Lia

Lia Goes é uma Agente de Desenvolvimento Local da região de Parelheiros, uma área bem diferente do centro da cidade.

Um terço da área metropolitana de São Paulo é zona rural — e Parelheiros vem se mostrando um exemplo de como área urbana e área rural podem integrar-se para diminuir a desigualdade.

Lia esteve entre os 19 selecionados pela ADE SAMPA para trabalhar nas subprefeituras da cidade ajudando empreendedores locais a formalizar e desenvolver seus negócios. Antes de iniciar sua nova função, ela participou da Formação para Treinadores com o britânico Percy Emmett, que veio ao Brasil trazido pelo Conselho Britânico representando o instituto Nesta de inovação.

“Eu só pensava em duas linhas: na agricultura orgânica e no polo de ecoturismo. Nunca pensei em economia criativa, economia da cultura… quando eu fiz o curso pensei ‘nossa, tenho uma variedade de ferramentas pra trabalhar e ajudar no desenvolvimento econômico da região de Parelheiros”

Nascida na fazenda, Lia desde cedo posicionou-se como articuladora de grupos, associações e cooperativas rurais na região.

“Eu já tinha o produto, só que tava cada um em cada lugar, e agora a gente tá trabalhando pra juntar todo mundo”

Um dos desafios de Lia na região é fortalecer a rede de empreendedorismo e negócios para promover desenvolvimento econômico e trazer autonomia para as pessoas. Após o curso Nesta para treinadores, ela entendeu que é preciso muito mais que uma ideia para gerar renda de maneira sustentável.

“Às vezes o empreendedor vem com a ideia ‘eu vou montar um empresa’, mas ele não pensa em orçamento, ele não pensa em público-alvo, não pensa no local em que vai instalar a empresa dele… será que você precisa mesmo se enfiar numa dívida pra montar sua empresa? Será que você já não tem como ganhar esse recurso pra depois montar sua empresa?”

Veja a entrevista completa:

“Hoje em dia a gente tem que ter esse olhar, não é ter dinheiro para você ficar rico, é ter condições de ter as coisas, de produzir algo para gerar o suficiente para você, sua família e estar em paz consigo mesmo”

Lia e outros agentes de desenvolvimento local, empreendedores, formadores, e financiadores do projeto contam um pouco da sua experiência com os treinamentos de Empreendedorismo e Economia Criativa em São Paulo neste videodocumentário.

O projeto é uma parceria do Conselho Britânico com a Agência São Paulo de Desenvolvimento.