Sonhar agora não é só um sonho, é fazer

Por Luis Samra, Gerente Geral para América Latina do Evernote

Escritório do Evernote em Redwood City, California

O conceito de trabalho mudou radicalmente nos últimos anos.

Hoje não é preciso ter um edifício com escritórios, móveis e custos operacionais. Com apenas um computador ou dispositivo móvel e acesso à Internet, é possível iniciar um negócio. A Internet tornou-se uma janela global que pode ser acessada de casa seja no Brasil, México, Estados Unidos ou China, quando e onde quiser. Agora, basta abrir essa janela de oportunidades e oferecer suas ideias e serviços a milhões de pessoas no planeta, a partir do seu próprio país. Isso não existia antes.

Para muitas pessoas na América Latina, e em especial no Brasil, essa acessibilidade apresentou a possibilidade de empreender e começar seu próprio negócio. Agora não é necessário ter funcionários no escritório, você pode trabalhar na mesma cidade ou à distância e se comunicar da mesma forma através da Internet e de ferramentas para colaborar e trabalhar em conjunto.

Imagine o que era criar uma loja para vender roupas há alguns anos. Você teria que encontrar um local, um contador, alguém de publicidade, etc. Eram muitas despesas para iniciar um negócio simples como esse. Agora com a Internet existem sites gratuitos onde é possível criar sua própria página e vender seus produtos. Além disso, com as mídias sociais, distribuir e promover serviços não é mais um problema. Facebook, Twitter e Instagram possibilitam muitas maneiras de obter uma nova audiência em seu próprio país ou em qualquer parte do mundo. Se você é uma pessoa com boas ideias, vão te descobrir. E essa é a grande diferença.

Escritório do Evernote em Redwood City, California

Esses empreendedores são responsáveis por mudar a cultura de trabalho atual.

Eles estão revolucionando o conceito do que significava ter um escritório ontem em comparação ao novo escritório de hoje. Foi uma mudança radical. As ferramentas que temos atualmente não existiam há 10 anos ou custavam cerca de US$ 100.000 dólares. Hoje elas custam US$ 10 dólares ou são até gratuitas. Isso tem permitido que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo possa expressar, desenvolver ou criar suas ideias e conceitos.

Escritório do Evernote em Redwood City, California

Existe uma grande influência do Vale do Silício no Brasil.

Ainda que a região do Vale seja pequena como é, a proximidade com o país sul-americano está impactando muitos jovens e alterando formas de pensar e trabalhar. O Brasil já é líder em trabalhos virtuais, espaços de coworking e empreendedorismo. São muitas as pessoas criativas que aprenderam como criar novas oportunidades em seus próprios países e, ao mesmo tempo, aproveitar a vizinhança para se aproximar de empresários americanos que os ajudem a empreender em casa.

Essa é uma grande mudança que está acontecendo no Brasil e seus países vizinhos. O país vem crescendo, apesar de não ser na velocidade que gostaríamos, por questões culturais ou costumes adquiridos por diversas gerações, mas é possível identificar muitos jovens, startups e empresas com vontade de avançar, que já vivem esta mudança e começam a criar novos espaços de trabalho para novas ideias e oportunidades. Esse espírito inovador coloca o país na liderança da América Latina no setor.

Escritório do Evernote em Redwood City, California

De alguma forma somos todos empreendedores.

Para alguns essa é uma característica inata que permite explorar pontos da própria personalidade. Uma das coisas interessantes que a Internet trouxe é que não é necessário ter um diploma universitário ou profissão para fazer alguma coisa, é preciso ter paixão.

Escritório do Evernote em Redwood City, California

Agora os indivíduos talentosos são as mentes que vão mudar o mundo.

Estamos em um processo de mudanças e podemos esperar por coisas incríveis no Brasil. À medida que esse ecossistema começar a se expandir deverão surgir cada vez mais oportunidades para empreendedores e pessoas que querem colaborar e trabalhar em grupo.

Agora tudo é possível, apenas com sua mente, sua paixão, seus dispositivos móveis e, claro, sua conexão com a Internet.