A estabilidade em formato de Montanha-Russa

@cristianoweb
Jul 19, 2015 · 3 min read

Que o serviço de acesso à Internet sofre com todo tipo de imprevisto eu entendo. Afinal a estrutura é muito exposta. Árvores que caiem, caminhões com altura acima do limite trafegando e arrancando os fios de postes, isso sem falar dos famosos “gatos” que roubam sinal por aí.

Tudo isso eu entendo!

O que eu não entendo é a falta de clareza nas suas ações e o jeito de tratar cliente como idiota! E quando eu falo isso, estou me referindo ao ‘script padrão’ de resposta da empresa NET para a maioria das reclamações sobre instabilidade.

“Estamos em manutenção

Você liga para a central de atendimento, a resposta automática é a padrão. Você reclama nas redes sociais, a resposta automática é a padrão.

“Estamos em manutenção

Ok, eu já reclamei da NET inúmeras vezes por esse canal e todas as vezes a empresa me retornou e ressarciu os valores referentes a falta dos serviços. Repito TODAS AS VEZES!

A questão é que ter o valor de volta é pouco para o desgaste em administrar um problema. Como todos nós sabemos, a empresa garante acesso de 99% do tempo do contrato. Como a prestação de serviço é de acesso 24h por dia durante o mês todo, isso nos dá uma tolerância de 7h por mês! E mesmo que eventualmente haja uma interrupção de digamos 10h e a empresa pague o valor referente a interrupção dando desconto na próxima fatura, eu ainda acho isso pouco!

a-estabilidade-em-formato-de-montanha-russa-001
a-estabilidade-em-formato-de-montanha-russa-001

Quanto custa ter que ir até o modem todas as vezes que o sinal cai e esperar para ver se não é uma instabilidade momentânea ou se é algo mais sério e só então ligar para a central de atendimento?

Quanto custa ter que explicar para toda a família que possui estruturado o seu entretenimento de férias baseado em serviços pela web como Youtube, Netflix, Spotify e até mesmo Facebook e Whatsapp?

Quanto custa navegar no notebook usando a Internet do celular pré-pago porque não preciso de celular de conta com plano pós-pago uma vez que eu trabalho em casa?

Quanto custa ter que ligar usando o telefone e gastando com ligações telefônica, quando você já se estruturou baseado em serviços como Skype, Telegram e Whatsapp na comunicação com familiares, amigos e clientes?

E por falar em clientes, quanto custa ter um serviço absolutamente instável durante boa parte do dia o que impede de trabalhar e desestimula mesmo quando o serviço resolve voltar?

E mais, quanto custa explicar para esses clientes de que a culpa não é sua e que infelizmente não há previsão, porque simplesmente “estão em manutenção” mas nunca dizem quando vai terminar?

Eu que sou manjado dos paranauês de Internet, dessa vez me dei por vencido e deixei pra lá os protocolos, o meu monitoramento de cada minuto sem serviço para cobrar o desconto na próxima fatura. O desânimo foi tanto que eu só sei dizer que estou cansado dessa montanha-russa! A única coisa que eu sei é que enquanto estou escrevendo esse post (off-line) eu estou no 8º dia seguindo com instabilidade no serviço, sendo que 3 dias praticamente não foi fornecido sinal. Mas como eu disse, dessa vez “garotiei” e não anotei nada!

Infelizmente, não vejo muita alternativa quando olho os concorrentes do mercado e digo que eu gostaria que a empresa trocasse o simpático perfil no Twitter por uma manutenção mais eficaz.

Eu ficaria bem mais feliz com o serviço!


Empresa Deselegante

Amadurecendo a relação entre empresa e consumidor (Por…

@cristianoweb

Written by

Fundador da Kamus, Designer web especialista em criação de sites com WordPress focado em negócio.

Empresa Deselegante

Amadurecendo a relação entre empresa e consumidor (Por @cristianoweb)

@cristianoweb

Written by

Fundador da Kamus, Designer web especialista em criação de sites com WordPress focado em negócio.

Empresa Deselegante

Amadurecendo a relação entre empresa e consumidor (Por @cristianoweb)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store