Seis dicas para manter a saúde mental e emocional durante a quarentena

eMotion Studios
eMotion Studios
Published in
3 min readApr 7, 2020

Saúde Mental e Emocional x Isolamento Social em tempos de coronavírus

Por causa dos avanços do coronavírus no Brasil e no mundo, todos nós precisamos fazer a nossa parte para contribuir para que o vírus não prolifere ainda mais. Com isso, muitas pessoas estão vivendo em isolamento social, vivenciando a experiência de estar em casa sem visitar ou receber visitas, sem considerar contato físico com familiares e amigos, sem a possibilidade de ir a algum show, ao cinema ou realizar algo de sua rotina tradicional. Muitos estão trabalhando de forma remota, pedem comida e outros serviços (inclusive compras) pelo delivery, se exercitam em casa... E é justamente essa mudança no cotidiano, associada à incerteza do cenário atual, e aliada ao volume de informações - incluindo fake news -, faz com que aumente a ansiedade, o medo, as incertezas e a reação à perda da liberdade. Esse fato contribui para que algumas pessoas entrem em pânico e tenham dificuldade de manter o equilíbrio emocional.

Acreditamos que o caminho atual é de cuidados e precauções para que saiamos deste cenário da melhor maneira possível. Então o que fazer para manter o equilíbrio mental, minimizar possibilidades de estresse, ansiedade e insônia, e superar de forma saudável esta situação? Veja algumas dicas para colocar em prática:

  1. Reduza volume de informações sobre o assunto: filtre as informações recebidas e procure não ficar conectado todo o tempo. Este comportamento pode minimizar a ansiedade. Ah, ter acesso a informações de qualidade e em fontes confiáveis são essenciais neste momento, pois nos faz ter sensação de controle da situação!
  2. Mantenha o pensamento positivo: o rápido e intenso fluxo das informações pode provocar a sensação de caos, de que não é possível lidar com a pandemia, distorcendo a realidade. Você pode pensar na epidemia como uma situação passageira: e com esta atitude, estará contribuindo para acalmar a mente.
  3. Faça o seu planejamento: outra atitude importante é planejar suas tarefas e estabelecer uma rotina, já que ter um hábito regular traz equilíbrio. Isso vale inclusive para conciliar as metas profissionais e pessoais e ter disciplina para ambos. Lembre-se de incluir em seu planejamento coisas que gosta de fazer: considere momento de lazer e de descanso (como por exemplo: ler um livro, ouvir música, assistir a filmes, estudar, conversar com pessoas queridas).
  4. Cuide de seu corpo: busque se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas. Movimentar o corpo auxilia na produção de endorfina, que por sua vez ajuda no equilíbrio das emoções. Se antes do isolamento social você já praticava alguma atividade física, adapte e continue. Caso não tenha o hábito, é um ótimo momento para iniciar! Vale fazer uma caminhada no quintal, na garagem, nos cômodos da casa, pular corda, subir escadas, correr na esteira. Pode também seguir aulas online de personal trainers e de academias. Enfim, improvise! Além de ocupar seu tempo e distrair a sua mente, a prática de atividade física pode representar um desafio ou uma superação. Quando praticada com frequência, pode trazer a sensação de conquista, melhorar o humor, a autoconfiança e a autoestima, dentre outros benefícios.
  5. Descanse: lembre-se da importância do sono e descanse também! Ter um momento relax pode ser de grande valia. Quem sabe incorporar ou fortalecer a prática de meditação à sua rotina?
  6. Conecte com pessoas: atualmente temos muitas opções para interagir de forma virtual e isso é muito bom! Somo seres sociais e sentimos falta da socialização. Então aproveite e ligue para pessoas queridas, converse sobre assuntos diversos. Inclua no roteiro lembranças de momentos vividos ou planos futuros!

Estas são algumas dicas. Esperamos ter contribuído com vocês. De toda maneira, como cada um responde de forma distinta, é fundamental se observar e perceber o que está fazendo sentido em seu contexto. Em casos de ansiedade leve, estas dicas citadas podem aliviar e fazer bem, sendo mecanismos válidos e suficientes para o equilíbrio. Contudo, se você perceber que as sensações de medo, pensamentos de tensão constantes, irritabilidade, falta de ar, insônia, alteração na alimentação, estresse em vários dias seguidos e sintomas outros sintomas não passam, é hora de considerar a ajuda de um especialista.

E aí, gostou? Aproveite também para seguir nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br