Eleições e empoderamento LGBT: Alessandro Monte (BA)

Danilo Motta
Sep 4, 2018 · 3 min read

O entrevistado agora é Alessandro Monte, candidato a deputado federal pelo PTC na Bahia. Seu número nas urnas é 3600. Conheça o candidato:

Por que você quer ser deputado federal?

As grandes e importantes mudanças que afetam as nossas vidas passam pelo Congresso Nacional. Como vivemos num país injusto, preconceituoso, racista, LGBTfóbico, intolerante entre tantas outras formas de opressões e desigualdades, precisamos ter representantes que pensem em leis que de fato promovam a qualidade de vida, igualdade e justiça social, respeito ao ser humano, independentemente de sua condição. Por isso me coloquei a disposição do povo baiano para ser este representante.

Como avalia a importância de candidaturas LGBT?

Acredito extremamente importante ter candidatos/as LGBT. Mais do que isso, termos cidadãos/ãs comprometidos/as com os avanços de políticas públicas igualitárias, inclusivas e reparadoras. Que permita ampliar a participação popular e o exercício da cidadania de todos/as LGBT também, pensar para além da gente, além do nosso universo, porque todos somos discriminados/as por algum motivo e isso precisa acabar.

Quais projetos devem ser priorizados em um eventual mandato?

Penso que temos muito a ser feito neste âmbito voltado à população LGBT. Creio que nosso maior problema seja a rejeição familiar, o preconceito que permeia a sociedade e a própria comunidade LGBT, mas acredito que tendo um mandato à disposição para contribuir com significativas mudanças em nossas vidas partirá da proposição de leis que possam garantir a geração e oportunidade de trabalho, geração de renda e moradia digna, pois muitos ainda são expulsos de seus lares. Outra proposição indispensável é a formação e qualificação profissional dos nossos LGBT, propor programas que foquem na preparação e qualificação dos cidadãos/ãs LGBT brasileiros/as.

Quais os desafios para os LGBTs da Bahia?

Possa ser um sonho, mas são de sonhos que vivem os homens, sou um militante e homossexual determinado, ousado e corajoso, pois os grandes desafios para todos/as LGBT da Bahia é reconhecer nossos potenciais, acreditar em nossa comunidade e apostar que é possível termos deputados, deputadas, vereadores, prefeitos e prefeitas representantes da nossa comunidade lá no poder. Este ano é o momento crucial para sermos mais empoderados/as e termos consciência política. Este é o momento de ampliar a nossa força e representatividade. Se os LGBT no Brasil conseguissem fazer um ou dois deputados/as por cada estado, só aí já teríamos uma bancada de 54 ou 108 Parlamentares LGBT — esse é pra mim o grande desafio pra Bahia e pro Brasil.

Por que a escolha pelo PTC?

Na verdade há pouco espaços políticos em partidos para a comunidade LGBT, muitos dizem que nos querem, mas apenas para reforçar o apoio a candidatos que se dizem nos apoiar, ser sensível a causa, vestir a camisa e tantos outros formas de dizer que nos apoia. O PTC surgiu em minha vida depois de diversas tentativas de ir pro PT, PSOL, REDE, e como os municípios pequenos e as grandes cidades vivem em função da manutenção de um mandato, se fechando e por diversos motivos inclusive o discriminatório, fui bem recebido no PTC, o Partido Trabalhista Cristão, que depois de muitas participações de conferencias estaduais e municipais, a convite da Dra. Elizabeth Costa, fui para o PTC. Me filiei e hoje estou Presidente do Partido em minha cidade, Dias D`ávila — Bahia e candidato a deputado federal. Por fim somos todos filhos/as de um pai e o adoramos à nossa maneira e fé. Respeitar o jeito de ser das pessoas é também respeitar a sua fé. Por isso escolhi como slogan de campanha “A grande obra é cuidar das pessoas”. Amar o próximo do jeito que ele é e respeitá-lo para ser respeitado.

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Danilo Motta

Written by

O terror da concorrência || jornalistadmotta@gmail.com

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade