Vai começar o Programa de Aceleração Next 2023!
Estamos publicando esse texto extra essa semana pois não podíamos deixar de falar sobre o kickoff do Programa de Aceleração Next que aconteceu ontem. Nós aqui da Elo, nos reunimos junto à Fenasbac, organizadora do programa, e também aos demais mantenedores Mercado Bitcoin, Finansystech, Sinqia e Nuclea, para darmos o primeiro passo do batch de 2023.
O dia começou com a participação de 3 fintechs que fizeram parte do programa no ano passado: Credix, NFTFY e Plano Fintech. O bate-papo, puxado pelo Rodrigoh Henriques, trouxe diversas reflexões sobre os principais aprendizados do batch 2022. Tanto os empreendedores quanto os representantes das empresas mantenedoras puderam colocar seus pontos e propor novas abordagens para o programa desse ano.
De fato, passar por um processo de aceleração é bastante desafiador, principalmente para fintechs que ainda estão em um estágio bastante inicial. Para a equipe não ficar sobrecarregada, é preciso que haja um alinhamento inicial muito claro junto à empresa aceleradora, principalmente em relação aos papéis de cada um e às expectativas e prazos de entrega.
Do lado do mantenedor, o desafio é conseguir destravar os processos e barreiras burocráticas existentes em toda grande empresa. Isso também inclui a análise de aspectos jurídicos e regulatórios, que eventualmente podem inviabilizar um determinado projeto. Portanto é crucial que a comunicação entre acelerador e acelerada seja fluida e contínua desde o início.
OS DESAFIOS
Na parte da tarde, a Numerik, consultoria de Inovação parceira do Programa, colocou cada grupo de mantenedores em uma mesa para que eles pudessem discutir a fundo quais seriam os desafios propostos para o batch desse ano.
Cada empresa pôde refletir sobre os principais problemas a serem resolvidos nos mercados em que atuam, e debater sobre soluções que pudessem não só resolver esses problemas mas também, eventualmente, se transformar em uma nova oportunidade de negócio.
Os desafios serão divulgados junto com a abertura de inscrições do programa no dia 18 de janeiro, mas já podemos adiantar que os temas estão super interessantes e que a maioria deles está relacionada com tópicos que são prioridade na agenda de inovação do Banco Central.
PRÓXIMOS PASSOS
As fintechs interessadas já podem realizar uma pré-inscrição diretamente no site do Next (nextfintech.com.br). Vale lembrar que, além de um projeto piloto ou POC, o programa também contará com trilha de mentorias, treinamentos e encontros para discutir questões regulatórias. Ou seja, a startup que passar pela aceleração sairá com uma bagagem enorme de conhecimento e muitos aprendizados com empresas que são referências em seus mercados.
Em breve traremos mais novidades!