O Brasil extorquido

Elza Ribeiro
Elza Ribeiro — Portfólio
2 min readJun 25, 2019

Extorsão é o ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro. Podemos usar também o sinônimo ludibriado, que no sentido do adjetivo enganado, é aquele que foi induzido ao erro, que acreditou em mentiras, em falsas afirmações, foi ludibriado.

Corrupção, dinheiro adquirido de forma ilícita, investigação de escândalo dos Correios, do Petróleo, no futebol, o dinheiro na cueca, apartamentos de luxo no exterior e subornos retratam parte de um cenário degradante do Brasil contemporâneo.

Ao olharmos pelo retrovisor relembramos na história uma realidade não muito diferente. Do Brasil colonizado, do ouro roubado, da escravidão do índio, do desmatamento. Desde meados do século XV a exploração lancinante dos recursos da pátria amada em prol de posses e vantagens pessoais. Retratos de um passado obscuro de extorsão, de um país esmagado pela ganância para encher os bolsos com míseros vinténs ou com milhões.

O verde das matas, o amarelo das riquezas, o azul do céu e rios, o branco significando o desejo pela paz, a ordem e o progresso representados na bandeira são deixados de escanteio para obter proveito, sugando tudo o que podem ás custas do que preciso for. A saúde, educação, desenvolvimento social, meio ambiente, cultura, moradia, transporte dão lugar à calamidade, fome, miséria e desigualdade.

Réis, Mil Réis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, com centavos, sem centavos, Cruzeiro Real, finalmente o Real. A unidade do sistema monetário mudou diversas vezes, mas o que não muda é que continuam vendendo o Brasil.

--

--

Elza Ribeiro
Elza Ribeiro — Portfólio

Jornalista, administradora, adventista, mineira, esposa, vegetariana. Amo viajar, ler e escrever.