RJ Bush
EmpaFit
Published in
4 min readFeb 2, 2016

--

Empathy and Painting

Hi there.

The text below is the first of a series that explore the potential of empathy in our every day lives and jobs. We invited people from all kinds of areas — Science, Film making, Arts, Management, Architecture, to write about how empathy affects their work and their vision of the world. The idea here is to help you exercise the empathy muscles that you never thought you had in you.

Today’s guest is Tammy (Teresa Garcia-Marques). She’s a social scientist and also a painter. The text you are about to read is her vision of how empathy affects a painter’s artistic process applied to every painting we see in museums, galleries, etc. Tammy preferred to write in Portuguese (native language) and we kept it that way to avoid losing meaning in the translation.

Enjoy your empathy push-ups.

A tela à frente do meu olhar reflecte um branco de nada que apela a movimento meu. O leitor se me observasse não pressentiria esse apelo da tela, nem o perceberia se o conseguisse imaginar. Assim, para perceber o que é pintar, fica aqui só a descrição de que esse meu movimento é o início da criação de um novo mundo de significados que se vão alterando cada vez que eles me imploram para que a sua explicitação seja mais ou menos pública.

Eu sei que o leitor não verá nada disto nos movimentos, nas interrupções, nas escolhas de cor que caracterizam a minha interação com uma tela. Do mesmo modo, pensa-se o leitor ausente de desse meu processo de criação. Na sua crença essa pintura, apenas estabelecerá relação consigo quando surgir exposta a seus olhos para a apreciação final. E como está enganado….

Caro leitor, por acaso acha que você está ausente deste meu texto? ( e nem preciso de o ouvir responder para saber a sua resposta). Assim tal como você aqui está, muito presente neste meu texto, você também está presente no momento em que interajo com uma tela. Quando pinto acompanha-me um sentimento que reflecte a sua presença. Sim a sua, a de quem está neste momento a ler estas palavras, ou a sua que está a ver uma das minhas obras, ou ainda a sua cujos olhos por acaso encontraram esta frase no texto. Não se espante, você que é o leitor destas palavras é a razão delas existirem. Você é razão delas terem a forma que têm. Você apreciador ou não de arte estava lá quando eu compus aquele quadro. Sim aquele ali, e o outro ao lado, e o que está embrulhado em panos para ser oferecido a quem o quiser. Eu pinto porque existem sentimentos e outros significados que têm de ser postos ali. E são expostos porque você está ai. Ao pintar eu sei dos olhos que vão ver estas cores, eu sei de mentes que vão atribuir significados aos perceptos que eu ofereço. É por o saber aí, caro leitor, é por saber os seus olhos que num momento são grandes e noutro pequenos, por saber a sua mente ora aberta ora fechada, e por sentir o seu coração que é tanto sangrado como pode ser petrificado, que faço os gestos que faço, gestos que ora traduzem esta escrita ou a pintura que projecto numa tela.

Você na sua ignorância faz parte das minhas obras. O significado da palavra da mancha ou rabisco de cor numa tela, esse é meu. Sou eu que o crio. E eu crio-o como “meu”. Mas ele só é arte e vida quando esse significado é mutável em cada um dos olhos e mentes que o descodificam e o percebem. E que vida em rodopio esses significados têm!

Por vezes é claro em mim que pretendo criar em vós uma sensação de “gosto” e outras uma sensação de “que horror” outras isso é menos claro. Nessas alturas de clareza, percebo a minha transformação.. Transformo-me em milissegundos na pessoa que poderá dizer “gosto” e nos milissegundos seguintes na pessoa que poderá dizer “que horror”. E, é nessas alturas, nas alturas em que eu sou mais do que eu, é nas alturas em que eu sou vocês todos, que a verdadeira arte nasce, com a sua dinâmica de significados mutáveis e belos.

Será isto empatia?

Sinto o leitor responder, e calçando sapatos de 10cm a 40 cm, de saltos altos ou rasos, vejo as respostas a mudar, os sorrisos a esboçarem-se ou a fecharem-se…

Tammy.

Now…. if you feel like doing your daily/weekly/monthly empathy exercise, just join our empathy gym by pressing the ♥ below.

Let’s inspire an empathy revolution. Share your stories or share this story on Facebook or Twitter. comOn, Let’s walk together.

If you want to learn more about our EmpaFit send us an e-mail to empafit@comon.pt.

Hi there. I’m Ricardo Fonseca and I’m a Strategist and Brand Psychologist at comOn, an independent Full Service Digital Agency in Lisbon. Find me on twitter @rj_bush.

--

--

RJ Bush
EmpaFit
Writer for

Social Psychology, Advertising, Laughter, Persuasion, Freedom, Ambitions, Growth. Ideas. CREATION. Growth.