AUTOSSABOTAGEM — NÃO SEJA A SUA PIOR INIMIGA

Priscila Milk
empreendeguria
Published in
5 min readFeb 22, 2018

--

“Amanhã eu termino”

“Depois eu faço”

“Eu não consigo”/ ”eu não sei”/ “eu não posso”

“Não tenho dinheiro”

“Só mais um episódio”

“Nada que eu faço dá certo”

Quantas vezes você já falou uma dessas frases para você mesma? Quantas vezes você acreditou realmente nisso? Em 99.9% dos casos quem está assumindo o controle é aquela criaturinha chamada AUTOSSABOTAGEM que aqui vamos chamar carinhosamente de ~anjinho do mal~

Até mesmo as pessoas mais determinadas e bem sucedidas que você conhece e admira lutam diariamente contra o ~anjinho do mal~, ou você acredita que eles são seres abençoados com espírito da motivação?

O ~anjinho do Mal~ também conhecido como AUTOSSABOTAGEM é o que fazemos quando nós mesmo criamos obstáculos e empecilhos para a realização de tarefas, compromissos, metas, sonhos ou objetivos. São comportamentos destrutivos que atrasam o nosso crescimento profissional e pessoal de diversas formas e em diversas áreas.

Em 1916, o filósofo e cientista Freud escreveu um artigo que gerou uma grande repercussão no mundo científico intitulado:

“Os que Fracassam ao Triunfar”. Ele tratava de pessoas que possuíam medo de ter satisfação e para tanto, sentiam-se aliviadas quando o que estavam fazendo não dava nada certo. É como se alguém tivesse tudo para ser feliz e, de alguma forma, conseguisse arrumar um jeito para fugir da felicidade.

Você se sente assim as vezes? Acredita que não foi feita pra ter sucesso? As vezes parece que o mundo está contra você?

Guria, você não está sozinha. ❤

O ~anjinho do mal ~ aparece em todos os aspectos da vida, nos relacionamentos amorosos, trabalho, carreira, faculdade, família e até mesmo nas amizades. O mal que ele pode causar a você não se limita apenas a atrasos na entrega de trabalhos ou projetos que nunca saíram da gaveta, esse comportamento pode ser tão grave ao ponto de provocar obesidade, depressão, cardiopatias, transtornos de ansiedade, pensamentos suicidas, e ou diabetes. Não é brincadeira, não é mimimi.

Você não vai conseguir tirar ele da sua vida (carece de fontes profissionais), tão menos saber quando ele está agindo e destruindo seus sonhos. Você vai precisar aprender a conviver com ele, não deixar ele te controlar e usá-lo a seu favor. Não vai ser fácil, mas vai valer a pena!

Ter consciência de que existe um ~anjinho do mal~ em você é o primeiro passo e esse você já deu (afinal, você veio até aqui e ainda está lendo esse texto) o segundo exige mudanças drásticas de hábitos ruins e a adoção de hábitos bons, mudanças significativas de atitudes e comportamentos tóxicos da sua vida. Não basta apenas querer mudar, tem que tirar tudo do lugar, fazer uma faxina mental e começar isso AGORA! (pode terminar o texto antes ok?)

A atitude mais comum na autossabotagem quando o assunto é trabalho, projetos e sonhos é a procrastinação.

Procrastinação é um penhasco entre a intenção e o ato, é ali que mora o paradoxo da vida, você sabe o que tem que ser feito, sabe como fazer, mas não faz. :( Seja por medo, insegurança ou dúvida.

Damos desculpas que nós mesmas não acreditamos, sentimos culpa e tristeza e isso se torna uma bola de neve descendo ladeira abaixo com você paralisada no meio dela.

Eu sou louca por listas, e acredito que tudo se organiza com listas inclusive a nossa mente, então eu sugiro que você crie uma lista de atitudes que você já teve que claramente foi o ~anjinho do mal~ e ao lado uma lista de atitudes que claramente foi o ~anjinho do bem~.

Só pra deixar ainda mais claro, atitudes do ~anjinho do bem~ seriam aquelas atitudes que te levaram para cima, que te fizeram sentir viva, feliz, útil para o mundo ou qualquer outro sentimento que você considere do caralh*.

[TW] Esse exercício pode mexer com lembranças que você não queira reviver, isso pode ser desconfortável no começo, porque o ~anjinho do mal ~ vai entrar em ação.

Agora, sempre que ~little angel of evil~ entrar em ação você saberá ;)

Mas não acaba por aí, você precisa bolar uma estratégia para lutar contra ele sempre que ele tentar te controlar. Você pode começar com as atitudes do ~anjinho do bem~ que pode ser qualquer coisa que te faça bem, como escrever, andar de bicicleta, desenhar, tirar um projeto do papel, organizar um evento, viajar ou só cortar o cabelo mesmo.

Agora faça isso 24h por dia 7 dias da semana. Eu falei que não seria fácil guria!

Até hoje não aprendi a lidar 100% com meu ~anjinho do mal~ mas tive grandes avanços nos últimos anos, para isso foi necessário mudanças drásticas de hábitos e comportamentos, principalmente por trabalhar em homeoffice boa parte do tempo, precisei criar rotina de trabalho e disciplina ou nada do que planejava para minha vida e minha carreira se concretizariam.

Isso não quer dizer que eu não possa assistir um lançamento da Netflix as 14h de uma segunda-feira, se essa for a minha vontade, tudo estiver em dia e ninguém depender de mim.

O que não pode acontecer é perder o controle da minha vida e o que deveria ser prazeroso, acabar sendo um momento de culpa e tristeza, por ter trabalho a fazer, pessoas dependem de de mim e isso vai me prejudicar. :( Percebeu a diferença?

Quais atitudes do ~anjinho do mal~ você vai eliminar da sua vida para deixar o ~anjinho do bem~ falar mais alto?

Quero finalizar com aquela história old but gold dos lobos que alimentamos:

Um velho índio Cherokee, ensinando seu neto sobre a vida:
A luta está acontecendo dentro de mim, disse ele ao menino.
É uma luta terrível, e acontece entre dois lobos.
Um é mau — raiva, inveja, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
Ele continuou:
O outro é bom — ele é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

A mesma luta está acontecendo dentro de você — e dentro de todas as outras pessoas também.
O neto pensou sobre isso por um minuto e, em seguida, perguntou ao avô:
Qual lobo vai ganhar?
O velho Cherokee simplesmente respondeu: O que você alimenta.

Por hoje é isso gurias, fiquem bem! ❤

Esse artigo ajudou você? Compartilhe para ajudar mais gurias! ❤

Fontes:

www.psicologiasdobrasil.com.br/entenda-a-auto-sabotagem/

http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-o-lobo-que-voc%C3%AA-alimenta

--

--

Priscila Milk
empreendeguria

Branded Content Creative — produtora de textão no medium — potencial a velha louca dos gatos. ✉milk@milkcontent.com.br