EMET .5 - O Sacrifício do Cordeiro

.5

"Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”
"Mas Jesus, com um alto brado, expirou. E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo." Marcos 15:34,36–37

Apesar de ter nascido em um lar cristão, eu só tive uma real idéia do peso e do significado da semana em que lembramos a morte e ressureição de Cristo alguns anos atrás, quando estava na Jocum. Foi um final de semana que ficou na minha memória. Lembro que uma parte da minha turma se juntou na sexta-feira após a aula, assistiu o filme "Paixão de Cristo", falamos brevemente sobre o filme e os acontecimentos ali retratado, e comemos macarrão com carne moída (era o que tinha). No sábado pela manhã, eu viajei com mais 2 colegas para Sidney, e no domingo, estávamos na igreja celebrando a ressurreição de Cristo, o Cordeiro que foi morto pelos pecados da humanidade. 
Nessa semana, todos os links dessa newsletter tratam desse mesmo tema, a morte e o sacrifício de Cristo.

Pregações

"As 7 Palavras da Cruz" - Rev. Hernandes Dias Lopes
Essa semana temos, novamente, duas pregações, e de forma curiosa, são os mesmo dois pastores da primeira edição dessa newsletter. No último domingo, o Rev. Hernandes Dias Lopes falou sobre as 7 palavras que Cristo fala na Cruz. Você pode baixar a mensagem em formato de áudio aqui.(o link expira em 7 dias)

"The Lamb That Was Slain (O Cordeiro que foi morto)"- Pr. Chris Twinn
Chris Twinn foi um dos meus professores na Jocum, e nessa pregação, ele mostra como o sacrifício de Cristo na cruz corresponde, passo a passo, ao sacrifício do cordeiro na celebração da Pessach. Você pode baixar a mensagem em formato de áudio aqui.

Música, Vídeo, Artes, Literatura, etc

"As "Estações da Cruz" eram uma prática em que peregrinos refaziam os últimos passos de Jesus, de Jerusalém até o Calvário. Como forma de compartilhar esses momentos com as pessoas que não podiam ir até Jerusalém, foram criadas as estações de meditação."
Scott Erickson é um artista cristão, morador de Portland, nos EUA, que durante a quaresma, resolveu retratar essa prática nas paredes da calçada da igreja, para que todos os que passassem por ali, pudessem refletir sobre o sacrifício de Cristo. A igreja que ele faz parte explica cada uma das estações aqui nesse link.

Smalltown Poets é uma das minhas bandas favoritas (se não a favorita), não só pela melodia, mas pela riqueza teológica das letras. E nessa semana, eles separaram 6 músicas para ajudar na reflexão da semana. E você pode escutar todas elas aqui:
Beautiful, Scandalous Night (Spotify / YouTube)
Clean (Spotify / YouTube)
Love So Divine (Spotify / YouTube)
Trust (Spotify / YouTube)
We Will Continue (Spotify / YouTube)
Grace Is A Song (Spotify / YouTube)

***

Chegamos ao final dessa edição! Espero que ela tenha sido interessante e relevante para você! Caso queira recomendar algo, é só comentar abaixo. Se você quiser assinar a newsletter e receber a lista semanalmente em seu e-mail, é só clicar aqui. Se gostou, indique para alguém. Lembrando que as edições passadas estão aqui. Você pode seguir essa newsletter também no Twitter, Facebook, Instagram, e em breve em outras redes.
Até a próxima semana!

Felipe Câmara
Twitter // Instagram // etc.