MARCAS CURITIBANAS FEITA POR MINAS #GIRLPOWER

Se tem uma coisa que acho lindo nessa vida é gente como a gente (e pertinho da gente) realizando sonho e criando coisas maravilhosas, e mais lindo ainda quando são minas, né non mores?

Eu pedi no Instagram e no Twitter do Empreende Guria indicações de marcas curitibanas feito por minas, e o resultado é essa lista maravilhosa que vocês conferem agora:

Holy Veg — Vegano, saudável e delicioso

A Holy Veg é um serviço de entrega de refeições veganas e 100% orgânicas ❤ que nasceu da mistura de uma necessidade e de um propósito da Carol Zambão, hoje entrega a melhor comida vegana de Curitiba, tudo muito saboroso e preparado com muito carinho!

(obs.: eu me apaixonei pela Holy Veg mesmo não sendo vegana, você sente o real sabor da comida, dos temperos. É fantástico!)

A gente já fez uma entrevista com a Carol por aqui, confere na íntegra nesse link.

(o mundo) Orna

As ~Kardashian curitibanas~ irmãs Alcantara quase que literalmente, são as dona da porra toda: Tudo Orna, Orna Makeup, Orna café, Efeito Orna (curso de empreendedorismo) são os principais negócios das irmãs, que possuem uma legião de seguidoras em todas as mídias sociais. Maravilhosas fontes de inspiração em empreendedorismo #girlpower ❤

Beegreen — Sustentabilidade Urbana

A Beegreen é uma marca curitibana criada pelas curitibanas Jéssica e Patrícia, elas criam e oferecem produtos e soluções que ajudam pessoas, eventos, empresas e estabelecimentos a praticarem a sustentabilidade no dia a dia e a diminuirem hábitos nocivos ao meio ambiente.

“Mais do que oferecer produtos sustentáveis, a Beegreen quer ajudar a mudar hábitos, ensinando a população a entender o impacto de suas ações sobre o planeta, mostrando o que e como fazer para ser mais ecoconsciente e facilitando as formas de fazê-lo”

Egueiras — Marca curitibana das irmãs cearences

Criada pelas irmãs Mirna e Mirela que são cearences e moram a mais de 10 anos na nossa amada Curitiba. Elas são donas, gestoras, diretoras criativas e costureiras de sua própria empresa. O lema delas é claro: FAZER ACONTECER. Com uma máquina reta e R$60,00 para compra de tecidos elas deram início ao projeto.

“É uma frase minha e da Mirela aqui, a gente quer crescer, fazer expandir, porque se for apenas para pagar conta é mais fácil digitar um currículo e mandar”

Crânio Cabeludos — Ana Penso

O vasos de crânios que enfeitam nosso Instagram são criados pela Ana Penso ❤

O conceito brutalista e industrial da marca, que prega a filosofia Wabi Sabi de assimetria e imperfeição é um reflexo exato do que eu como pessoa pratico; não sigo padrões e regras estreitas, crio com liberdade, simplicidade e bom humor.

Materiais como argamassa, cabo de aço, cordas e madeira fazem parte das composições. A peça chave e que dá nome à marca é o vaso Crânio Cabeludo, que traz a temática de crânios com leveza, sem usar arquétipos batidos.

Noiga — Acessórios 3D

A primeira marca de acessórios 3D do Brasil é curitibana e é feito por minas ❤

Incialmente criada pelas designer Evelyne Pretti e Renata Trevisan em 2014. Atualmente, apenas pela Renata, a Noiga caminha na contra mão do seu mercado, levando minimalismo e simplicidade.

Seguindo o conceito “seasonless”, que tem o objetivo de não estabelecer temporadas para cada coleção. Ao criar produtos atemporais, as marcas evitam o desperdício e quebram o paradigma de “ficar fora de moda.”

Todo nosso processo criativo e produtivo é feito por uma pequena equipe especializada e muito atenta a cada detalhe. Somos uma empresa que une design +moda + tecnologia no BRASIL e queremos carregar esse Brasil (com S) com a gente tanto aqui quanto no resto do mundo.
A busca pelo novo, pelo diferente e por algo que fuja dos padrões é o que traduz a NOIGA, a proposta de ser o “Antídoto do Tédio” se revela em peças únicas para quem busca algo diferenciado.

Adoro Saias — Marca de mãe e filha curitibanas

Criada por Rosalina Corazza (a Rosa) e Mari ❤

Rosa aprendeu a costurar quando sua filha, Mariana, ainda era pequenininha e voltou a brincar com essa forma de arte quando a Mari já não era mais uma bebezinha. Costurou algumas saias pra Mari, ela adorou e depois de um tempinho convidou a mãe para criar uma marca especialmente para elas.

