Estratégias de marketing: como dialogar com os clientes

O sucesso de um empreendimento depende de estratégias de marketing bem-feitas, capazes de fazer a marca dialogar com o cliente da maneira mais eficaz.

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
4 min readSep 4, 2019

--

Um bom negócio necessariamente precisa de boas estratégias de marketing para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Não importa se o seu empreendimento é voltado para o grande público ou se ele atende às necessidades de outras empresas. Saber dialogar com seu público-alvo vai poupar tempo e dinheiro e ajudar a construir a identidade que você quer para sua marca.

Hoje, temos diversas opções de estratégias online que, por natureza, são mais baratas e têm resultados mais fáceis de mensurar. Delas, destacam-se o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing, as redes sociais e o e-mail marketing (só para citar algumas).

Mas qual é a melhor para seu negócio? Qual é a preferida dos clientes? Tudo depende muito do seu ramo de atuação e de várias características do seu público. Antes de gastar dinheiro à toa com tendências e modas, conheça mais as ações que vão aproximá-lo(a) de seus clientes.

Como definir as estratégias de marketing certas

As estatísticas podem ser grandes aliadas na hora de planejar e executar suas estratégias de marketing. No entanto, elas não podem ser tomadas como regras. Um exemplo: durante muito tempo, pregava-se que você deveria estar onde seu concorrente estivesse. Essa máxima é equivocada, pois obriga a investir tempo e dinheiro em algo que pode não dar retorno. E assim você desperdiça chances de atuar na rede social em que você é forte de verdade.

Com isso em mente, saiba que tendências servem apenas para auxiliar no planejamento. Suas estratégias serão as ações que você colocará em prática para atingir as expectativas do seu negócio. O esforço tem como objetivo dar visibilidade, atrair clientes e conferir autoridade à marca.

A escolha de onde você irá veicular seu anúncio — no Instagram, Facebook ou Youtube — vai depender de onde estão seus potenciais consumidores. Uma pesquisa aponta que 90% das pessoas pesquisam no Google antes de adquirir um produto ou um serviço. É muito improvável que seu cliente não esteja nesse grupo. Seu empreendimento precisa ser encontrado na busca orgânica e, em alguns casos, nos anúncios também.

Um bom ponto de partida para descobrir como dialogar com seu cliente é construir personas. Elas são pessoas imaginárias, mas baseadas em comportamentos reais, que vão lhe permitir conhecer o consumidor. Ao construí-las, você conseguirá entender melhor quem pode se interessar pelo seu negócio e quais são os hábitos desses potenciais clientes.

Após a fase de pesquisas de hábitos e interesses, é hora de identificar o tipo de estratégia on-line que será mais interessante para você.

Inbound Marketing: a estratégia de atração

Também chamado de marketing de atração, o Inbound Marketing faz o caminho invertido do Outbound. A proposta dele não é chegar ao cliente com uma oferta, mas encantá-lo com um conteúdo relevante e útil para a decisão de compra.

Ao fazer uma busca pela empresa no Google, a pessoa encontra um blog que oferece e-books, infográficos e textos interessantes. Ela deixa o e-mail e passa então a receber mais materiais — e percebe a necessidade de consumir o que você oferece. É o famoso funil de vendas. Ao fim, quando é tomada a decisão, o consumidor sente que ela partiu dele e não de você.

E a relação não para por aí: agora que você o conquistou uma vez, é hora de torná-lo um cliente fiel — e quem sabe até um promotor da marca.

Marketing de Conteúdo: o que falar para o seu cliente

Aliada ao Inbound, a estratégia de Marketing de Conteúdo faz com que sua empresa apareça à frente de seus concorrentes no Google. Lembra que falamos sobre a importância disso no começo do texto? Um conteúdo interessante, bem escrito e que segue algumas regrinhas é essencial.

Além de escrever bem, o ideal é utilizar o SEO a seu favor. Em tradução literal, SEO é uma otimização dos mecanismos de buscas. É um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas a posts em redes sociais, blogposts, podcasts, vídeos e vários outros formatos. Para utilizá-las de forma correta, você pode recorrer a ferramentas que vão ajudar a levantar palavras-chave, como o próprio Google Keyword Planner.

Redes sociais x e-mail marketing

Duas estratégias de marketing importantes, elas têm funções diferentes, mas que levam ao mesmo objetivo: falar com seu cliente da maneira correta.

Vamos começar falando dos pontos positivos das redes sociais:

  • Servem como porta de entrada para o funil de vendas;
  • O conteúdo gera engajamento;
  • São úteis para solucionar problemas pós-vendas;
  • Permitem conhecer melhor o consumidor.

Já o e-mail marketing tem como características:

  • Trabalhar o cliente dentro do funil de vendas;
  • Envio de comunicados importantes e promoções;
  • Dar a impressão de atendimento personalizado;
  • Provocar gatilhos mentais no consumidor e melhorar as vendas.

Resumindo

O melhor caminho para desenvolver estratégias de marketing eficientes é entender o consumidor, suas necessidades e em que canal ele está. Dessa forma, o diálogo flui de uma maneira eficaz, e você não perde tempo ou dinheiro. Faça testes no começo para descobrir quais são as melhores redes, qual é a melhor forma de trabalhar e-mail marketing e quais são os assuntos mais interessantes para um blog.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para seguir nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br