Lucas

Lucas Duarte é o empreendedor por trás da agência de ecoturismo Toca da Onça, que promove visitas e iniciativas turísticas em Parelheiros, extremo sul de São Paulo. Aos poucos, ele aprendeu a enxergar o lado belo de Parelheiros, que pouca gente da cidade teve a oportunidade de conhecer.

“Aqui você tem todos os problemas que uma periferia tem, mas você também tem todas as vantagens de uma área com meio ambiente tão rico e uma cultura forte, seja da agricultura, cultura indígena, cultura afro, cultura alemã”

Os atrativos turísticos de Parelheiros vão desde as aldeias indígenas Krukutu e Tenondé Porá, cachoeiras e áreas preservadas de Mata Atlântica, a grande colônia alemã na região, até uma cratera de 3,6km de diâmetro onde moram 40 mil pessoas.

O treinamento ajudou Lucas a focar sua energia no negócio e criar estratégias de planejamento e comunicação.

“A incerteza é seu maior desafio. E o medo — todo mundo tem medo de dar um passo adiante, sair do emprego com salário fixo e arriscar, dar a cara a tapa, entrar no mercado… você não precisa ser grande, mas precisa ter foco.”

Veja a entrevista:

“Quando você consegue se sobressair nisso, você sai como vitorioso, não só pessoal mas também pra quem está ao seu redor — porque você inspira as pessoas”

Lucas e outros empreendedores, formadores, agentes de desenvolvimento local e financiadores do projeto contam um pouco da sua experiência com os treinamentos de Empreendedorismo e Economia Criativa em São Paulo neste videodocumentário.

O projeto é uma parceria do Conselho Britânico com a Agência São Paulo de Desenvolvimento.