Entrevista Guria — Carol Zambão, Holy Veg

Priscila Milk
empreendeguria
Published in
4 min readNov 1, 2017

--

A Carol é daquelas curitibanas que a gente quer ser best friend, tem uma energia maravilhosa e é muito (mas muito!) trabalhadora, não é atoa que a Holy Veg é uma das marcas mais queridinhas aqui em Curitiba quando se trata de alimentação vegana de qualidade e saborosa ❤

A história da Carol é linda e inspiradora, pega um café e confere a entrevista que ela concedeu para gente:

EG: Como foi que surgiu a ideia do Holy Veg o que foi que fez você pensar: o mundo precisa disso!?

Carol: Foi uma mistura de necessidade com propósito. Meu maior sonho de criança era ser ambientalista, porque queria proteger as florestas e animais. Então a posterior opção pelo veganismo foi uma consequência natural. Depois dessa transição, surgiu um problema: eu não encontrava o que comer na rua, e mal sabia cozinhar um arroz. Passei a optar pelas opções mais fáceis de preparar e encontrar: macarrão e pizza. Meus pratos mais saudáveis eram compostos por arroz + batata + cenoura. Eu não comia nada além de carboidratos no meu dia e acabei engordando muito e ficando com a saúde (física e emocional) bem frágil. As coisas começaram a melhorar quando passei a pesquisar sobre nutrição por conta própria e fazer mudanças gradativas no meu cardápio. Como consequência desses novos hábitos, aprendi a combinar os ingredientes e passei a me alimentar e me sentir melhor. Meu humor e disposição se tornaram outros, comecei a encarar o alimento de uma forma diferente e passei a me sentir mais viva. Durante esse período de estudos e descobertas, me formei como chef de cozinha vegana, porque já não me imaginava mais trabalhando com outra coisa. Minha qualidade de vida aumentou tanto depois que aprendi a me alimentar que pensei o quão transformador seria se todas as pessoas pudessem se sentir como eu. E é essa consciência que busco disseminar com a Holy Veg. Meu propósito passou a ser impactar a vida das pessoas através de uma alimentação saudável e consciente.

EG: Quando foi o seu day one?

Carol: Na semana de lançamento do plano de assinatura de marmitas, entreguei amostras para diversos influenciadores na esperança de pelo menos um deles mostrar o que estava comendo para seus seguidores. Deu mais certo do que imaginei, e todos eles fizeram essa “divulgação”. Em 3 dias a conta da Holy ganhou mais de 1500 seguidores e surgiram dezenas de pedidos de encomendas. Chorei de nervosismo porque não conseguia responder todo mundo, e precisei fechar a agenda de encomendas por mais de um mês. Foi aí que caiu minha ficha do quão sério era meu trabalho e passei a acreditar mais no potencial da empresa.

EG: Quais as situações que aconteceram que fizeram você pensar em desistir ou alguma situação difícil que precisou passar com a Holy Veg :(

Carol: Larguei meu curso numa universidade federal (desculpa, mãe) e vendi meu carro porque queria empreender, e perdi praticamente todo o dinheiro por falta de planejamento. Fiquei meses pagando para trabalhar. Participei de eventos onde precisei me dedicar durante dias para produzir as comidas em grande quantidade, fiquei noites sem dormir, para voltar pra casa sem nenhum centavo no bolso. Faz parte. Passei (e continuo) por infinitos problemas, mas nunca nenhum deles me fez pensar em desistir, muito pelo contrário. Sempre me esforço ao máximo pra transformar minhas frustrações/raiva/tristeza em combustível para fazer melhor no dia seguinte. Eu tenho uma brincadeira interna em que fico pensando que se não fossem esses perrengues, minha futura biografia não teria nenhuma graça. kkkkk

EG: Quais são os planos futuros da Carol? Quais os planos futuros da Holy ?

Carol: Um dos meus grandes sonhos é inserir impacto positivo social e ambiental no modelo de negócios, e rodar as atividades da forma mais sustentável possível. Se a Holy Veg tiver menos lucro, mas eu perceber que o negócio tem potencial pra transformar o mundo (ou o mundo de alguém), já vou estar completamente realizada.

EG: Qual conselho você gostaria de ter escutado quando começou?

Carol: Que não tem nada de errado em não trabalhar 24 horas por dia, e que pedir ajuda não me torna menos capaz.

EG: Se fosse resumir em uma única palavra o que mudou na sua vida após o Holy, qual seria?

Amadurecimento.

Sobre a Carol:

“Oi, muito prazer! Meu nome é Caroline, tenho 20 anos e me formei como Chef de Cozinha Vegana, mas também estudo Gestão Comercial na FGV. Sou completamente fascinada por comida, em todas as suas fases: do cuidado com a horta até o momento de preparar e, principalmente, a hora de comer :) Sinto que minha missão nesse mundo é ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos mais sustentáveis e saudáveis, porque acredito que o contato com a natureza e uma alimentação baseada em plantas são capazes de transformar vidas para melhor.”

Para quem quiser conhecer mais sobre a Holy Veg acompanhe nas mídias sociais, todos os dias deliciosos pratos são postados para fazer a gente babar :P

Instagram: www.instagram.com/holy.veg

Facebook: www.facebook.com/holyveg

site: www.holyveg.com.br

E para quem quiser acompanhar o trabalho da Carol o insta dela é: @czambao

Esse artigo ajudou você? Compartilhe para ajudar mais gurias! ❤

--

--

Priscila Milk
empreendeguria

Branded Content Creative — produtora de textão no medium — potencial a velha louca dos gatos. ✉milk@milkcontent.com.br