Por que você deveria fazer parte do time de produto da EmCasa?

Gabriel Laet
EmCasa
Published in
4 min readMar 10, 2020
Time de produto, design, engenharia e dados da EmCasa

Entre todas as apresentações das empresas que toparam o desafio de transformar o mercado imobiliário, você vai encontrar um slide em comum: a transação mais importante da vida das pessoas é a compra/venda de um imóvel.

Destas empresas, as que entram no espectro de proptechs, também terão um ponto em comum: tecnologia e dados terão um papel crucial para permitir eficiência, menos burocracia e uma experiência fluída para pessoas que querem comprar e vender um imóvel.

O debate sobre tecnologia dentro do mercado de real estate não é novo, e já existem diversas análises sobre os diferentes modelos de negócio e o papel da tecnologia em cada um deles. Aqui na EmCasa, gostamos de nos enxergar como uma customer-centric company — onde tecnologia, produto, dados, marketing, vendas e operações estão alinhados em um único objetivo: transformar a experiência de compra e venda no Brasil.

O que acreditamos é, que para transformar, precisamos cuidar da jornada completa, de ponta a ponta. Desde entender o perfil do cliente, ajudar na busca do imóvel ideal, auxiliar o cliente em entender com transparência todas as etapas da compra e venda de um imóvel, facilitar o financiamento, garantir assessoria jurídica — e entregar um único ponto de contato, com um time de especialistas por trás, que se beneficiam de tecnologia e dados para entregar uma experiência incrível para os clientes.

O modelo da EmCasa permite que essa transformação aconteça, porque:

  • Temos um time de vendas altamente capacitado e treinado, com remuneração fixa e os incentivos alinhados para realizar a melhor transação para compradores e vendedores;
  • Time jurídico dedicado a desbloquear todas as burocracias que envolvem o processo de compra e venda, sem cobrar nada para os nossos clientes;
  • Time de especialistas em crédito, que auxiliam o cliente no processo de financiamento;

Ter esse time de especialistas em diferentes áreas, nos coloca em uma posição super privilegiada de conseguir impactar a jornada do cliente, tendo autonomia em toda a jornada. Nós como time de produto, atuamos em transformar a experiência do cliente incluindo tecnologia em todas as etapas, e mudando os processos internos em torno dos avanços de produto.

Esses são os 4 pontos mais importantes em como nós da EmCasa entendemos o time de produto:

#1 Product Management para estratégia
O objetivo dos nossos PMs é simples: desenhar a estratégia de produto para atingirmos os nossos objetivos de negócio. Atuam em conjunto com stakeholders para termos um alinhamento constante e com o time de engenharia, dados e design para fornecer contexto dos desafios, acompanhar os indicadores e dar espaço para o time desenhar as soluções em conjunto. Não seguimos nenhuma metodologia a risca, gostamos de ter um approach lean e acreditamos que visão é mais importante que um roadmap de 1 ano super detalhado no Jira.

#2 Design para solução de problemas
Nosso time de design dedica boa parte do tempo com PMs e stakeholders para planejar, executar e medir todas as mudanças na jornada do cliente. Pode chamar de Service Design, UX ou como quiser: o time arquiteta mudanças para o cliente ao mesmo tempo em como serão as repercussões internas. Cada designer é responsável por uma parte importante do negócio e atua como um par do PM.

#3 Engenharia e Dados com contexto e autonomia
Nosso foco não é ter controle sobre a produtividade do time de engenharia. Acreditamos que a fórmula para entregarmos a nossa estratégia de produto, é ter um time técnico altamente qualificado, com muito contexto e muita autonomia.

Trabalhamos com diferentes tecnologias, e não contratamos o time técnico buscando especialistas em linguagens específicas, queremos um time que escolha as ferramentas ideais para entregar as soluções aos nossos desafios:

  • Nosso código é escrito em Elixir, Python e JavaScript — com a infraestrutura na AWS; utilizamos PostgreSQL, ElasticSearch e DynamoDB;
  • O frontend possui diferentes aplicações (incluindo um PWA), feito com React, GraphQL e server-side rendering;
  • Desenvolvemos o nosso próprio AVM (para precificação dos imóveis) e temos diversos data-products em produção que são cruciais para o negócio;
  • Para dados, utilizamos Amplitude para comportamento dos usuários, e Looker para todas as análises de negócio.

#4 Entrega contínua, descoberta contínua
Para provar nossa visão, precisamos constantemente testar. E testar é colocar em produção, medir e validar — não ter medo da mudança e dos riscos que são necessários para mudar um mercado. Evitamos MVPs e grandes apostas: escolhemos o caminho de entregas menores, com frequência que validem o nosso rumo.

Em quase 2 anos do time de produto e tecnologia da EmCasa, estamos diariamente entendendo melhor os desafios desse mercado e constantemente explorando a combinação de uma experiência com tecnologia, automação e interação humana aonde for necessário.

Se você se interessou pelo o que leu aqui ou quer entender mais do nosso desafio, nós estamos contratando!

--

--