Modelo de trabalho do time de inovação: como atuamos nos bastidores

Mariana Handfest
Elo — Tecnologia e Inovação
3 min readJun 15, 2023

Desde o início do ano de 2023, o time de inovação da Elo vem atuando em construir e lapidar um modelo de trabalho que faça sentido para nosso dia a dia e nos impulsione em direção a nossos objetivos. Foi assim que o surgiu o “Framework de Experimentação”, nosso laboratório interno com foco em temas relacionados a Web3, incluindo economia tokenizada e suas tecnologias habilitadoras.

Baseando-se em outros modelos estruturados de mercado e considerando as nossas necessidades e ambições, chegamos no modelo atual que atende as diferentes frentes de atuação do time da Elo.

A primeira etapa é a de Pesquisa. Esse time está sempre ligado nas notícias e tendências de mercado, novas tecnologias e agenda dos reguladores a nível mundial, mas principalmente nacional. Levando em conta o extenso conhecimento atual da Elo no mercado brasileiro, o objetivo dessa etapa é buscar arquétipos e desafios de negócio e tecnologia que tem potencial futuro para alimentar nosso Backlog, ou a nossa lista de tarefas. Essa lista é constantemente atualizada e analisada, pois periodicamente selecionamos temas para seguir para a próxima fase.

Após um comitê interno de priorização e seleção dos temas, temos dois possíveis caminhos na segunda fase do framework. O primeiro é o que chamamos de “Aprofundamento” o qual direcionamos arquétipos em que precisamos de mais profundidade antes de testar ou não temos clareza da atuação da empresa no contexto. É uma análise profunda e extensa no que tange tecnologia, mercado e negócio relacionado ao tema selecionado.

Caso o tema seja mais claro da forma que podemos testá-lo ou observemos sinergia com o mercado, temos a opção de seguir pelo fluxo de Inovação Aberta. Nessa etapa, consultamos startups ou empresas do mercado para nos apoiar na validação de hipóteses, teste de tecnologia ou aprofundamento do potencial do negócio. Essa etapa pode ser feita tanto por busca ativa no mercado quanto abertura de desafios ao ecossistema.

Independente de qual caminho foi utilizado para testar a hipótese, ao final da segunda fase há um comitê executivo para validar as descobertas e resultados até o momento, para que seja decidido em conjunto se iremos apostar um Jetski no tema.

Os “Jetskis” tem como objetivo serem times de desenvolvimento independentes do restante da empresa, que tem maior flexibilidade e velocidade em testar os arquétipos de forma simplificada. O principal entregável nessa etapa é o MTP (Minimum Testable Product), que, como o nome diz, é o produto mínimo possível para testarmos a tecnologia e a viabilidade de cada tese, possibilitando o máximo de aprendizado em cada etapa. Cada Jetski tem previsão de duração de 3 meses, entre desenvolvimento e testes, e no seu decorrer temos a oportunidade de validar as hipóteses, medir indicadores de desempenho e realizar testes internos.

Ao final da etapa de Jetski, o tema passa novamente por comitê executivo onde são apresentados e discutidos os aprendizados e possíveis próximos passos para determinado arquétipo, o qual pode ser a criação de um novo produto ou a habilitação de uma extensão à algum produto ou atividade existente na empresa, ou partir para processos de investimento ou aquisição de outras empresas.

Esse framework está sendo utilizado atualmente pelo time de Inovação da Elo, e estamos fazendo alterações e melhorias constantemente. Entendemos que o mercado de inovação está muito acelerado, e por isso estamos colocando nossos maiores esforços para estarmos na vanguarda dessas ações.

O benefício de ser ter esse tipo de estrutura internamente no time de inovação é a flexibilidade de testar os temas de interesse com maior autonomia e agilidade, ao mesmo tempo em que gera maior robustez às teses priorizadas pelo time.

O laboratório interno aqui apresentado é somente uma das iniciativas que temos atualmente, sendo outras frentes mais focadas na interlocução com o mercado: como Inovação Aberta, Acelerações externas e acompanhamento próximo das iniciativas do mercado e Banco Central. Estamos preparados e ansiosos para o que está por vir.

--

--