Porque é Importante Automatizar a Gestão de Inventário?

Mirla Ferreira
Emeteclass em Português
2 min readJan 26, 2019

A gestão de inventário inclui aspectos como controlo de ativos fixos, controlo da quantidade de produtos para venda, armazenamento e controlo de ordens de compra. Hoje, vamos focar simplesmente no aspecto de controlo de ativos fixos e controlo da quantidade de produtos para venda.

Como as empresas controlam o inventário?

Existem diferentes formas de controlar o inventário. Depende do tipo de empresa, do tipo de inventário e do tamanho da mesma. Existem muitas empresas que levam o inventário de forma automatizada, fazendo a gestão de forma controlada, existem outras que levam uma listagem de inventário em folhas de cálculo. Nestas folhas de cálculo criam colunas com o nome, referencia e quantidade em stock.

Algumas empresas têm estas folhas de forma centralizada, isto é, uma só pessoa altera a folha, outras as têm numa pasta partilhada, onde várias pessoas conseguem alterar a informação. O certo é, que independente da forma como “trabalha”, ao pouco tempo, a folha fica desatualizada, não permitindo mais ter confiança sobre a quantidade dos artigos a controlar. Perde-se confiança na informação, e torna-se à contagem manual novamente, para tentar, mais uma vez, ter a noção de qual é exatemente o inventário da empresa.

Uma solução com valor para o negócio

Obviamente que existem formas mais seguras para levar o controlo que uma folha de cálculo. Automatizar é uma solução, segura, confiável e estratégica.

A automatização pode ser um processo complexo, caso se pretenda realizar tudo de uma só vez. Mas, pode-se simplificar começando por automatizar um processo de cada vez.

No respeitante ao processo de contagem das peças, existem no mercado vários tipos de soluções. Para codificar os artigos podemos:

  • Escolher o tipo de código: Código de Barra, Qrcode, ou RFID (acrónimo de “radio-frequency identification” ) onde o código é lido por um leitor de ondas de rádio. Os primeiros são conhecidos como códigos passivos, os segundos como códigos ativos.
  • Escolher o melhor código dependendo do tipo de inventário (têxtil, calçado, móveis, etc.),
  • Escolher o tipo de código dependendo do objetivo e frequência da contagem.

O controlo do inventário é fundamental para o negócio. Permite criar estratégias adequadas para os ativos, os produtos, e ir monitorizando o desempenho da empresa. É uma mais valia num mercado competitivo como o de hoje.

Não permita que a falta de controlo, o excesso ou a falta de inventário interfira no bom desempenho da sua empresa.

Está interessado em controlar de forma automatizada o seu inventário? Pode entrar em contato connosco em emete@emete.com, ficaremos contentes em conhecer os seus projetos.

Siga-nos no facebook, twitter, linkedin.

--

--

Mirla Ferreira
Emeteclass em Português

Project Management Consultant & Trainer @emeteclass. Co-founder and speaker @1floorchallenge. Mom from Sept 1994 until forever.