Danilo Motta
Sep 10, 2016 · 3 min read

De líder comunitário na região onde sempre viveu em Fortaleza, Thiago Costa agora é candidato a vereador da capital cearense pelo PPL. Confira nosso papo:

Por que você quer ser vereador?

Nasci e cresci na periferia da cidade de Fortaleza no bairro Parque São José, onde moro até hoje nas imediações dessa localidade. Ainda vejo de perto a mesma desigualdade social, os anseios e as dificuldades que a nossa população enfrenta diariamente, a falta de escola, saúde, esporte, emprego, saneamento básico e entre outros. Por isso, e sentindo na pele como parte dessa população, decidi há 15 anos me envolver no campo político na condição de líder comunitário e há 7 anos atrás ingressei na política partidária e na representação do segmento LGBT.

Como avalia a importância de termos LGBTs nas Câmaras Municipais?

É inadmissível que em pleno século XXI, o preconceito ainda seja muito grande, as questões que envolvem a sexualidade humana ainda são tratadas como tabu. Somos um país diverso, a nossa diversidade é algo que caminha em conjunto com a história da nossa nação. As questões de gêneros não são tratadas de forma leve e natural porque os fundamentalistas religiosos distorcem toda e qualquer tentativa de dialogo ou debate sobre o tema. A diversidade humana tem que ser discutida de forma natural e informativa, pois com a informação e a educação o preconceito diminuirá bastante. É necessário ter, sim, representantes LGBT nas câmaras municipais. Precisamos mostrar que nós existimos e somos cidadãos, que temos deveres, mas, acima de tudo, temos direitos.

Como avalia a gestão municipal do prefeito Roberto Cláudio no que diz respeito a políticas voltadas para LGBTs?

O desmonte nas políticas públicas LGBT foi significativo a nível nacional. A famosa crise que o país ainda passa fez com quer os projetos e programas sociais deixassem de ser tão positivos e, sendo assim, a gestão municipal de uma forma involuntária também foi afetada. Uma das questões que eu sempre chamo a atenção é que as prefeituras não disponibilizam de uma fonte de recurso próprio para as Coordenadorias Municipais LGBT e no caso de Fortaleza, em especifico para o também Centro de Referência Janaina Dutra, para a implementação dessas políticas públicas positivas. Podemos ressaltar que a gestão do Prefeito Roberto Claudio pôs em andamento o Conselho Municipal LGBT de Fortaleza e implementou diversas ações e eventos envolvendo boa parte da estrutura e equipamentos municipais promovendo a consciência, a tolerância e o respeito à diversidade. Creio que só quando existir um recurso próprio dentro das pastas de Direitos Humanos de cada cidade específica para as políticas voltadas para LGBTs, só assim iremos dar um salto de qualidade na construção de novos mecanismos. Não devemos somente culpar nenhuma gestão, se faz necessário que os ativistas, militantes e organizações civis que defendem e apoiam a população LGBT reivindiquem suas demandas e participem de todos os processos de construção de diálogos.

Quais projetos devem ser priorizados em seu eventual mandato?

Implementar o Ambulatório Transexualizador em Fortaleza; criação de Centros de Especialidades para Atendimento de Saúde e Psicossocial para a população LGBT; garantia de recursos anuais para a realização da Parada LGBT de Fortaleza; apoiar e fomentar as Paradas da Diversidade, datas comemorativas do movimento LGBT, concurso de Miss Gay e demais eventos Artísticos Culturais.

Como conheceu e por que decidiu se filiar ao PPL?

Depois de uma história de 6 anos em outro partido, onde desempenhei um bom trabalho a frente da Diversidade Sexual, foi notada a dificuldade de dialogo e incentivo, tanto a nível local como nacional. Analisando bem essas questões e através de convites feito pelos dirigentes e representantes da juventude do PPL Fortaleza, resolvi estudar a história do partido, o seu estatuto everifiquei também o quadro de correligionários. Nessa minha analise não consegui notar nada que desabone a história do PPL. Depois disso tudo recebi o convite para a seguinte missão de apresentar a diversidade em todas suas formas para os membros do partido pois era um tema ainda novo dentro da sigla. Posterior a isso, fui nomeado como Secretário de Diversidade Sexual do PPL Fortaleza, muito bem recebido pelos colegas e com abertura para iniciar a construção do Núcleo LGBT — PPL Diversidade.

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Danilo Motta

Written by

O terror da concorrência || jornalistadmotta@gmail.com

Empoderamento LGBT

Este espaço é dedicado a destacar a participação política de LGBTs. Fique à vontade para enviar sugestões de pauta!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade