Rússia pode banir Fifa 2017

O novo Fifa pode ser banido da Rússia sob acusação de fazer “propaganda gay”. Isso porque o jogo traz um “kit arco-íris” em apoio à campanha Stonewall’s Rainbow Laces de combate à homofobia no esporte. Os jogadores poderão solicitar o kit para apoiar a campanha dentro do game, tanto em partidas single player quanto em multiplayer.

Segundo o “The Guardian”, parlamentares pediram a agências estatais que tomassem providências contra o Fifa 17, que tem classificação livre, por violação das leis anti-gay no país. De acordo com a legislação russa, propaganda de orientação sexual não tradicional são uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento das crianças.

Apesar da período para os jogadores solicitarem o kit ter se encerrado no último dia 28 de novembro, parlamentares russos sugerem que o jogo deva ser banido no país. Valery Rashkin, parlamentar russo, disse à imprensa local que as autoridades deveriam solicitar que a desenvolvedora do game, a EA Sports, fizesse modificações no código de programação ou na classificação etária. Caso a empresa se recuse, seriam aplicadas restrições.