Eleições e empoderamento LGBT: Drica Colorida (RJ)

Danilo Motta
Sep 7, 2018 · 2 min read

Agora, nossa entrevistada é a Drica Colorida, candidata a deputada federal pelo PMB no Rio de Janeiro. Seu número nas urnas é 3556. Conheça a candidata:

Por que você quer ser deputada federal?

Porque em Brasília temos a possibilidade de criar ou votar em leis que realmente possam amparar a população LGBT+ e outros segmentos que abranjam a população como um todo. A população LGBT não tem representação expressiva no congresso, é preciso reverter esse quadro, pois hoje vivemos uma de onda de conservadorismo e retrocesso que atrapalham a conquista de direitos e progresso do país.

Como avalia a importância de candidaturas LGBT?

Esse ano estamos com mais candidatos assumidamente LGBTs pelo Brasil, já é um bom passo, mas ainda precisamos de mais pessoas dispostas e comprometidas com nossa causa. Visto que somos uma parcela da sociedade que precisa de amparo, proteção e leis específicas. Costumo dizer que somos uma geração histórica, pois colocamos a cara no sol, pra mostrar para o mundo que o armário não é nosso lugar e pra lá não voltaremos.

Quais projetos devem ser priorizados em um eventual mandato?

O primeiro deles é a criminalização da homofobia, urgente, pra ontem… A bancada religiosa arquivou o PLC 122, e os outros projetos em trâmite eles dificultam o quanto podem. Então estaremos lá pra lutar de fato por nossos direitos. O casamento civil, até então não é lei propriamente dita, e sim um entendimento do CNJ, precisamos aprovar essa lei e garantir os direitos das famílias homoafetivas. Precisamos de medidas que garantam a empregabilidade da população LGBT+ sem que a discriminação e preconceito influenciem no processo seletivo. Meu mandato será priorizado para os direitos LGBT+ e as causas de minorias.

Quais os desafios para LGBTs no Rio de Janeiro?

No Estado do Rio de Janeiro já tivemos alguns avanços nas questões LGBTs, já temos no Estado e no município do Rio de Janeiro leis que combatem a discriminação e órgãos específicos, o Rio Sem Homofobia (Estadual) e a Ceds Rio (Municipal), mas precisamos de mais avanços, e medidas em todos os municípios do Estado.

Por que a escolha pelo PMB?

Decidi iniciar minha carreira política em um partido que estivesse fora dos escândalos que vemos atualmente. O PMB é um partido novo, que disputa as primeiras eleições para deputados, e trás em si a luta pelos direitos das mulheres. Sua fundadora é uma mulher negra, militante de origem pobre. No partido encontrei espaço para a defesa dos direitos LGBT e das causas de Diversidade como um todo.

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade