Investir em startups: veja os melhores mercados para investir

Riscos e grandes lucros: o equilíbrio necessário na hora de investir em startups. Veja o que está em alta no mercado.

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
4 min readSep 4, 2019

--

O “mundo tech”, nos últimos anos, vem roubando a cena quando se fala em investir. O “boom” das startups trouxe maior visibilidade para esse mercado e, com isso, um alto investimento no setor. Segundo dados da Associação Latino-americana de Private Equity e Venture Capital (Lavca), só no Brasil o investimento foi de US$ 1,3 bilhão (R$ 5,1 bilhões) em 2018, um aumento de 51% em relação a 2017.

Então para onde está indo boa parte desse dinheiro? A resposta não pode ser absoluta, já que cada ecossistema de inovação tem seu nível de maturidade, e é provável que cada país dê atenção especial a determinados mercados. Um exemplo disso é Frankfurt, na Alemanha, como grande referência em startups financeiras ou fintechs.

Por que investir em startups

O grande diferencial dos investimentos comuns para os de capital de risco é, sem dúvidas, a expressividade do retorno. Como as startups têm uma alta escalabilidade, é possível obter um retorno muito alto em um curto período de tempo, o que não acontece com empresas tradicionais que oferecem ações na bolsa, por exemplo.

Além disso, há uma maior proximidade entre investidor e empresa. Isso porque os investidores costumam conhecer as pessoas que dirigem o negócio, tendo com elas uma relação mais estreita que não seria possível em empresas de grande porte.

Mercados para investir

Com tantas startups nascendo, fica difícil saber quais são as mais atrativas e quais são os melhores mercados para investir. Algo que auxilia na identificação das melhores oportunidades é analisar relatórios globais de inovação. Um dos mais famosos é o Global Startup Ecosystem Report da Startup Genome — organização que ajuda a desenvolver ecossistemas por meio de estratégias baseadas em dados.

Ao olhar para o futuro e identificar tendências, podemos apontar alguns setores em destaque. Veja abaixo aqueles com maior crescimento — e que geram expectativas de uma grande movimentação financeira:

Inteligência artificial — IA

Tratada como a combinação de diversas tecnologias que permitem que as máquinas percebam, compreendam, aprendam por conta própria ou complementem as atividades humanas, a IA é considerada por muitos a futura grande responsável pelo crescimento econômico dos próximos anos.

Essa inovação, que se desenvolve cada dia mais com a ajuda de outras tecnologias, como o Big Data, é alvo fácil de investidores. Então, se você vir alguma startup que utilize IA como meio de entrega de sua solução, fique atento!

Robótica e manufatura avançada

Também chamado de Indústria 4.0, o setor é, sem dúvidas, um dos mais promissores. Isso porque as aplicações são múltiplas. Nessas indústrias inteligentes, linhas de montagem e produtos “conversam” ao longo do processo de fabricação e de produção. A expectativa é que, num futuro tecnológico próximo, máquinas fabriquem continuamente e sob medida (com um baixíssimo índice de defeitos) diferentes componentes encomendados pelo sistema logístico — e sem a interferência de funcionários.

Várias tecnologias prestam suporte para tornar essa revolução possível, como a IA, cloud computing e IoT — Internet of Things (ou Internet das Coisas, em português). Mas não para por aí: até o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizou um estudo sobre os impactos dessa tecnologia no Brasil.

Com toda essa atenção voltada para o setor, fica evidente sua importância. Assim, fique de olhos abertos para empresas que seguem nessa linha.

Tecnologias para agricultura

Com o aumento populacional e o problema das pragas, é inegável a necessidade de encontrar uma maneira para melhorar a produtividade das plantações. Por isso, soluções que tragam como efeito um aumento na produção de commodities — ou uma redução dos recursos usados nas plantações — serão extremamente valorizadas.

As tecnologias no campo vão dos sensores que identificam as condições da plantação e o uso de veículos e máquinas controlados por software em um dispositivo móvel aos drones como identificadores de problemas na plantação.

Energia

Cada vez mais, o consumo de energia é um problema para a saúde do planeta. Assim, as startups que trouxerem como proposta a redução do impacto ambiental serão muito bem recebidas no mercado.

Fique atento às empresas que trabalham com energias renováveis como a solar. Outra tendência são os motores e as baterias destinadas a veículos e máquinas — que podem revolucionar também o setor de transportes.

Segurança e privacidade

Este é um dos setores mais comentados na mídia: são diversos escândalos envolvendo vazamento de dados de usuários/clientes por parte de grandes empresas. Por esse motivo, as tecnologias de segurança que surgem a cada dia são vistas de modo otimista por parte de investidores. O que torna isso algo interessante é o fato de a dor ser global, já que ninguém se sente bem tendo dados e informações soltos mundo afora.

Logicamente, o uso da segurança ultrapassa barreiras de mercado. O Blockchain, por exemplo, trouxe um impacto enorme para o setor nos anos recentes.

Outro exemplo são as tecnologias de reconhecimento, que, com extrema velocidade, vêm ocupando cada vez mais espaço em nossas vidas. Basta olhar para os smartphones para identificar isso: a grande maioria tem um sistema de segurança que se baseia no usuário único do aparelho — com identificador de digitais, rostos e retina.

Em resumo

Investir em startups é uma ótima oportunidade para quem busca um retorno mais breve. No entanto, os riscos são a contrapartida dessa promessa. Para um investimento inteligente, é necessário analisar o mercado e as tendências para o futuro. Relatórios globais são uma boa companhia nesse caso — leia-os e retire bons insights para usar na hora de escolher onde depositar suas fichas.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para seguir nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br