Modelo de negócio: o que é e sua importância

A amplitude da abordagem do modelo de negócio faz dele a chave do sucesso para sua empresa. Chegou a hora de escolher a estrutura do seu empreendimento!

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
5 min readSep 4, 2019

--

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, a falta de planejamento e o despreparo dos empreendedores estão entre os motivos para um elevado número de empresas fecharem as portas nos primeiros dois anos de vida. Sendo assim, a trilha a ser percorrida pelos empresários deve ser muito bem planejada — e demanda a aplicação de conceitos que, apesar de muito falados, são pouco aplicados por quem inicia um negócio, como o modelo de negócio.

Segundo Alex Osterwalder, criador do Business Model Canvas e autor do livro Business Model Generation — que já vendeu mais de um milhão de cópias em 30 idiomas diferentes — , o conceito remete à descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor. Você deve estar se perguntando: “Mas como assim?”. Pode parecer vago, mas a ideia é simples:

O que é o modelo de negócio

Em síntese, a amplitude da abordagem do modelo de negócio faz dele a chave para o sucesso de uma empresa no mercado. Nele, você irá estruturar de maneira ampla cada etapa que constrói sua atividade. Em outras palavras, é o que retrata sua maneira de atender os clientes — levando em conta sua forma de obter receita, a geração de valor para quem utiliza sua solução e como você relaciona as entregas com seu modo de trabalhar.

A ferramenta, hoje aplicada por diferentes tipos de organizações, teve seu início com o crescimento das empresas de tecnologia. A forma de entregar os produtos e serviços era diferente da tradicional, o que acabou por demandar novas estratégias, adotando especificidades de cada negócio, para, no fim, haver mais assertividade na geração de valor para o cliente, além de gerar mais lucro.

Elementos de um modelo de negócio

Para a composição do modelo de negócio, existem algumas etapas a serem preenchidas; são 9 no total, que formam o Canvas, um quadro composto por todas as etapas, facilitando a visualização e compreensão do modelo de negócios pelo empreendedor.

Os elementos são:

Parcerias-chave

Nesta etapa, preencha as parcerias que contribuem para aquilo que a empresa entregará ao cliente. São elas: terceirizações, fornecedores, alianças e contratos formalizados.

Atividades-chave

Neste espaço, descreva as atividades que sua empresa executa e que atribuem valor a quem adquire sua solução.

Recursos-chave

Aquilo que é necessário para executar as atividades que gerarão valor para o cliente. Pode ser uma máquina, pessoal especializado, local com especificações próprias para a atividade, etc.

Proposta de valor

Neste campo, você irá mostrar o que de fato sua solução faz, quais os benefícios para quem a utiliza e quais diferenciais ela apresenta em relação aos seus concorrentes. Esse critério é o que fará seu cliente acreditar em sua solução e adquiri-la.

Canais

Aqui, você irá anotar quais são os caminhos do seu produto até o cliente, onde ele será disponibilizado e quem irá fazer o contato direto com o usuário/cliente final.

Relação com clientes

Não basta vender, é necessário manter uma comunicação com seus clientes. Neste momento, você apontará por que meio serão transmitidas as mensagens de sua marca. Entenda seu cliente e veja o melhor canal para atingi-lo.

Segmentos de mercado

A quem se destina sua solução? Busque identificar um perfil que poderá adquirir seu produto. É neste momento que entra a tão falada persona.

Fonte de renda

Coloque aqui suas fontes de entrada de dinheiro. Detalhe como você irá cobrar (se por meio de assinaturas, pagamento e liberação de uso, etc.) e quanto você pretende cobrar (de acordo com os seus custos e com o que seu cliente está disposto a pagar).

Estrutura de custos

Neste quadro, liste todos os custos que envolvem a execução das atividades que levam ao seu produto final. Isso irá auxiliá-lo(a) a estipular um preço para seu produto e identificar quais atividades necessárias para entregar valor custam mais.

Aplicação dentro de uma startup

Ao falarmos do sucesso atingido pelas startups no século XXI, devemos dar um peso especial a certos fatores. Um deles é o modelo usado por cada empresa para entregar valor ao seu cliente e, assim, quebrar a barreira competitiva em relação às empresas tradicionais.

A tecnologia em si merece devido destaque; contudo, é o modelo de negócio que comandará como as pessoas enxergam aquilo que você oferece. Vamos lá, o que faz da Netflix algo agradável? Se pararmos para pensar, o valor atribuído ao consumo de filmes em casa já existia antes. Aliás, eram bons os tempos em que você ia para uma gloriosa “locadora”, escolhia seus filmes e os levava para casa.

Então, o que mudou? A resposta é simples: o que mudou foi a forma de a empresa entregar seu valor (a possibilidade de assistir a um filme sem ter que deixar o conforto da sua casa para buscá-lo).

Perceba como essa mudança faz da tecnologia apenas um fim. E que, na verdade, o que norteia seu sucesso é “como você faz” — ou seja, seu modelo de negócio. Se a Netflix cobrasse por cada filme, como as locadoras faziam, talvez não tivesse tanta adesão quanto no modelo atual do “pague um valor fixo e veja quanto quiser”. Ou ainda se os filmes e as séries pudessem ser vistos somente na TV. Provavelmente muitas pessoas não pagariam.

Então, quando falamos de modelo de negócio, estamos dizendo que o produto final não será o único responsável pelo sucesso. É muito mais fácil um produto mediano — mas com um modelo ajustado — ter sucesso do que um produto excelente entregue de maneira errada.

Em resumo

Você viu que o modelo de negócio são fatores-chave no processo de criação e na escala de um produto/serviço. Ele é a resposta para o “como” sua empresa vai fazer as pessoas adquirirem sua solução e se sentirem satisfeitas com ela. Perceba que ter um modelo ajustado é a chave para o sucesso; não pense somente no produto, principalmente se ele não entregar algo muito disruptivo das soluções habituais. Clique aqui e conheça os modelos de negócio mais famosos.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para seguir nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br