Desvendando 5G — Muito mais do que velocidade

Virtus/UFCG - 5G Team
Embedded UFCG
Published in
3 min readFeb 27, 2020

Este artigo foi escrito por Edmar Gurjão, Alex Serres, Fernanda Bezerra, e Augusto Firmo.

Com a experiência adquirida na realização das atividades do projeto de pesquisa e desenvolvimento em 5G, em parceria com as empresas Nokia e TIM, o qual resultou na criação do primeiro laboratório 5G na região nordeste do Brasil, observamos alguns insights importantes que devem ser destacados sobre o 5G. Este artigo é o primeiro de uma série que pretende apresentar as principais características dos sistemas 5G (#Desvendando5G).

Lançamento do Lab 5G em Campina Grande. Outubro de 2019.

Evolução da tecnologia sem fio

Os sistemas de comunicações móveis impuseram mudanças de paradigmas na forma como as pessoas se comunicam, hoje é raro encontrar um adulto sem telefone celular. A evolução desses sistemas desde a primeira geração, quando se tinha basicamente voz, até os sistemas quarta-geração (4G) que possibilitam acesso à Internet, com uma velocidade até 100 vezes maior que a 3G, tem permitido o desenvolvimento de aplicações que mudaram a forma como usamos a comunicação móvel, os bancos são um bom exemplo, hoje é possível saber em tempo real quando uma transação é realizada na conta bancária ou houve uso do cartão de crédito.

A possibilidade de comunicação móvel gerou novas demandas como vídeo em tempo real, monitoramento e jogos online em plataformas móveis, dentre outros. O atendimento dessas necessidades impõe ao sistema requisitos de altas taxas de transmissão de dados e baixo atraso na comunicação fim-a-fim (grosso modo denominando de latência) que não podem ser atingidas pelas redes atuais, e proporcionar o desenvolvimento de aplicações IoT sem condições de serem atendidas por redes, necessitando assim de uma nova rede, dessa feita com padrões de desempenho muito superiores as anteriores.

As redes de quinta geração, ou simplesmente 5G, foram propostas como uma evolução brusca no conceito de comunicações sem fio. É importante entender que as redes 5G são bem mais do que uma evolução das redes 4G, podendo ser consideradas uma mudança de paradigma. Altas taxas de transmissão de dados, baixo atraso, localização acurada, possibilidades de comunicações críticas entre máquinas que exigem sincronismo como no caso de controle remoto, ou em outro extremo, a comunicação massiva entre máquinas, como no caso de redes de sensores que são caracterizados pelas baixas taxas de transmissão e menor necessidade de latência. No entanto, mantendo exigências extremas de baixo consumo de energia, principalmente no que é utilizado para a parte de comunicação, dentre outras características são preceitos sobre os quais essas novas redes foram propostas.

O 5G abre novas oportunidades de negócios, visto que existem diversos casos de uso com os mais diferentes requisitos, desde os mais simples aos mais exigentes, que poderão ser atendidos. Por exemplo, será possível atender aplicações críticas como as da área de saúde que também exigem alta confiabilidade da rede, além de setores como entretenimento, marketing, etc.

Novas possibilidades com a 5G

Photo by Jack Sloop on Unsplash

Sendo assim, a implantação de uma rede 5G numa determinada região oferecerá não somente uma forma mais eficiente na comunicação, mas a possibilidade de desenvolvimento de aplicações móveis com alto desempenho, confiabilidade e escalabilidade que abrem um leque de oportunidades para empreendimentos.

Este artigo é resultado da iniciativa de cooperação em P&D entre o Núcleo VIRTUS e Laboratório Embedded da UFCG, em parceria com as empresas Nokia e TIM.

--

--

Virtus/UFCG - 5G Team
Embedded UFCG

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em tecnologias 5G do Virtus/UFCG — Brasil / 5G tech Research and Development Team at Virtus/UFCG — Brazil