8 dicas para superar o bloqueio criativo e se manter produtivo

Larissa Rezende
eMotion Studios
Published in
3 min readMay 9, 2020

Veja maneiras fáceis de resgatar a criatividade e se manter produtivo.

Independente de sua área de atuação, a criatividade é um elemento fundamental para criar soluções para várias situações que são apresentadas. Mas em determinados momentos pode-se não conseguir evoluir nesta construção e chamamos este momento de bloqueio.

E deve-se perguntar porque isso acontece, né?! Ele pode acontecer por diversos motivos, seja por medos, traumas, experiências negativas, sobrecarga etc. E o gatilho para que aconteça é a cobrança, o nervosismo e a obrigação que se determina de ter foco, dentre outros. E quando há o bloqueio, compromete a produtividade, e pode impedir alguma progressão.

A boa notícia é que estes momentos podem ser reconhecidos e corrigidos. E com isso, você superar uma dificuldade e estar a frente para novos desafios, inclusive com maior produtividade. Então bora conhecer algumas dicas para resgatar a criatividade em momentos de bloqueio?

1- Ser uma pessoa dedicada e disciplinada a buscar novas ideias: e uma dica aqui é estar em movimento. O movimento contribui para ativação do cérebro. Pode ser com a prática de atividade física ou apenas circular pela casa ou empresa, mesmo sendo rápido, é forma de arejar os pensamentos.

2- Permita interação com pessoas e situações: esteja aberto a diversidade seja de opiniões e estímulos. Vale interação com novas pessoas, novas leituras, novos filmes, jogos, série, observar novos negócios, novos estilos musicais e/ou outras atividades que fizerem sentido para você. Esta é uma forma de manter o cérebro criativo, pois estará recebendo novas informações. Tire momentos em seu dia para fazer isto.

3- Seja crítico e analítico com as coisas: pense que elementos novos você aprendeu e como podem agregar ao seu ponto de vista atual.

4- Permita ideias sem censura: tudo pode contribuir para o processo criativo, inclusive o som de uma letra e assim, vem a próxima dica.

5- Anote suas ideias e pensamentos: carregue sempre contigo um bloco de anotações. No início pode parecer estranho e ser difícil, mas pode ser fundamental para criar o hábito de estar atento a detalhes, de “escutar” os seus pensamentos e aos poucos, se tornará natural. E irá perceber que muitas vezes pensa de forma “desestruturada” mas que lapidando se torna ideias aplicadas e de sucesso.

6- Coloque em prática novos hábitos: pode ser novos caminhos e trajetos, novas comidas, praticar um novo esporte etc. Esteja sempre disposto a aprender e exercitar novos olhares.

7- Não apenas trabalhe, mas também brinque, divirta-se e descanse: relaxar a mente contribui para que o inconsciente atue e contribua com novos insights. E é fundamental também para que ele não falhe devido a fadiga. No decorrer do trabalho, crie momentos para pausa.

8- Compartilhe suas ideias: Escolha pessoas de confiança e converse. Pode ser momento para formar novas soluções ou apenas um bate papo que o faça sentir melhor. Fato é que sempre que conversamos com pessoas diferentes de nós, temos novos estímulos e a oportunidade de atualizar nossa mente. Neste momento também podemos ter feedbacks, e eles são ricos pois é momento de colocar nossa ideia a prova e já pensar em adaptações necessárias.

Permita conexões. Pratique esta ideia sempre!!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos! Siga a gente nas redes sociais também.
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

Larissa Rezende
eMotion Studios

Psicóloga & Coach. Apaixonada por desenvolvimento humano e superação. Talent Acquisition e Business Partner na eMotion Studios https://linktr.ee/larissarezende