Danilo Motta
Jun 21, 2016 · 3 min read

Everlei Martins é vereador de Cruz Alta (RS) pelo PCdoB e disputa a reeleição este ano. Ele é pedagogo e fundador do Grupo Diversidade Cruz Alta. Além disso, se orgulha de dizer que é o primeiro parlamentar abertamente homossexual e representante da comunidade LGBT eleito no município. Confira a entrevista:

Porque você quer merece se reeleger como vereador?

O nosso mandato é visto como o mais atuante. O que mais propõe, dialoga e fiscaliza. É visto como o mandato que aproxima a população da Parlamento. Durante esses quatros anos trabalhamos incansavelmente, estivemos nas redes sociais e também nas ruas. A nossa reeleição é a garantia da permanência da fiscalização, e da renovação rumo à construção da nova política.

Qual a importância da presença de LGBTs na Câmara Municipal?

Embora a Câmara de Vereadores seja de fato um espaço conservador, ainda temos um terço de Vereadores progressistas. A disputa política é esse embate. Temos força para levar pautas progressistas adiante. Por outro lado, acho que muitos avanços só serão feitos pelo Legislativo quando a reforma política acontecer — e estamos batalhando por isso.

Quais foram, na sua opinião, as principais conquistas do seu atual mandato?

Através de proposição do nosso mandato o voto secreto no parlamento cruz-altense foi extinto. Agora todas as votações internas são abertas. Também instituímos o Dia Municipal de Combate a Homofobia. Também realizamos dezenas de Audiências Públicas para fomentar a participação popular em temas como Acessibilidade, Transporte Coletivo, Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Piso Salarial e Plano de Carreira dos Professores Municipais e Discussões a respeito da Sede Própria da UERGS em Cruz Alta. Outra marca deste mandato é a inclusão das Frentes Parlamentares no Regimento Interno. A partir disso, o vereador presidiu quatro Frentes, em Apoio a UERGS, da Cultura, Primeira Infância e Transito Seguro. Quanto aos Projetos Indicativos, houve vinte. Esses são os que precisam de investimento da prefeitura, e só se tornam realidade se o Executivo sancionar. Entre os vinte projetos se destacam a Campanha de Vacinação contra gripe direcionada aos alunos e servidores da rede pública municipal; Ampliação da Licença Paternidade para 30 dias aos funcionários públicos municipais; Vale Cultura aos servidores públicos municipal e a Criação de Centro Municipal de Educação, a Creche noturna.

E quais projetos deve priorizar em uma eventual reeleição?

Permaneceremos lutando pela Educação Pública, gratuita de qualidade, pelos Direitos Humanos, por oportunidades para a Juventude e valorização dos agentes produtores de cultura em todas suas vertentes.

Como avalia a gestão municipal do prefeito Juliano da Silva no que diz respeito a políticas voltadas para LGBTs?

No Governo Juliano nada se garante nem se debate no campo dos direitos da comunidade LGBT. Há uma coordenadoria de políticas setoriais que deveria trabalhar a pauta. Porém, é uma ilusão.

Por que a escolha pelo PCdoB?

Porque o Partido Comunista é instrumento político e ideológico da transformação radical da sociedade. Além disso, é também a forma organizada superior de atuação dos trabalhadores na luta pelo poder político. Por isso, militar no PCdoB é fundamental. É a ação política consciente, coletiva e organizada para a construção de uma nova sociedade, digna, justa e socialista.

Na sua opinião, o que significa ser comunista?

Ser comunista significa, na atuação cotidiana, ter a perspectiva programática do socialismo — envolver o encadeamento de um conjunto de lutas políticas, econômicas e sociais que objetivam a substituição do capitalismo por uma forma superior de organização social.

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Danilo Motta

Written by

O terror da concorrência || jornalistadmotta@gmail.com

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade