O que é necessário para criar um produto digital?

Em alta no país, um produto digital depende de habilidade e visão estratégica para virar realidade — mesmo que o empreendedor não domine o assunto.

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
3 min readOct 31, 2019

--

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em produto digital? Também chamados de infoprodutos, eles são aqueles materiais distribuídos no meio online. Estamos falando de e-books, músicas, vídeos, podcasts e outros.

A grande vantagem desse formato, sem dúvida, é a possibilidade de ser acessado em qualquer lugar do mundo. O segundo aspecto positivo é o baixo custo, já que não há gastos com transporte, envio ou qualquer trabalho físico. Bom para o consumidor e para o produtor do conteúdo.

Se quiser investir num empreendimento mais simples ou lucrar com uma paixão (ex.: gastronomia), os produtos digitais serão boas opções. Basta atender a alguns critérios e ter competências básicas.

Como funciona um produto digital

Planejamento e espírito empreendedor são primordiais para quem quer começar a investir no digital. Afinal, é um mito a ideia de que você vai ganhar muito dinheiro logo de cara! Como qualquer outro empreendimento, é preciso trabalhar bastante para ter lucro.

Como já falamos, os serviços oferecidos pela internet se caracterizam como produtos digitais — e eles podem ser feitos em casa ou em parceria com agências e outros empreendedores. Se você não souber diagramar e quiser fazer um ebook, poderá criar o texto e propor uma divisão dos lucros, por exemplo.

As possibilidades de distribuição também variam. É possível escolher uma plataforma, como a Hotmart, criar seu próprio site, montar uma página no Instagram, fazer um grupo de WhatsApp ou uma comunidade no Facebook.

Tudo depende do que é o produto digital. Um exemplo: o instrutor fitness americano Shaun T criou um treino superintensivo, o Insanity. O negócio fez tanto sucesso que até aqui no Brasil a moda pegou. Além do DVD e da venda dos vídeos no site, os alunos tinham acesso a um grupo fechado no Facebook, no qual recebiam orientações de alimentação e outros benefícios exclusivos.

Quais são as competências necessárias

O primeiro passo para fazer seu próprio produto digital é ter uma ideia que agregue valor às pessoas e saber como passá-la adiante. Mesmo que você não seja especialista no assunto, é possível reunir as informações mínimas necessárias e criar o conteúdo.

Aspectos fundamentais para fazer um produto de sucesso:

1) Escolher o assunto: existem diversas formas de escolher um tema. Será mais fácil se for algo de seu próprio interesse, que desperte sua paixão. Isso vai motivá-lo(a) a buscar mais sobre algo de que gosta. Pesquise, use ferramentas como o Google Trends e descubra se as pessoas também vão se interessar.

2) Saiba como falar: a habilidade de passar a massagem é outro fator determinante, principalmente se seu infoproduto for vídeo e podcast. Caso você não saiba, que tal consumir um produto digital para aprender? Assim você já tem um exemplo prático. Por exemplo: você quer falar sobre gestão de tempo, mas não está 100% seguro. Veja o que e como outras pessoas falam a respeito do tema.

3) Não seja aventureiro: pesquisar o mercado e seus concorrentes e avaliar se seu produto é bom são passos importantes. Qualquer empreendedor sabe que testar o negócio antes de lançá-lo é a melhor opção. Ao agir assim, você consegue corrigir erros, fazer melhorias e até evita acusações de plágios. E ainda coloca preços compatíveis com o mercado.

Quais são os produtos mais populares no Brasil?

  • Audiovisual: videoaulas, webinários, audiobooks e podcasts;
  • Texto & imagem: e-books, templates e newsletters;
  • Serviços: jogos e pacotes de serviços;
  • Tecnologia: aplicativos, sites para membros e softwares.

Em resumo

Um produto digital é aquele que, distribuído online, abrange vídeos, podcasts, e-books, sites para membros, aplicativos etc. Para criá-lo, você não necessariamente precisa de uma habilidade específica. É primordial ter interesse em aprender e pesquisar, além de se dedicar ao seu projeto. Depois, é só selecionar a melhor plataforma de vendas e acreditar no seu trabalho.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para seguir nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br