Empatia ganha jogo.

Parece simples, mas empatia é um sentimento raro que quando usado pode fazer as pessoas realmente se importarem com o que você faz.

Empório Adamantis
Aug 8, 2017 · 3 min read

Na área da tecnologia e experiência do usuário, empatia já é um chavão, e que bom. Ela é essencial quando falamos em pessoas, é se colocar no lugar do outro, criar para além do nosso próprio umbigo. Empatia vale ouro, mas pouco se fala nela para empresas de outros ramos ou até para um modelo de negócio pessoal, quando na verdade ela é tão importante quanto.

Quando tratamos de pessoas, podemos traduzir empatia como aprendizado. Todo produto ou serviço tem um usuário e precisamos aprender com ele, observar, entender seus desejos. O mais complexo é: não existe fórmula para ser empático, se trata de interação humana onde tudo é complexo, variável, subjetivo. Mas então afinal, como ser empático?

Aprender, aprender, aprender.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/bb/3f/68/bb3f687845e7a94c7799858906cbd446.gif

Se você tem um produto ou serviço na mão ou quer colocar um projeto pessoal na rua, teste! Não precisar estar pronto, pode ser um protótipo, mas não lance nada sem saber a opinião de quem vai usar, de quem vai viver a experiência. Isso vale tanto para um site novo quanto para um currículo, não custa pedir a opinião das pessoas sobre.

Além de testar, é preciso estar aberto às opiniões e críticas que poderão surgir, não descarte nenhuma, absorva e implemente, o seu protótipo precisa atender as necessidades de quem vai usar, se não só vai se tornar mais um elefante branco na sala.

Empatia é ser gentil? Também.

http://gph.is/1OXCjCJ

Aprender exige simpatia, exige o bom e velho “jogo de cintura”, não tem como falar em empatia sem falar em tratar bem o seu público, consumidor ou quem vai receber o seu currículo. Aliás, se existisse uma regra sobre empatia, seria: seja gentil!

Sabe aquela frase que está no adesivo atrás do seu carro: “Gentileza gera gentileza”? Faz total sentido, se fossemos traduzir para um âmbito empresarial ela diria: “Inclua empatia na estratégia de RH da sua empresa”, afinal se as pessoas estão felizes trabalhando e você tem uma cultura de aprendizado, fica mais fácil elas se importarem com o que elas estão fazendo e para quem elas estão fazendo.

Precisamos aprender empatia com as máquinas.

http://gph.is/22YbwuZ

Sim, apesar de todo o preconceito natural que nós humanos temos para com as máquinas, precisamos aprender empatia, um sentimento humano, com elas.

Mas como assim, vocês são loucos?

Observe alguns celulares, por exemplo, eles reconhecem a rota que você faz todos os dias e identificam que você está indo para o trabalho, desta forma, 5 minutos antes de você sair ele começa a avisar sozinho se o trânsito está lento ou rápido. Isso é aprendizado, isso é empatia.

Por fim,

não existe fórmula para praticar empatia, mas existem dicas que podem evoluir a forma que você trata as pessoas:

É muita gentileza sua ter lido até aqui. Caso queira ir além, marque um coraçãozinho e compartilhe com clientes e amigos, assim vamos espalhar gentileza e tornar o mundo um lugar lindo pra se viver.

Beijos e abraços.

Empório Adamantis

Enxergamos que a colaboração, o compartilhamento e o empreendedorismo são mais do que tendências. São necessidades. Entendemos que a união de pessoas de diferentes pensamentos, aptidões e experiências amplifica qualquer ferramenta. Transforma a dedicação em algo bem maior:

Empório Adamantis

Written by

Empório Adamantis

Enxergamos que a colaboração, o compartilhamento e o empreendedorismo são mais do que tendências. São necessidades. Entendemos que a união de pessoas de diferentes pensamentos, aptidões e experiências amplifica qualquer ferramenta. Transforma a dedicação em algo bem maior:

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade