Descobrindo por onde devo empreender

Tiago Pires
Empreendedorismo Brasil
3 min readOct 29, 2014

--

Faça o que você gosta e pronto!

Vivemos a melhor geração de todos os tempos para o empreendedorismo, a internet é uma benção de Deus, facilitou e muito para empreender. O que por outro lado, não quer dizer que você deva empreender com um negócio virtual. Aí que está, diante da facilidade aumentou a concorrência do que fazer e surgem as dúvidas se o que você está pensando daria certo.

Mas antes de pensar em um negócio que daria certo, o que importa é realmente fazer o que gosta. Tem aquela famosa frase que é “Faça aquilo que gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida”, ela é muito perfeita e linda, mas na prática não é tão simples assim de se fazer e descobrir o que realmente você gosta. Logicamente que fazendo o que nós gostamos, nós vamos fazer de tudo para dê certo e foi neste raciocínio que eu resolvi empreender.

Como eu descubro o que eu gosto de fazer?

Liste tudo que você gosta na vida

Liste todas as coisas que você gosta de fazer na vida, mas tudo mesmo, desde coisas pequenas do tipo: "gosto de comer coxinha" até "gosto de programação web". Talvez os fundadores do "Só Coxinha Truck Food" gostassem muito de coxinha e formaram a ideia para criar um negócio. De qualquer coisa que você goste pode surgir uma ideia para seu próprio negócio.

Quando você gosta de algo, você entende sobre

Por ter escolhido algo que você goste, você já entende sobre o assunto, você acompanha esse assunto no seu dia a dia e agora você só precisa entender como as coisas estão para que seu negócio aconteça, hoje o acesso a informação é muito fácil. Pesquise, leia sobre assunto, visite site de empresas que estão fazendo o mesmo ou algo parecido do que você pensa em fazer. Com o estudo você pode encontrar cursos ou palestras sobre o segmento do seu negócio e ir adquirindo conhecimento para que ele possa iniciar.

Encontre oportunidades e gere ideias

Diante do seu estudo e pesquisas você deve detectar oportunidades, ideias vão surgir e você encontrará formas de viabilizar o seu negócio. As ideias podem vir de um novo produto para o segmento, um novo sabor, seja o que for, você deve detectar oportunidades para o inicio do negócio. Nenhum segmento será perfeito e nele você vai encontrar necessidades dos consumidores para criar o seu negócio.

Os passos são básicos, mas muitas pessoas não dão este pequeno passo e o tempo acaba passando e você continua onde esta, fazendo o que não gosta e infeliz com a atual situação. É o inicio de tudo, você vai automaticamente se empolgar por tudo que você iniciou a idealizar.

Uma simples ideia não vale nada, mas a energia e ação que você vai depositar sobre ela é que vai impulsionar o possível negócio e por ser o que você entende e gosta você vai com todas as forças para executar.

--

--