Sobre Identidade, autenticidade e reputação

O clickbait corporativo tem que parar!

Bru Vilas-Bôas
Employer Branding Hacks

--

Conteúdos enlatados e oportunistas que querem vender uma imagem irreal ou mesmo surfar trending topics estão cada vez mais frequentes.

Desde quando a internet era só mato, nós já criávamos versões perfeitamente editadas de nós mesmos na rede. Dá até pra dizer que existe uma certa licença poética nisso… mas, muita gente e até empresas, ultrapassam as guidelines invisíveis da boa vizinhança digital e criam narrativas fantasiosas atrás de engajamento e até mesmo para construir uma reputação que não condiz com a realidade.

É muito importante que pessoas, empresas e marcas fujam dos discursos convenientes e vazios, e apostem na autenticidade e coerência da comunicação para que o tiro não saia pela culatra, a cultura do cancelamento é a maior prova disso.

Mais do que nunca, estamos todos com um olhar treinado em identificar quando o conteúdo não é genuíno, e mesmo que no primeiro momento a gente não pesque, é bem difícil sustentar um posicionamento incoerente por muito tempo. Isso me faz lembrar de um dos personagens do filme Superbad, um adolescente nerd, que para poder comprar bebidas e parecer descolado, cria uma identidade fake onde consta que ele tem 25 anos, é Havaiano e seu nome é McLovin #SeemsLegit 😂

Sob o ponto de vista de comunicação para Employer Branding, a coerência entre o discurso e a prática empresarial é o caminho mais ético, evita constrangimentos e proporciona uma troca muito mais genuína com a audiência, construindo uma reputação consistente e eficaz na atração e retenção de candidatos realmente alinhados à cultura da empresa.

Fuja dos modismos, stay true.

--

--