WTF is Employer Branding? 🤔

O que realmente é a gestão de marca empregadora

Bru Vilas-Bôas
Employer Branding Hacks

--

Employer Branding é uma área que se tornou estratégica nas empresas e vem ganhando bastante destaque ultimamente. Isso porque mão de obra ultra qualificada é escassa e a demanda é grande, principalmente na área de tecnologia. Está cada vez mais desafiador contratar e reter esses profissionais.

Hoje, as expectativas e prioridades que influenciam na escolha de onde pretendem trabalhar são altas. A gente quer horário flexível, qualidade de vida, desafios profissionais, $$$, trabalho remoto, mesa de sinuca, videogame, massagem e manicure — por que não?!

Sendo assim, o mercado precisa criar ofertas e ambientes de trabalho que estejam de acordo com essas expectativas para atrair, reter e motivar os talentos da nossa geração, ou então sofrerão com o aumento de turn over e com a dificuldade em contratar candidatos com perfis específicos, essenciais para a saúde e evolução do negócio.

Apesar de Employer Branding trabalhar em conjunto com Endomarketing, os escopos destas áreas são diferentes, já que Endomarketing executa ações para melhorar o relacionamento interno e a comunicação entre a empresa com seus funcionários. Por outro lado, o Employer Branding tem a missão de levar todo esse contexto de dentro para fora da empresa, criando e dando consistência para o tom e voz da marca, traduzindo uma visão objetiva sobre o cotidiano e a experiência real dos funcionários no dia a dia.

Por definição, Employer Branding é a aplicação de práticas de marketing às atividades de recursos humanos para estabelecer a imagem da marca empregadora, com o objetivo de atrair e reter os melhores profissionais.

Posso dizer que já atuei em muitas áreas do mundo de comunicação e marketing digital. Criação, Web Design, Marketing, E-commerce e Product Marketing são alguns exemplos, e sem dúvidas, toda bagagem adquirida nesses anos foi essencial para atuar com Employer Branding, já que o dia a dia é bem dinâmico e exige um perfil multitask, porque se utiliza de diversas vertentes de marketing e comunicação.

Pra dar contexto, olha só quanta coisa rolou em pouco mais de um ano de atuação: tive a oportunidade de estruturar os pilares de comunicação do LinkedIn da empresa e trabalhar com o time para implementar melhores práticas de conteúdo dentro do tom e voz da marca; reestruturei os pontos de contato com os candidatos na jornada de atração, passando pelo layout e conteúdo das nossas páginas de carreiras interna e externa; também reformulei a comunicação dos anúncios de vagas, focando em deixar mais objetivos, atraentes e dentro do tom e voz da marca; e por fim, implementei o projeto de Employee Advocacy da empresa, que foi uma grande sacada para trazermos mais visibilidade sem nenhum investimento de mídia #MarketingDeGuerrilha.

Além disso, ressalto que para entregar resultados como marca empregadora, é preciso saber jogar em time com o RH e ter empatia pelas dores da área para traduzir essas necessidades em ações e iniciativas eficazes.

Employer Branding não é só uma tendência. É um novo jeito de posicionar a marca empregadora, otimizar processos de recrutamento, aumentar o engajamento dos employees e melhorar as taxas de retenção da empresa. Uma nova necessidade do mercado, cheia de oportunidades :)

Esse artigo foi útil para você? Manda claps 👏🏻👏🏼👏🏽👏🏾👏🏿

--

--