O que não me contaram quando fui empreender

Tiago Pires
Empreendedorismo Brasil
3 min readNov 10, 2014

--

Resolvi empreender em 2009, mas foi automático, não tinha aquele status de: Vou ser empresário. Eu queria mudar de vida, estudar e melhorar, é basicamente o que todos procuram. E naquele momento financeiramente foi melhor sair do meu emprego e trabalhar em casa. Neste ano eu e meu sócio, Vinicius, fizemos o mesmo.

Acontece que não me contaram algumas coisas que iriam mudar a minha vida. Como tudo na vida, sempre existe o lado bom e o lado ruim, a vida é feita de escolhas e eu não me arrependo nem um pouco sequer de ter seguido este caminho.

As bases da vida pra mim são: Família, relacionamento e amizades. Essas bases mudaram muito e são delas que vou falar.

Amizades

Amigos nós sabemos que da pra contar nos dedos, de verdade são poucos e por ter começado a empreender com 19 anos, estava na idade maravilhosa de sair, curtir e fazer todas essas coisas de jovem. Mas o caminho que escolhi foi outro.

É aí que os amigos entram, eles vão te chamar para todas as coisas gostosas da vida, mas você terá que dizer não algumas várias vezes e se dedicar ao seu projeto. E a pressão é grande, pois seus amigos vão te chamar uma e você diz não, vão chamar a segunda e você vai dizer não, na terceira nem te chamam. Você precisa parar de pensar no que os outros estão pensando de você e seguir em frente o seu objetivo.

Como eu disse existe o lado bom e ruim, você pode perder alguns amigos, mas por outro lado vai adquirir outros dentro da sua empresa ou até dos negócios que você vai fazer. Foi o que aconteceu comigo, perdi alguns e adquiri outros, e na balança se compensa. Os amigos verdadeiros, pode ter certeza que sempre ficarão ao seu lado, mesmo que seja somente acompanhando sua trajetória, mas sempre torcendo por você.

Família

Existe família e existe a sua família de verdade. A família vai palpitar e não contribuir em nada, está você ignora, e a sua família de verdade vai te apoiar até certo ponto, depois vai te apoiar mais ou menos e por fim vão dizer: "Não é melhor você arrumar um emprego?".

Mas essa queda de apoio é porque eles tem amam, e como toda empresa tem um processo de estabilidade, que vem com o tempo e trabalho, as coisas não estarão como planejado em um certo ponto, é aí chega essa hora, mas você precisa seguir em frente. Eu prefiro usar as adversidades como incentivo.

Você vai ficar muito chateado com várias atitudes, mas é importante seguir com seu objetivo. As críticas que você vai receber serão com toda certeza porque eles te amam, estão preocupados com o risco que você está correndo de não ter estabilidade, mas os anos passam e você percebe que foi para o seu bem e nunca se esqueça que eles te amam.

Relacionamento

Relacionamento de um modo geral todos nós sabemos que não é fácil em qualquer situação. Mas para quem namora um empreendedor, saiba que você sempre será o lado mais frágil, e é necessário muita compreensão e diálogo.

Aprendi que são realmente dois extremos que acontecem: se vocês estão juntos é porque se amam e muito, pois a demonstração do sentimento pode oscilar do "não te amo tanto quanto você pensa", pela falta de atenção por exemplo, ao ponto de grandes gestos que demostram todo o sentimento.

Eu não tinha noção do quanto era difícil conciliar empresa e namoro, sua cabeça tem milhões de coisas para resolver e nem mesmo quem você ama chega perto de saber o que se passa. Não chega ao ponto de ser impossível, de forma alguma, mas é necessário um diálogo maior e um envolvimento nos sonhos e objetivos. O sacríficio é compensador.

Não importa qual empresa você deseja abrir, não importa qual seja seu sonho profissional, você terá que saber conciliar essas 3 bases da sua vida.

O segredo é: envolva todos que você ama nos seus projetos, e não é de forma de trabalhar junto com você na empresa, mas deixe claro seus objetivos e que todo seu esforço é para as pessoas que você ama.

"Empreendedor faz o que gosta porque quer mudar de vida, não só a dele, mas sim a de todos que ele ama."

--

--