Parlaíndio move ação na Justiça Federal pela exoneração do presidente da Funai

Segundo a organização, Marcelo Augusto Xavier não cumpre o seu papel de defender os interesses dos povos originários

Matheus Monteiro
Em Toda Pauta
Nov 24, 2021

--

Por: Ana Luísa Lima

Legenda: Marcelo Augusto Xavier está há dois anos na presidência da Funai | Foto: Reprodução — Foto: Jorge William / Agência O Globo

O Parlamento Indígena do Brasil entrou com uma ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a exoneração do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva. Segundo a organização, Xavier tem conduzido a fundação em sentido contrário aos interesses dos povos indígenas.

“A Funai é um órgão que deve promover assistência, proteção e garantias dos direitos dos povos indígenas brasileiros e, atualmente, faz o inverso. Por isso, entramos com uma ação popular pedindo a exoneração dele”, afirmou o cacique Almir Suruí, diretor executivo do Parlaíndio Brasil. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelas 50 lideranças que compõem o Parlaíndio em maio, durante a sua primeira assembleia virtual.

--

--

Matheus Monteiro
Em Toda Pauta

Sou um estudante de Jornalismo fascinado pela área do Entretenimento. Editor do blog Consoledando Games, voltado para o público geek.