Mãe em home office em tempo de pandemia!

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
3 min readMay 5, 2020

Renata Gomes, nossa Diretora de operações da 1BMG, conta como está conseguindo conciliar trabalho e maternidade neste momento.

O título do texto já assusta, não é? Tenho visto muitos posts e memes de mães se descabelando, revoltadas com o homeschooling, e ao mesmo tempo, tantas mães sentindo-se culpadas por ter tempo agora, mas não conseguir curtir a oportunidade de estar com os filhos… Pois bem, vou contar aqui um pouquinho de como estou me sentindo, e deixar umas dicas pra passarmos por esse tempo e sairmos diferentes, transformados e mais fortes!

Sou mãe do João Francisco (9 anos) e Filipe ( quase 7) e sou diretora de operações da 1BMG, uma startup da eMotion Studios.

Tenho visto, esse momento como uma excelente oportunidade de um tempo rico como mãe, porque estou tendo tempo diário com meus filhos, e como profissional, o projeto que estou à frente é um desafio constante que adoro acordar todos os dias e realizar! Mas como equilibrar essas duas realizações? Conto aqui 5 ações que tenho seguido para fazer dar certo!

1 — Tenha um espaço organizado para trabalhar. Na 1ª semana, estava na mesa da sala, que fica no centro do meu apto, e nas reuniões ia para o quarto, era uma confusão…se você não tem um lugar reservado, é o tempo todo interrompido, pela tv, pelos filhos, pelos barulhos da cozinha… na 2ª semana, consegui fazer meu cantinho, com uma mesa só pra mim, uma cadeira confortável e isolada do resto da casa.

2 — Tire o pijama. É importante que o nosso cérebro entenda que estamos prontos para o trabalho e no meu caso, além de tirar o pijama, meu ritual é passar uma make básica…rsrs uma base pras olheiras e um batom, no mínimo. Isso me faz estar pronta para as reuniões de vídeo e meus filhos ficam atentos que a mamãe está pronta para o trabalho, é um bom sinal pra eles, de que é horário da mamãe trabalhar.

3 — Faça combinados. Na porta do quarto que estou usando como escritório fiz uma plaquinha pra quando eu precisar que a porta fique fechada, o que acontece quando tenho reuniões que preciso de mais concentração. Exemplos de combinados: se precisarem de ajuda podem entrar mas falar baixinho ou por mímica, e eles adoram… um deve sempre cuidar do outro; devem sempre ter o dever de casa em dia pra terem os jogos liberados… etc e sempre que possível envolvo eles nas minhas atividades, como nas fun fridays eles estão sempre me acompanhando.

4 — Separe um tempo pra ficar com os filhos. Após meu check-out sempre separo um tempo pra eles, pra jogar um jogo de tabuleiro, baralhos, pra sentar no quarto de brinquedos e montar um lego. É legal pra eles que já se programam pra esse tempo e pra mim, que me desligo do trabalho e entro no mundo da imaginação deles. Mesmo antes da pandemia, sempre achei importante separar as coisas, no trabalho me desligo 100% dos problemas de casa, dos filhos, e com os filhos, desligo a chave do trabalho. E agora em home office não é diferente, mas é preciso programar bem os horários e fazer um esforço para cumpri-los.

5 — Peça ajuda. Quando fazia home office sem a quarentena, era fácil… pq os meninos iam pra escola, mas agora é tempo integral com eles, então dividimos as tarefas, por aqui, tenho ajuda do pai, que passa as tardes com eles, mas vale a ajuda da avó, dos tios, de quem estiver por perto.

Poderia falar aqui de tantas outras experiências que tenho tido, em resumo, a lição que tenho aprendido é que sairemos dessa quarentena em um mundo diferente, um “novo normal”, então, que nós possamos também estar diferentes, e que possamos lembrar desse tempo, como uma oportunidade de crescimento, amadurecimento e cheios de esperança por um mundo melhor pra nossas famílias e amigos!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos! Siga a gente nas redes sociais também.

Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br