Três dicas para quem quer começar na área de tecnologia (e permanecer nela)

Valquíria Oliveira
#EmpiricusTech
Published in
5 min readJan 24, 2022
O mundo tech é vasto e, às vezes, intimidador. Mas com essas dicas você poderá desbravá-lo e se encantar com as suas oportunidades. (Imagem: Unsplash)

Você alguma vez já se sentiu sem rumo diante de tantos caminhos que existem na área da tecnologia?

Não importa se é alguém que começou a considerar uma profissão tech agora ou uma pessoa que já está posicionada no meio. Sabemos que muitas vezes a grande quantidade de informações e vertentes dessa carreira pode ser um pouco intimidadora.

Por isso, decidi reunir alguns princípios básicos que sempre indico para quem quer começar nessa área tão empolgante que é a tecnologia!

Estar sempre estudando

A tecnologia é realmente um universo inteiro que continua em uma expansão acelerada e impressionante, com cada vez mais novidades e ramificações.

Uma boa dica é sempre buscar entender como as ideias surgiram e porque várias coisas são como são hoje em dia. No canal Curso em Vídeo, o simpático professor Guanabara ensina o básico de várias tecnologias sempre contextualizando a sua história e razão de ser com muito bom humor.

Também é muito importante entender o básico da computação: lógica de programação (antes mesmo de se aprofundar em uma linguagem específica), como funciona um computador e sua memória, como funciona a internet…

O famoso curso CS50 da Universidade de Harvard tem aulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube e ilustra de forma bastante didática e até engraçada os conceitos mais básicos da Ciência da Computação, como código binário, memória e os algoritmos mais importantes.

Para quem não tem ideia por onde começar, aqui vão algumas dicas que não farão mal todo profissional de tecnologia saber: os famosos HTML e CSS do front-end e lógica de programação através de uma linguagem muito utilizada e não tão complexa, como JavaScript ou Python.

Tudo isso pode parecer um pouco abstrato de início, mas não é nada impossível e vai ser uma base importante para tudo o que for trabalhar no futuro. Não se preocupe: até profissionais de nível sênior, os mais experientes, vivem pesquisando coisas no Google. O mais importante nesse início é o seu raciocínio lógico e vontade de aprender.

Se familiarizar com a cultura

Talvez esta seja a coisa mais legal sobre a TI: a cultura! E, por cultura, queremos dizer os valores, comportamentos e características compartilhados pelas pessoas dessa área.

O aprendizado e os erros são vistos com naturalidade, e a humildade é um aspecto muito forte. Em geral, nas melhores empresas, as equipes se ajudam, colaboram, e têm um senso de coletividade e respeito muito grande.

Eu sou ainda uma dev junior, e mesmo assim eu sinto um comprometimento, respeito e capacidade de contribuição muito grandes. Meus colegas aqui na Empiricus tratam a mim e meus amigos juniores como iguais e valorizam nossas opiniões, ideias e conhecimento. Ao mesmo tempo, acompanham o nosso processo de perto, oferecendo orientações e ajuda sempre que necessário.

Essa confiança e autonomia que ganhamos já nos primeiros meses de empresa é o reflexo de uma cultura que se abre para o novo e entende que aprender e errar faz parte do processo, e um time só alcançará seus objetivos se trabalhar de forma conjunta. Humildade é uma palavra-chave muito forte tanto no mundo dev quanto na nossa empresa como um todo.

Por isso, busque se cercar de conteúdo em vídeos e podcasts e também se conectar com pessoas da área. Quanto mais você fizer essa imersão, mais irá absorver os conteúdos de forma natural e com exemplo, mas também irá entender melhor o que é a cultura do meio dev.

Podcasts como o Hipsters da Alura, Tela Azul e canais como o da Rafaella Ballerini e Felipe Deschamps são boas pedidas para quem deseja se sentir parte desse meio que às vezes pode parecer muito desafiador, mas é na verdade também muito acolhedor.

Não tenha medo de interagir com o mundo!

Existe uma lenda no mundo da programação: sempre que começamos a aprender uma nova linguagem, o nosso primeiro programa deve imprimir a mensagem “Hello, world” ou “Olá, mundo!”.

Imagino que isso tenha surgido lá nos primórdios da internet, quando as pessoas normais (ok, desenvolvedores, nem tão normais assim) finalmente puderam começar a se comunicar com o mundo diretamente.

Hoje pode parecer algo bobo fazer stories ou postar um texto no Medium, mas no século passado se comunicar com um número grande de pessoas ao mesmo tempo era reservado apenas para aqueles que tivessem o privilégio de se fazerem ouvidos nos jornais ou na televisão.

Por esse motivo, é importante que você se utilize dessa poderosa ferramenta que hoje temos de forma tão acessível, e para isso o LinkedIn é um excelente recurso. Tire as teias de aranha do seu ou crie um, e cuide da forma como constrói o seu perfil e informações.

Assim você poderá se conectar com pessoas da área de tecnologia e irá se surpreender com a quantidade de conteúdo de valor que é produzido por lá. É mais uma maneira de mergulhar nesse mundo e também trocar ideias, tirar dúvidas e conhecer outros profissionais.

Também não tenha medo de criar um perfil no GitHub (a plataforma de repositório de código, que funciona como o seu portfólio de tecnologia) e compartilhar no LinkedIn todas as suas conquistas, mesmo que pareçam pequenas. O máximo que pode acontecer é outras pessoas darem dicas de como você pode melhorar. Tem algo melhor do que isso?

E finalmente…

Qualquer processo na vida é feito de altos e baixos, estagnações e aprendizados, e uma carreira na tecnologia não será diferente. Mas se você seguir esses princípios, sempre estará se movimentando e evoluindo.

Lembre-se que esse não precisa ser um trabalho solitário, e ter o apoio de outras pessoas que trabalham como devs é uma das coisas mais importantes. Estou ansiosa para saber onde a tecnologia irá te levar, e pode ter certeza de que a comunidade irá te receber muito bem.

Caso tenha interesse em trabalhar com tecnologia com a gente, dê uma olhada na nossa página de carreiras para encontrar uma vaga que se encaixe no seu perfil. Quem sabe a gente não se encontra na Empiricus? Estamos com as portas abertas e cheios de oportunidades para devs que querem crescer. Será um prazer trabalhar com você!

--

--