Mari, sempre adorou usar saias e sentir aquele ventinho gostoso nas pernas. Suas saias, costuradas pela mãe, chamavam a atenção das amigas e sempre fizeram com que a Mari se sentisse bem. Por isso, ela sonhou em um dia montar uma marca especialmente para essas belezinhas e que também trouxesse esse sentimento gostoso (♥) para outras mulheres.

“Então nos juntamos e estamos aqui, nos esforçando para criar peças confortáveis, bonitas e que te façam se sentir única e livre para ser quem você quiser. Costuramos nossas saias aqui no Brasil mesmo, então quando você compra uma de nossas peças, está apoiando a economia local! :)”

Floriani Godoi — advocacia de mulheres para mulheres

A Fabi e a Carol são duas advogadas super fofas quebrando o tabu de advocacia, com um escritório super Pinterest ali no juvevê, além disso elas organizam mensalmente um café com empreendedoras que ajudam a fomentar o mercado empreendedor feminino.

Puta Peita — Dizeres Polêmicos ( • ) ( . )

Sabe aquela ~brusinha~ ma-ra-vi-lho-sa “Lute como uma garota” que todo mundo tá desfilando por aí? (inclusive, quero. Me nota, Puta Peita! ❤) é uma das peitas sensacionais que gurias fazem. Mas não é só uma ~brusinha~: é um manifesto.

Eu entrei em contato com a Karina, fundadora da Puta Peita e (literalmente) chorei com o email dela, vou deixar algumas partes aqui:

“[…]O start disso tudo foi acompanhar as mulheres se organizando na marcha internacional contra o Trump, também em janeiro. Fiquei fascinada com a organização delas mundo a fora, com a rede de sororidade e troca de conteúdo que se formou na internet e, principalmente, a criatividade nas ruas, nos cartazes, nas frases, nas suas expressões de um modo geral. Meu desejo foi tirar o que estava sendo dito e defendido nas marchas e trazer pra ruas, pro nosso cotidiano aqui no Brasil, especificamente. Foi trazer a discussão do feminismo com uma abordagem diferente, que chamasse a atenção nas ruas e que alcançasse as pessoas todos os dias, não só em dias de manifestações. Que atingisse todas as pessoas, homens também. Que empoderasse as mulheres e provocasse desconforto no patriarcado[…]”
[…]Em cada depoimento, em cada relato de relacionamento abusivo eu vi que não é a toa que jogam a gente pras margens, que estão sempre tentando nos abafar. Porque quando aliadas, fazemos barulho, incomodamos, somos muitas! Somos determinadas e dotadas de um poder empático absurdo. Quando nos damos conta que não precisamos sofrer sozinhas, nem nos calar, nos damos conta que podemos fazer uma revolução nessa sociedade.[…]
[…] Somos mais que uma brusinha. Queremos unir e expor o grito de todas as mulheres que estão passando seus perrengues e lutando sozinhas por aí. Expor o machismo e a marginalidade que a mulher ocupa na cara de quem acha que ~tá tudo bem.[…]

Reptilia — Moda sustentável e artesanal

Criada em 2013 pela Helô, que leva a sua formação em arquitetura para todas as peças, cheias de formas geométricas e movimento, além de ter todo o capricho também na sua loja. As peças são produzidas em material extremamente artesanal com preocupação ambiental sempre presente e as peças servem tanto mulheres como homens.

Criatilha — Revista digital para criativos

A Criatilha é uma revista digital que aborda temas como empreendedorismo e criatividade, criada pela Giovana Ferreira que sentia que precisava de algo que permitisse criar e explorar coisas novas e também poder compartilhar para o mundo tudo que aprendeu e viveu.

A Criatilha ajuda criativos a seguirem os seus sonhos e impulsionarem os seus negócios e nunca deixarem de ser criativos ❤

Eu fiquei realmente emocionada ao ver tanto projeto lindo com ideias sensacionais que saíram aqui de Curitiba, e estão ganhando o Brasil e o mundo ❤ Vamos valorizar o trabalhos das gurias, valorizar as pequenas marcas que uma hora ou outra, pode ser a gente!

Não existe uma receita para o sucesso, mas trabalhar com o que você ama e acredita sem dúvida vai te levar muito longe! ;)

Conhece alguma marca curitibana feita por minas que deveria estar nessa lista? Deixe nos comentários, queremos muito conhecer!

Esse artigo ajudou você? Compartilhe para ajudar mais gurias! ❤

Outras fontes: