain que auxilia empresas a utilizar o melhor da rede, desenvolveu com a Elo o projeto IDx uma solução white label de identidade descentralizada voltada para otimização de processos cadastrais. Essa solução gera credenciais para verificar os dados dos usuários, permitindo que pessoas gerenciem e compartilhem suas informações de maneira segura e eficiente, usando a tecnologia blockchain para garantir a integridade e a privacidade dos dados

Já a Vaas, especializada em análise de segurança de ativos digitais, desenvolveu em parceria com a Elo o piloto Vaas KYB(Know Your Business Partner). Este projeto foca na detecção de riscos em empresas no mundo dos ativos digitais, possibilitando interações seguras entre pessoas físicas e jurídicas, além da identificação de riscos em dados on-chain e transacionais de criptomoedas, possibilitando maior assertividade na avaliação de risco de entidades com perfil e comportamento transacional suspeito em redes blockchain.

Quer conhecer um pouco mais da solução de cada startup?

· A Lumx engloba outras soluções como integração de carteiras digitais em seus apps, compra e venda de ativos digitais, implementação de contratos inteligente, além da autenticação de identidades digitais. Se interessou? Acesse: https://www.lumx.io/pt

· Além do monitoramento de transações em blockchain a Vaas possui outras soluções como monitoramento de wallets e transações e motor de regras flexível e customizável, quer saber mais? Acesse: https://www.vaas.live/

Ambos os pilotos proporcionaram insights valiosos e foram de grande contribuição para a Elo. Reconhecemos o papel fundamental do empreendedorismo e do trabalho via Inovação Aberta. O modelo de trabalho conjunto entre empreendedores e grandes empresas impulsionam a inovação e a tecnologia no país, proporcionando a elaboração e desenvolvimentos de tecnologias de ponta, como foi o caso da Lumx e da Vass.

Neste ciclo, desenvolvemos soluções voltadas ao uso de tecnologia blockchain e do âmbito de economia tokenizada para atender a dores já latentes no mercado de economia tradicional como a Privacidade e Fraude.

Quer entender mais como a Elo está se posicionando em relação a economia tokenizada?

Acesse: ELO — Desenvolvedores e obtenha mais detalhes das soluções tokenizada Elo e sobre o IDx e o KYB.

Além do Next, possuímos nosso próprio programa de inovação aberta, o Elo Conecta. Nele, também estamos explorando todas as nossas teses relacionadas à economia tokenizada. Saiba mais e se inscreva em: https://www.elo.com.br/inovacao/elo-conecta

--

--