Sobre porque as escolas deveriam ensinar criatividade e empreendedorismo para as crianças e adolescentes.

Priscila Milk
empreendeguria
Published in
3 min readJan 4, 2018

--

Pablo Picasso já dizia:

Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido.

TED do Ken Robinson sobre Como as escolas matam a criatividade

Eu nunca havia entendido muito bem a minha ~revolta~ com a escola e o método de ensino do qual eu tive, nunca fui boa aluna, era, inevitavelmente da turma do fundão. Mas, por outro lado eu gostava MUITO de aprender.

Não importava exatamente o quê, mas o novo me fascinava. A escola não.

Aprender algo diferente que me fazia enxergar além, mas eu não encontrava isso na escola.

O problema não eram os professores, nem a estrutura, nem os alunos. (alguns até eram) O problema era o sistema (não esse sistema criticado frequentemente por rappers) mas a abordagem do conteúdo, a metodologia, a forma limitante de pensar, o julgamento com o erro e com o que é diferente, a busca por UMA resposta correta, o culto pela obediência acima de todo.

Não nos foi ensinado a questionar, a pensar, a julgar.

Eu me perguntava o que iria fazer com aquilo, 12 anos estudando conteúdos que alguém, algum dia falou que usaríamos na vida.

Ninguém pergunta que vida você quer levar.

E se você ousar em questionar o porquê daquilo, a resposta é unanime:

PARA SER ALGUÉM NA VIDA!

wtf girl? Que vida?

Mas você não tem muita idade para questionar isso.

É revolta de adolescente, eles diziam.

E ainda piora, fazemos provas que definem nossa capacidade com apenas números, que então nos permite passar mais 5/6 anos estudando o que de fato “desejo” (eu desejo? ou alguém me diz isso também?)

É tanta coisa que mal da tempo de ser o que a gente realmente é.

Não é de hoje que sabemos que o nosso sistema de ensino apresenta falhas em todas as etapas, em todo o país, tanto em escolas públicas como nas privadas. O que deveria ser um ambiente para explorar, trocar experiência, conhecimento, gerar infinitos questionamentos e gerar pensamento crítico, colaborativo e criativo, é na verdade uma fábrica de funcionários do século 19.

Para entender melhor do que eu to falando, pega um cafézinho e da play no vídeo:

Compartilho aqui a opinião do Ken (com edições) de que o sistema educacional DEVERIA buscar:

1. Bem estar social, para o seu povo e ter como ponto principal à formação do cidadão completo, humanista e transformador.

2. Sua ênfase em conformidade.

3. Sua ênfase no cumprimento.

4. Sua ênfase em um caminho linear.

E como o empreendedorismo entra nessa história?

Empreendedorismo, não é um ~trabalho~ ele é um modo de pensar e abordar desafios e oportunidades.

Se o empreendedorismo fosse ensinado nas escolas, os alunos seriam forçados a pensar fora da caixa, a falhar e persistir. Experiências que poderiam inspirá-los a tornar-se criativo, inventivo e inovador.

Educação empreendedora ajuda estudantes de todas as classes sociais porque ensina as crianças a pensar fora da caixa e alimenta talentos e habilidades não imaginadas antes. Além de gerar novas oportunidades, garantir a justiça social, insere confiança e estimula a economia.

De acordo com Robinson, existem três problemas em que o sistema de educação global precisa mudar para promover o tipo de pensamento empreendedor que é essencial para o sucesso (sobrevivência?) no mundo:

Ken também defende que a criatividade é tão importante na educação quanto a alfabetização, e ele não para, ele afirma que precisamos mudar radicalmente nosso sistema de ensino para termos um mundo melhor.

Ai que mundo perfeito para se viver ❤ até parece utopia né? mas não é.

Vem ver:

10 escolas brasileiras que se propõem a formar sujeitos transformadores

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI — Práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil

Escola sueca sem classes de aula — será o futuro da educação?

Como um método de ensino radical pode criar muitos gênios

Que bom que você chegou até aqui. Esse texto ajudou você? Compartilhe para ajudar mais gurias! ❤

(Texto escrito em 2014, corrigido e adaptado.)

--

--

Priscila Milk
empreendeguria

Branded Content Creative — produtora de textão no medium — potencial a velha louca dos gatos. ✉milk@milkcontent.com.br