Danilo Motta
Jun 7, 2016 · 3 min read

O pré-candidato da vez é o Gleyk Silveira. Ele disputa uma vaga na Câmara de Belo Horizonte. Confira:

Porque você quer ser vereador?

Ser vereador é algo maior do que uma vontade, é algo que uma pessoa com responsabilidade não acorda e quer ser. Antes de me propor a uma cadeira na câmara, participei de diversos movimentos e daí detectamos a necessidade da nossa inserção ao longo dos anos em todas as esferas, pois mesmo partindo de aliados, as nossas pautas têm uma grande dificuldade de serem até mesmo apresentadas por encontrarem barreiras de setores conservadores e fundamentalistas que não querem que os cidadãos de determinados grupos avancem. É para fazer valer os direitos dessas camadas que apresentamos nossa pré-candidatura.

Como avalia a importância de candidaturas LGBT?

Numa sociedade organizada, as pessoas anseiam por uma representatividade direta, principalmente numa sociedade como a Brasileira onde a diversidade é uma variável importante e peculiar. Sei que não posso representar a gama de supostas “minorias” que existe, mas posso ser um captador dessas demandas partindo da comunidade LGBT e fazendo essa interseção junto aos outros problemas sociais que afetam a população. A comunidade LGBT precisa de ter alguém para levar suas necessidades e transformar isso legalmente, porque é uma comunidade perseguida e com peculiaridades que merecem atenção. Por isso a importância das candidaturas LGBT.

Como avalia a gestão municipal do prefeito Márcio Lacerda no que diz respeito a políticas voltadas para LGBTs?

A gestão municipal tem poucos projetos de atendimento ao público LGBT a nível municipal. Eles existem mas não são expressivos e eficazes, deixando várias lacunas por não ter exatamente uma legislação que faça com que as demandas sejam atendidas. Considero as ações medianas, faltando um pouco mais de vontade do executivo mas acredito que o legislativo também tenha que se modelar quanto à cobrança dessas políticas junto à Prefeitura.

Quais projetos devem ser priorizados em um eventual mandato?

O descaso com os Direitos Humanos e a população LGBT, assim como a população periférica, faz com que voltemos nossos olhos para essa parcela da população. Mas não nos prendemos somente a questões humanistas. Sabemos que um mandato coletivo como o nosso tem que estar aberto ao diálogo para atuarmos em todas as áreas, mas priorizaremos a defesa dos Direitos Humanos, da comunidade LGBT e das minorias marginalizadas.

Por que a escolha pelo PCdoB?

O partido é um dos que está aberto a dialogar com o povo. É um partido tradicional mas com uma força jovem muito intensa e atuante na sociedade. Abarca todos os pontos necessários para nos dar sustentação na luta cotidiana. Possui pessoas compromissadas com os Direitos Humanos e com os direitos individuais, o que me deixa a vontade para tratar dessas questões com liberdade.

O que significa ser comunista no século XXI?

Tentamos adequar o projeto socialista na atualidade, focando em pontos que não abrimos mão como a liberdade e a individualidade. Lutamos para que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades, principalmente de acesso a serviços públicos de qualidade e não somente uma parcela dessa sociedade. Dessa luta nunca nos ausentamos por ser um pilar de nossa ideologia, logo , renovamos sempre a nossa esperança e crença num mundo mais justo onde as coisas não valham mais que as pessoas.

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Danilo Motta

Written by

O terror da concorrência || jornalistadmotta@gmail.com

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade