A inteligência artificial (IA) tem sido uma das tendências mais significativas da última década, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e mudando a forma como as empresas operam. Com a capacidade de automatizar processos, detectar padrões e aprender com dados, a IA está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas diárias, desde assistentes pessoais até carros autônomos.

No fim de 2022 vimos diversos comentários e resenhas sobre o ChatGPT- aplicativo com um assistente inteligente que responde a suas perguntas como se fosse uma pessoa, que alcançou 1 milhão de usuários em 5 dias e está repercutindo até hoje. E para a introdução desse artigo, pedi que ele escrevesse o primeiro parágrafo desse texto, para testarmos um pouquinho sua aplicabilidade. Sabemos que esse programa ficou muito famoso justamente pela alta capacidade de responder dúvidas, escrever códigos, legendas, textos e muito mais sobre qualquer assunto. Mas quais as outras aplicações dessa tecnologia?

Para começar, o que é inteligência artificial? Segundo o próprio ChatGPT, é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas que podem simular a inteligência humana, incluindo a capacidade de aprender, racionar, reconhecer padrões e tomar decisões, ou seja, IA nada mais é do que uma tecnologia criada por nós para desempenhar funções sem a necessidade de uma pessoa por trás.

Um grande caso de uso para exemplificar essa função são os chatbots, sabe quando você precisa resolver algo em SAC e abre uma conversa com uma “assistente” já com algumas respostas prontas? Com uma linguagem “humana” ela consegue resolver problemas e ajudar os clientes daquela determinada marca de forma rápida e eficiente. Outra aplicação parecida são as assistentes pessoais, como a Siri e a Alexa, por exemplo, que são dispositivos que conversam com você como se fossem pessoas te ajudando no dia a dia com atividades simples como realizar uma ligação ou acender as luzes.

Esse tipo de tecnologia é muito interessante, pois a partir desse caso de uso podem surgir diversas oportunidades para facilitar ainda mais a experiência do cliente. Como introduzir meios de pagamento nessa tendência, por exemplo, com reconhecimento de voz poder realizar um pedido em aplicativo de delivery por um dispositivo e ter o pagamento realizado e autentificado por voz. Ou um chatbot que te avisa quais são as contas a pagar e traz a opção de pagamento pelo próprio dispositivo.

Outro caso de uso muito explorado e utilizado é com mecanismos de segurança. Os sistemas de prevenção a fraudes baseados em IA têm a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados e aprendizados para identificar comportamentos suspeitos e prevenir transações com fraude e ataques, ou seja, se tornou uma ferramenta muito importante quando falamos de pagamentos, pois é possível mapear ameaças e riscos e combatê-los de forma rápida, assim agilizando processos e reduzindo danos.

Até no universo de criptoativos está sendo explorado, com os tokens de inteligência artificial que são um tipo de cripto que tem IA em suas operações. Essas moedas conseguem absorver dados e padrões de mercado e aumentam a segurança da rede.

Ainda vamos escutar muito sobre esse tema principalmente esse ano com toda revolução de tecnologia que estamos observando nos últimos tempos. IA está mudando a forma de como lidamos com tarefas simples, como escrever uma legenda de uma foto, ou até mesmo em formar imagens a partir dela. E em meios de pagamento não será diferente, com novos fluxos de pagamento chegando por aí, mais seguros e eficientes com uso dessa tecnologia.

--

--