Já ouviu falar em oráculos?

Amanda Sanchez
Elo — Tecnologia e Inovação
4 min readAug 24, 2023

Você já ouviu falar de oráculo dentro do contexto de blockchain? A popularidade de tecnologias com blockchain vem revolucionando a maneira como as transações financeiras e soluções são projetadas e executadas, e com essas demandas crescendo novas funcionalidades, tecnologias e atualizações chegam para tornar essa nova economia cada vez mais tokenizada.

Sabemos que blockchain é um grande banco de dados compartilhado e imutável, onde um conjunto de informações e transações ficam registradas e criptografadas. de forma segura. Todas as informações que são registradas dentro dos blocos estão alocadas acontecem dentro da própria rede, isso porque as redes blockchain foram criadas para se manterem isoladas de sistemas externos para assim prevenir ataques. Ou seja, quando um smart contract (pedaço de código que executa ações de forma automática) precisa executar alguma ação, todas as informações que ele acessa estão on-chain, ou seja, são informações internas da rede. Contudo, a chegada dos oráculos vem justamente para suprir essa demanda de fazer com que as redes se conectem ao “mundo real” com informações off-chain, ou seja, que estão em ambientes externos da rede.

Pela definição, oráculos são “pontes” com mecanismo de verificação de uma informação externa a uma rede blockchain, ou seja, essa ponte permite que as redes e contratos inteligentes consigam interagir e executar ações com informações que estão off-chain.

Como eles funcionam na prática? O oráculo precisa se ligar a uma fonte externa, onde ele vai extrair esses dados para alimentar a blockchain e por fim precisa de conectar com alguma rede. Um exemplo, é uma conexão com dados de mercado esportivos. Imagine que duas pessoas possam apostar um dinheiro em cima de uma partida de basquete, e no contrato inteligente tenham as regras que se o time escolhido por um dos usuários vencer, o dinheiro que está lá guardado da aposta, deve ser transferido para o usuário vencedor. A informação externa é o resultado do jogo, e é justamente essa que o oráculo vai buscar.

Exemplos de casos de uso com oráculos:

1. DeFi (Finanças descentralizadas)

DeFi não teria sido possível sem os oráculos, eles possibilitam a avaliação em tempo real dos preços de ativos como criptomoedas e de moedas fiduciárias. As plataformas usam essas informações para calcular taxas de juros, executar trocas automatizadas e até orquestrar estratégias de investimento.

2. Jogos baseados em blockchain

Os oráculos garantem a integridade dos resultados dos jogos online, por exemplo. Eles fornecem resultados externos para eventos no jogo, garantindo transparência e justiça.

3. Seguros inteligentes

A automação de reivindicações de seguros é simplificada com a ajuda de oráculos. Contratos inteligentes podem acionar pagamentos automaticamente com base em informações fornecidas por oráculos sobre eventos, como acidentes de carro ou danos climáticos.

4. Validação de identidade

Os oráculos podem garantir que os dados de identidade sejam confiáveis e válidos, como idade, nome ou histórico de crédito, tornando processos de autenticação e conformidade mais seguros e eficientes.

Desafios e oportunidades

Apesar dos oráculos oferecerem muitas possibilidades, eles também enfrentam alguns desafios. A seleção de fontes de dados confiáveis e a prevenção de manipulação de dados são pontos de atenção. Além disso a descentralização dos oráculos é essencial para evitar pontos únicos de falha.

A medida que nossa economia fica mais tokenizada e com a chegada do real digital, novas soluções vão surgir e os oráculos vão precisar desempenhar papeis importantes nesse novo ecossistema.

Aqui na Elo estamos a todo vapor construindo e testando novas tecnologias para construirmos o nosso futuro de meios de pagamento. O Elo Conecta é o nosso programa de inovação aberta, estamos procurando startups que se conectem com as seguintes teses:

1. Tokenização: Soluções estruturantes que possibilitem a tokenização de diferentes tipos de ativos em redes de registro distribuído.

2. Contratos inteligentes: tecnologias que possibilitem explorar a utilização de contratos inteligentes e suas aplicações dentro do contexto da economia tokenizada.

3. Interoperabilidade: Soluções que possibilitem a utilização de uma mesma aplicação em diferentes redes blockchain e no sistema legado, mantendo as mesmas funcionalidades e grau de eficiência.

4. Privacidade: Tecnologias que elevem o grau de privacidade entre nodes que atuam dentro de uma mesma blockchain privada, seguindo as mesas diretrizes do sistema financeiro tradicional.

5. Identidade: soluções capazes de criar uma identidade única e compatível com diferentes tipos de redes e sistemas de pagamento, dentro e fora da economia tokenizada.

6. Oráculos: tecnologias capazes de captar dados off-chain e leva-los para aplicações on-chain de forma segura e efiente.

Deu match? Se inscreva através do link: https://www.elo.com.br/inovacao/elo-conecta

#inovacao

--

--